A Alemanha  com sua belas rotas e cidades,  é considerada um dos países mais românticos da Europa.

São centenas de cidadezinhas incríveis, com ruazinhas, casas e becos encantados e românticos. Muitas casas medievais destas cidades abrigam românticos e charmosos restaurantes e hotéis. São imperdíveis e inesquecíveis.

Destas centenas e centenas de lindas cidades, o Por que não? Travels listou  37 cidades espalhadas pela Alemanha, segundo nossa experiência em mais de 600 grandes, médias e pequenas cidades visitadas no país, para que você se inspire na sua próxima viagem à Alemanha.

Segue a lista logo abaixo (estas cidades não estão em ordem crescente ou decrescente de melhores ou mais bonitas ou ainda, a mais romântica cidade):

 

1- Calw

Situada no Vale Nagold, uma região belíssima com montanhas de vegetação verde exuberante, Calw é uma pequena cidade na região de Baden-Wurttemberg.

Tem pouco mais de 23 mil habitantes e fica na parte oriental da Floresta Negra.

Uma sucessão de casas impressionantes em enxaimel na Praça do Mercado, na Lederstrasse, na Altburger Strasse e nas íngremes e estreitas ruelas de Calw, fazem os visitantes voltarem à Idade Média. Mais de 200 edifícios são datados do século XIII ao século XVII.

O Mercado de Natal e a feirinha de verduras e frutas aos sábados ocorrem em um cenário impressionante, na belíssima Markplatz.

A cidade é linda, romântica e muito charmosa.

Ela fica a 47km ao oeste de Stuttgart.

 

Calw e seu centro histórico

Calw e a Marktplatz

 

2- Haigerloch

Haigerloch fica a 550 metros de altura,  cercada por rochas, no vale do rio Eyach, e é mais conhecida como Felsenstädtchen (cidadezinha rochosa).

A cidade foi fundada em 1095, na mesma época que ali foi construído um enorme castelo.

Com pouco mais de 11 mil habitantes, Haigerloch tem uma praça principal  cercada por belas casas medievais, uma linda fonte e restaurantes deliciosos.

Nos últimos meses da Segunda Guerra Mundial, Haigerloch foi o local do Instituto de Física  Kaiser Wilhelm, que era parte do programa nuclear alemão.

Lá foi construído um reator de pesquisas no porão de uma igreja. Após a guerra os americanos queriam bombardear a igreja para destruir o porão, mas o pastor conseguiu convencê-los a não explodirem. Hoje o local é o Atomkeller-Museum  (museu do porão nuclear) e tem uma réplica do reator.

A cidade fica a 60km de Stuttgart.

 

Haigerloch e seu castelo

Haigerloch e seu castelo

 

3- Gundelsheim

A medieval Gundelsheim com seu belo castelo da época da Ordem dos Cavaleiros Teutônicos e rodeada por vinhedos, tem 7 mil habitantes e faz parte da famosa Rota dos Castelos da Alemanha.

Seu centro histórico se destaca pelas belas e românticas casas em enxaimel e a imponente entrada para o Burg Horneck, na parte mais alta da cidade. As vistas para o vale do Neckar são maravilhosas.

A cidade fica a 150km ao sul de Frankfurt.

 

Gundelsheim

Gundelsheim

 

4- Amberg

Amberg é uma linda cidade localizada na Baviera, com mais ou menos 45.000 habitantes.

Os primeiros registros da cidade datam o século VIII, mas a cidade só foi documentada pela primeira vez como Ammenberg em 1034.

A cidade é um charme! Suas atrações rodeam a Marktplatz. Lá se encontra a prefeitura em estilo gótico construída em 1358 e a Basílica St. Martin. Além disso é possível ver a antiga muralha da cidade em volta do centro antigo.

Mas uma das maiores atrações de Amberg é o menor hotel do mundo, o Eh’häusl! Entre aqui para mais informações sobre esse lindo e interessante hotel.

Amberg fica a 72km de Nuremberg, um excelente bate e volta.

Amberg

Amberg

5- Bad Münstereifel

A medieval Bad Münstereifel, fundada no século XIII, fica na belíssima região do Eifel, no oeste da Alemanha. Nesta região está o Parque Nacional do Eifel, onde predominam colinas baixas perfeitas para caminhadas, proporcionando passeios inesquecíveis pela região.

