Bergen é realmente linda. Cercada por sete montanhas, sendo a mais alta a montanha Ulriken com 643 metros de altura, Bergen é um destino turístico popular na Noruega. De seu porto cruzeiros partem e chegam o tempo todo, inclusive o famoso Hurtigruten, navio de transporte, correio e de passageiros.

Com mais de 250 mil habitantes, Bergen é a 2° maior cidade da Noruega e abriga inúmeras atrações, restaurantes e hotéis excelentes.

Centro de Bergen

Centro de Bergen

História de Bergen e suas atrações

Bergen foi fundada em 1070 e foi a capital da Noruega até 1299 quando Oslo passou a ser a capital.

Entre 1350 e 1750 pertenceu à Liga Hanseática que foi considerada um dos primeiros exemplos de uma organização entre estados independentes e companhias  que possuíam objetivos em comum, nesse caso o comércio nos mares do Norte e Báltico e também a defesa contra forças externas. A cidade se tornou riquíssima e muitos alemães moraram na cidade por causa da liga, uma vez que a Liga Hanseática foi fundada em Lübeck na Alemanha.

A parte antiga da cidade chamada Bryggen é formada por casas datando do tempo da Liga Hanseática. Bryggen era considerada uma cidade dentro de Bergen pois ali viviam muitos alemães e comerciantes ricos. Em 1979 passou a integrar a lista do Patrimônio da Humanidade da UNESCO. Bryggen é vibrante: abriga muitos restaurantes, bares, lojas de artesanato e museus históricos como o Museu Hanseático que fica em um dos mais antigos edifícios de madeira em Bergen e mostra a vida dos comerciantes hanseáticos. Imperdível!

A uma curta caminhada de Bryggen está a fortaleza da cidade, o Bergenhus. A fortaleza Bergenhus é a mais antiga e mais bem preservada fortaleza da Noruega. No verão, o local serve de encontro para inúmeros festivais de músicas.

Casinhas de Bryggen

Casinhas de Bryggen

Imperdível também é pegar o funicular Fløibanen até o topo do Monte Fløyen. As vistas de lá para Bergen são incríveis. Em Fløyen há também um restaurante, uma cafeteria, uma loja de lembranças e uma área de lazer para crianças.

Almoce no porto em um dos barcos ancorados que servem uma variedade incrível de frutos do mar ou no mercado municipal.

Caminhe pelo cais e aprecie as casinhas coloridas do bairro Bryggen, inesquecível.

Se você vier com crianças, Bergen tem uma variedade de atrações para elas, como o Aquário de Bergen, onde os pequenos poderão ver ao vivo e a cores leões-marinhos, peixes coloridos, tubarões e muito mais. O ambiente do aquário é fantástico: são 50 aquários grandes e pequenos, milhares de peixes como o famoso bacalhau e todas as outras criaturas que vivem ao longo da costa norueguesa. É possível alimentar os peixes em horários específicos.

O Museu de Bergen também é uma ótima opção de passeio para toda a família. Fundado em 1825 o museus faz parte da universidade de Bergen e abriga duas importantes coleções: História Natural e História Cultural da Noruega. O museu fechou para reformas em setembro 2017 e irá reabrir somente em 2019.

Para pais e criancas interessadas em ciências e tecnologia o lugar ideal é o Vilvite, um super museu de ciências e tecnologia que convida o visitante a brincar, aprender e explorar todas as suas áreas. A área principal é cheia de exposições de interesse para qualquer pessoa: experiências aquáticas, robôs, globos, expedições virtuais sobre e sob a água – e muito, muito mais.

Bergen é parada obrigatória em sua viagem pela Noruega!

O funicular Fløibanen

O funicular Fløibanen

Mercado de peixe de Bergen

Mercado de peixe de Bergen

Restaurante e hotel que recomendo em Bergen

Bergen está recheada de maravilhosos restaurantes mas sugiro o delicioso Bryggeloftet & Stuene que serve uma maravilhosa sopa de peixes, a Bergensk fiskesuppe.

Hotel em Bergen que recomendo:  First Hotel Marin, excelente, no coração da cidade e do centro antigo, ótimo custo-benefício!!

 

Roteiro completo de sua viagem à Europa, solicite aqui!