As cachoeiras de Tat Kuang Si ficam perto da cidade de Luang Prabang no Laos e são impressionantes.

As cores de suas águas variam entre tons de azul-turquesa a verde-esmeralda, maravilhosas.

As cachoeiras de Tat Kuang Si

As cachoeiras de Tat Kuang Si

 

As cachoeiras ficam em um lindo parque e para chegar até elas, os visitantes caminham por uma floresta e passam pelo Centro de Resgate dos ursos pretos asiático. São 20 ursos pretos que vivem ali. Os visitantes poderão vê-los brincando e se alimentando, além do lugar abrigar uma exposição sobre o comércio ilegal da vida selvagem e de como os ursos eram criados para a extração da bile para tratamentos medicinais em cativeiro e como foram resgatados.

“Os ursos negros asiáticos (ursos da lua) são uma espécie ameaçada de extinção por caçadores ilegais. Filhotes jovens são frequentemente alvo de caçadores depois que a mãe foi morta porque são fáceis de transportar e ocultar. Muitas vezes, estão desnutridos e assustados, mas recebem uma segunda chance e podem viver o resto de suas vidas confortavelmente no santuário de Tat Kuang Si.

Os ursos desfrutam de grandes cercados  com córregos de água fresca e são alimentados 4 vezes por dia. 

O aumento da consciência ambiental é de particular importância e um dos projetos mais recentes é uma trilha dentro do Parque Tat Kuang Si, voltado principalmente para comunidades locais e escolares. Com isso, eles são capazes de destacar as ameaças para florestas e vida selvagem e estão trabalhando para apoiar as visitas educacionais das escolas locais e internacionais nos próximos anos.

Os fundos doados através da Fundação Intrepid foram utilizados para ajudar a apoiar programas de conscientização e educação ambiental e promover esforços de conservação da vida selvagem entre escolares locais.” Fonte: The Intrepid Foundation.

Ali você poderá doar algum dinheiro para a instituição que cuida destes ursos ou comprar uma camiseta.

Camisetas são vendidas no local para ajudar o centro de resgate de ursos pretos

Camisetas são vendidas no local para ajudar o centro de resgate de ursos pretos

 

 

 

Ursos negros no centro de resgate do parque Tat Kuang Si

Ursos negros no centro de resgate do parque Tat Kuang Si

 

Seguindo caminho pela floresta até as cachoeiras, piscinas naturais com águas cristalinas fazem a alegria dos visitantes. Em dias de verão, pode-se nadar nelas, mas realmente, mesmo no verão, as águas são muito geladas pois vem do alto da montanha.

As cachoeiras menores medem aproximadamente entre 3 a 5 metros de altura e a maior delas 60 metros de altura proporcionando um espetáculo pois as águas que jorram dela são abundantes formando um véu espesso. É a cachoeira mais linda que já vi!

Piscinas naturais

Piscinas naturais

 

 

Piscinas naturais

Piscinas naturais

 

 

Você pode tirar belas fotos destas cachoeiras a partir das pontes e passarelas que tem no local. Além disso, não deixe de seguir as inúmeras trilhas que tem no local, elas levam até o topo da cachoeira maior, inesquecível. Na floresta há um pequeno restaurante com bons preços e comida típica muito boa.

Para entrar no parque paga-se uma taxa e para chegar até lá, leva aproximadamente 1h de Luang Prabang. Reserve um tuk tuk com motorista (um triciclo motorizado para duas pessoas, muito comum na Tailândia, Laos e Camboja) para levar você até lá, é barato e uma experiência maravilhosa. Chegue bem cedo no local para tirar fotos pois fica sempre lotado. O parque abre às 08:00 todos os dias.

DSC04491 1

 

 

Roteiro personalizado completo de sua viagem? Fale com a gente aqui.