A cidadezinha tem 6 mil habitantes e apresenta muralhas completamente restauradas, com portões e torres. Das muralhas, você pode desfrutar de uma bela vista da cidade. O castelo também foi restaurado e hoje é um restaurante.

Seu centro histórico com muitas casas em estilo enxaimel são um charme… o prédio da prefeitura da cidade, construída em 1476, é um dos belos exemplos da arquitetura da cidade.

A cidade tem 10 pontes sobre o rio Erft, este atravessa a cidade proporcionando cenários inesquecíveis.

Bad Münstereifel fica a 77km de Colônia.

Bad Münstereifel

Bad Münstereifel

 

6- Michelstadt

A medieval Michelstadt, com 16 mil habitantes, foi mencionada pela primeira vez no ano de 741.

A cidade é um dos mais antigos assentamentos do vale do Odenwald e cresceu à partir de um castelo franco dirigido pelo  rei Carlomano I (na época príncipe) irmão de Carlos Magno.

Como uma propriedade real, o príncipe Carlomano doou o castelo em 741 para Saint Boniface Burchard, o primeiro bispo de Würzburg.

No século XVII, as primeiras casas fora dos muros da cidade foram construídas e a cidade cresceu consideravelmente.

O impressionante prédio gótico da antiga prefeitura da cidade, toda em enxaimel  foi construída em 1484 e é uma das mais lindas prefeituras da Alemanha.

O centro histórico é muito charmoso: com belas casas em enxaimel, ruazinhas estreitas e convidativas. A culinária da cidade com seus atrativos restaurantes são considerados os melhores desta região. Imperdível.

Michelstadt fica a 70km de Frankfurt.

Michelstadt

Michelstadt

 

7-Bad Säckingen

Bad Säckingen, com 16 mil habitantes, fica no sul da Floresta Negra, na região do Alto Reno, fazendo fronteira com a Suíça.

Bad Säckingen é uma das cidades mais bonitas e mais bem cuidadas do sul da Alemanha, e o visitante já percebe seu charme assim que começa a caminhar por suas ruazinhas medievais… uma surpresa a cada esquina!

Repleta de casas históricas e fontes irresistíveis, o destaque da cidade fica por conta da interessante Igreja barroca St. Fridolinsmünster, construída entre o século XVII e XVIII, que de longe pode ser avistada fazendo um contraste com os Alpes, ao fundo.

A cidade abriga a maior ponte de madeira coberta da Europa, a linda Holzbrücke, construída por volta do ano de 1272, com 203,7 metros de comprimento. É mais comprida que a ponte de madeira de Lucerna, a Kapellbrücke que tem 202,9.

Bad-Sackingen

Bad-Sackingen

 

8-Alsfeld

Alsfeld é oficialmente a cidade da Chapeuzinho Vermelho, ou Rotkäppchen em alemão, e a cidade se orgulha muito disso. É uma cidade-modelo europeia, que preservou muito bem a sua herança medieval. Ela faz parte da famosa Estrada dos Contos de Fadas e fica a 100km ao norte de Frankfurt.

Alsfeld está localizada na parte superior do rio Schwalm. Ele sobe do lado norte das montanhas Vogelsberg. Esta região é linda, com muitas montanhas e florestas. Nas festas de verão e primavera, as mulheres se vestem com um manto vermelho, vestido branco, preto ou vermelho bordados e um tipo de gorro vermelho para as comemorações. Esta tradição é antiga e foi por causa destas vestes e do cenário magnífico de toda esta região, que fez com que os irmãos Grimm se inspirassem para escrever a estória da Chapeuzinho Vermelho. Eles passaram alguns verões em Alsfeld.

A cidade é muito romântica: na praça central da Altstadt (cidade antiga) está a Rathaus, a mundialmente famosa prefeitura, um dos melhores exemplos na Alemanha de arquitetura enxaimel, construída em 1512. Ao lado se encontra a Weinhaus, onde ainda é possível ver o Pranger em um dos cantos da casa. O Pranger é um anel de ferro que ficava preso no pescoço dos malfeitores, que ficavam em “exposição” na praça para sofrerem humilhações. Também nas imediações está a Hochzeitshaus (Casa do Casamento), construída entre 1564 a 1571; ali eram realizados a maioria dos casamentos, até o século XVIII.

