A Polônia foi um país que nos surpreendeu e ainda nos surpreende toda vez que o visitamos: mágico, histórico, com uma cultura impressionante.

Com centenas de belas cidades, pequenos lugarejos que dão vida a sua imaginação; castelos, rotas enigmáticas e estradinhas que em um piscar de olhos, o levam a uma incrível paisagem ou a uma cidadezinha que você nem imaginava em existir, a Polônia é um destino obrigatório em sua viagem à Europa.

Selecionei abaixo 5, das outras dezenas que visitamos, que são exenciais em uma visita à Polônia. Lembrando que para visitar estas cidades, sugiro pelo menos 12 a 15 dias disponíveis.

1- Cracóvia

 Cracóvia é considerada uma das cidades mais lindas da Europa.

A cidade fica às margens do rio Vístula e um passeio demorado pelas suas incríveis ruazinhas é uma verdadeira aula de história e uma volta ao passado.

O maravilhoso centro histórico de Cracóvia faz parte do Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1978 e é repleto de igrejas históricas (a cidade conta com 140) e a magnífica praça do mercado, a Rynek Główny, uma das maiores praças da Europa, com mais de 40 mil metros quadrados.

Não deixe de visitar o Castelo gótico de Wawel que foi construído a mando de Casimiro III, o Grande, que reinou entre 1333-1370, e consiste de um enorme complexo com uma série de prédios em torno de um pátio central.

O castelo que é hoje é um símbolo nacional do país, antigamente era símbolo de cultura e política para toda a Europa.

Top 5 Polônia Cracóvia

2- Gdansk

Danzig (Gdansk) é uma das cidades mais adoráveis do Norte da Europa. Edifícios antigos contam uma história de mais de 1000 anos.

Apesar de grande parte da cidade ter sido destruída na guerra, muitos prédios em ambos lados do canal Radaune ficaram intactos. O canal foi criado em 1338 e foi um dos grandes projetos dos cavaleiros da Ordem Alemã. Por séculos, o canal foi muito importante para a economia da cidade. Vários moinhos e serrarias usavam as correntezas do canal para funcionarem. Entre os edifícios se destacam a casa da Pelpliner Äbte, o grande moinho da época da Ordem Teutônica e a linda igreja de St.Elisabeth construída em 1417. Outras três igrejas estão ali no canal, a igreja Joseph (1482), a igreja Brigitten e a igreja Katharinen (1611-1687).

O destaque na cidade é o  Zuraw, um dos edifícios mais bonitos e famosos da cidade. Este portão/guindaste foi construído no século XIV e foi renovado entre 1442-44.  O guindaste é feito totalmente de madeira e antigamente, conseguia levantar 2 toneladas a até 27 metros de altura.

Top 5 Polônia Gdánsk

3- Varsóvia

Varsóvia, capital da Polônia é maravilhosa e a maioria de suas principais atrações estão localizadas no Centro da cidade.

O Centro é o maior bairro da cidade, que tem um total de 7 bairros.

Além disso, a cidade é dividida em três partes: Cidade Velha e Nova, Königsweg e Centro.

As atrações com a maior importancia histórica estão localizadas no Königsweg (Trakt Królewski), nas várias ruas que ligam a Altstadt (Stare Miastro), e o Palácio Real (Zamek Królewski) com o Palácio de Água (Lazienki) e Wilanów, o palácio de Jan III. Sobieski.

A Cidade Velha está na maior parte cercada por muralhas e é a região mais antiga da cidade. Ela foi criada na virada do século XIII para XIV e cresceu em torno do palácio. As estruturas medievais podem ser vistas até hoje.

Top 5 Polônia Varsóvia

4- Szczecin (Stettin)

Estetin é mágica: localizada perto do Mar Báltico e da fronteira alemã, é um importante porto marítimo e a sétima maior cidade da Polônia. Junto com Gdańsk, Stettin foi um dos locais de nascimento do movimento Solidariedade.

Stettin tem amplas avenidas, belas praças, castelos e monumentos impressionantes.

O destaque fica para o impressionante castelo dos Duques da Pomerânia, que governaram o ducado da Pomerânia de 1121 a 1637.

Visite também o centro antigo (Stare Miasto) que foi reconstruído em 1990 que e abriga lindas casas reconstruídas como as originais de séculos atrás. Ali também o visitante encontra muitas lojas, restaurantes e cafés.

Top 5 Polônia Szczecin

5- Wroclaw

A cidade também é conhecida como Breslau, seu nome alemão até 1945 e é a maior cidade da baixa da Silésia. Com seus edifícios coloridos no seu centro histórico, a cidade se destaca pela sua praça do mercado, uma das maiores praças da Europa. No verão, a linda praça abriga palcos com show de música acompanhado de muita cerveja.

A antiga prefeitura da cidade, construída no século XIII, foi um dos poucos edifícios em Wrocław que sobreviveu à Segunda Guerra Mundial. O seu interior possui deslumbrantes salas em estilo gótico.

Não deixe de visitar a Ilha da Catedral. A cidade abriga um grupo de ilhas, com belas catedrais e edifícios centenários e únicos.

Passeando pelas ruas da cidade você verá pequenas estátuas de anões, algumas bem bizarras. A primeira estátua de anão foi instalada em 2001 para comemorar o movimento anti-comunista polonês, o Orange Alternative, que tinha como sede Wroclaw e cujo símbolo era um anão. Alguns anos depois, as estátuas de anões foram colocadas em toda a cidade, cada uma com seu próprio tema e agora, são um símbolo na cidade.

Top 5 Polônia Wroclaw

Para solicitar um roteiro personalizado completo de sua viagem à Europa, clique aqui.

Mais sobre nossos serviços de roteiro personalizados, leia aqui.