A Casa dos Contos de Fadas, a “Märchen Haus”, é uma visita imperdível. Fica em uma linda casa em estilo enxaimel. Foi construída em 1628. Ali todos os cômodos da casa estão reproduzindo um conto de fadas. É emocionante!! Contadores das histórias estão espalhados pela casa, vestidos com trajes de diferentes contos.
No segundo andar da casa, há uma exposição de antigas casas de bonecas, algumas com quase dois séculos. Lindo!

 

Alsfeld

Alsfeld

 

9-Blankenheim

Blankenheim tem cerca de 8.500 habitantes e fica a 70km ao sul de Colônia.

Esta bela cidade romântica está localizada a uma altitude de 473 metros acima do nível do mar.

Dentro das muralhas da cidade antiga, ainda parcialmente preservadas, o visitante aprecia dezenas e dezenas casas de enxaimel do século XII ao século XV. Ruazinhas e românticas para longos passeios completam este cenário mágico.

No alto, o castelo Blankenheim do século XII e a Igreja da Assunção, no centro antigo, são marcos inconfundíveis de Blankenheim.

 

Blankenheim

Blankenheim

 

10-Bautzen

A cidade de Bautzen, com 35 mil habitantes, hipnotiza todos que passam por ela, por causa da sua linda e inesquecível parte antiga, que apesar de ter mais de 1000 anos, é uma das mais bem preservadas da Alemanha.

A melhor maneira de se conhecer a cidade é passeando pela sua parte antiga. A cidade é muito famosa pelas suas torres e muralhas. Passeando pela cidade, os visitantes encontram incontáveis torres, igrejas, e restos da antiga muralha da cidade. Na Reichenstraße há lindos prédios com fachadas magníficas em estuque.

A linda Rathaus (prefeitura) na Hauptmarkt é uma das grande atrações da cidade. Ela foi originalmente construída em 1213, mas foi seriamente destruída e danificada ao longo dos anos. A estrutura nova foi construída em 1729.

A torre mais famosa da cidade é a Reichenturm. A torre de 56 metros de altura fazia parte da antiga muralha da cidade e é inteiramente branca. Ela foi construída em 1490 e renovada em 1718. Pode-se subir até seu topo e apreciar as lindas paisagens da cidade e região.

Bautzen fica a 64km a leste de Dresden, quase com a fronteira com a Polônia.

Bautzen

Bautzen

 

11-Lüneburg

A história de Lüneburg foi determinada pelo sal. Andando pelas ruas desta deslumbrante cidade o visitante vê evidências de tudo isso. Seja no Museu do Sal, ou nas casas em enxaimel ricamente decoradas…

Lüneburg, com 70 mil habitantes, foi umas das cidades mais ricas da Alemanha na Idade Média. E hoje nos fornece uma arquitetura medieval incrivelmente preservada devido a poucos ataques aéreos na Segunda Guerra Mundial. É linda e muito romântica.

Descrever esta cidade? Só vendo com os próprios olhos!

Lüneburg tem atrações incríveis e imperdíveis por todos os lados. Você não se cansará de admirá-los. E quando acabar de ver tudo? Nada melhor que sentar em um café e apreciar o movimento das pessoas, e entender um pouco melhor a cultura desta magnífica cidade!!! Imperdível!

Lüneburg fica a 62km ao sul de Hamburg.

 

Lüneburg

Lüneburg

 

12-Monschau

Monschau é uma cidadezinha situada entre as colinas da cadeia montanhosa do Eifel, no estreito vale do rio Ruhr. Fica a 110km de Colônia.

Monschau destaca-se pelos Montjoier Düttchen (croissants), e por sua excelente mostarda, que você pode experimentar à vontade nas várias lojas espalhadas pela cidade.

O maravilhoso centro histórico de Monschau não foi destruído durante a Segunda Guerra Mundial e consequentemente, as casas de madeira e as ruas estreitas permanecem quase inalteradas por 300 anos. A cidade é muito romântica e agradável. Explore suas pequenas ruazinhas e pontes, imperdível.

Imperdível também em Monschau é a linda Rote Haus, construída em 1752-1768, que é um museu sobre a industria têxtil da região, assim como a Loja de Natal de Monschau com seus três andares de decorações natalinas e a Caffee Rösterei Wilhelm Maassen, onde é possível ver o processo de torrefação de café.

Há várias lojas deliciosas de doces, confeitarias, cafés e restaurantes, espalhadas pelas estreitas ruazinhas.

Monschau

Monschau

 

13-Dinkelsbühl

Dinkelsbühl é um sonho, com ruazinhas, praças cercadas por casas em estilo enxaimel que dá um ar muito romântico à cidade. Esta cidade é uma das poucas na Alemanha que ainda é cercada por suas muralhas e torres medievais.

Dinkelsbühl faz parte da Rota Romântica da Alemanha, tem 11 mil habitantes e fica a 124km ao leste de Stuttgart.

A cidade foi mencionada pela primeira vez em 1188 e seu centro antigo é um encanto: as 16 torres e a muralha da cidade com seus quatro grandes portões são imperdíveis.

Tome um café na praça do vinho, esta praça está repleta de bons restaurantes e cafés.

Dinkelsbühl

Dinkelsbühl

14-Stade

A cidade de Stade fica a 45km de Hamburg , tem 40 mil habitantes e encanta os visitantes por sua beleza exuberante. Stade é uma das cidades mais antigas do Norte da Europa, fundada por volta do ano 800.

A parte antiga de Stade é uma das mais bonitas da Alemanha. Localizada em uma ilha no rio Schwinger é cercada de antigas fortificações suecas, com ruas estreitas e fachadas imponentes. É uma cidade cheia de vida e muito romântica.

O pitoresco porto antigo hanseático (Alter Hafen) forma também o centro histórico da cidade, com muitas adegas e restaurantes ao ar livre no verão. Antigamente ele era o centro econômico da cidade.

A cidade é imperdível e excelente bate e volta de Hamburg.

 

Stade

Stade

 

15-Meersburg

Como definir a linda e medieval Meersburg? O que faz desta cidadezinha ser tão perfeita?

Talvez seja sua promenade coberta por árvores que oferecem uma sombra convidativa em um final de tarde perfeito para você usufruir da maravilhosa paisagem do Lago de Constança e ter momentos de puro romance, tudo acompanhado pelos deliciosos vinhos da região?

Ou explorar a cidade, de alto à baixo, como se você estivesse entrado em uma máquina do tempo e se transportado para a Idade Média?

De um jeito ou de outro, não deixe de visitar esta linda cidade, ela nunca mais sairá de sua cabeça…

As casas coloridas de Meersburg são uma atração a parte! A exuberância de cores e as floreiras maravilhosamente bem cuidadas nas janelas é um convite para que você não  desvie mais seu olhar para qualquer outra coisa. É um suspiro de prazer a cada esquina e a cada ruazinha que mais parecem um incrível labirinto.

Fontes históricas e flores, muitas flores, enfeitam a cidade!!
Hotéis, restaurantes, lojinhas de lembrancinhas, tudo é perfeito na cidade.

Meersburg fica às margens do Lago de Constança e tem 6 mil habitantes.

Meersburg

Meersburg

16-Bad Wimpfen

A atmosfera especial da cidade de Bad Wimpfen, na Estrada dos Castelos, vem da união de uma antiga cidade termal (a cidade foi fundada pelos romanos) e do antigo palácio da cidade.

A cidade tem 7 mil habitantes e fica a 68km ao norte de Stuttgart.

Por volta de 450 a.C, tribos celtas se assentaram no local e depois de assegurar a área em 98 d.C, os romanos construíram uma séries de fortalezas, uma delas sendo a atual Bad Wimpfen.

A fortaleza caiu em desuso, mas uma próspera cidade floresceu no lugar, e Bad Wimpfen virou uma cidade murada importante.

Na Idade Média, a cidade se desenvolveu a partir de um palácio imperial construído por volta de 1200 pela dinastia Hohenstaufen e que foi o maior palácio ao norte dos Alpes. Deste castelo hoje ainda estão preservados algumas partes da muralha; portões; uma torre, o Hohenstaufentor; uma capela; a “Steinhaus” (Casa de Pedra), as arcadas do palácio e o Blauer Turm, que é aberta a visitas e oferece uma vista espetacular da cidade.

Hoje, as ruas íngremes de Bad Wimpfen, são deliciosas para longos passeios. Uma verdadeira volta ao passado.

Bad Wimpfen

Bad Wimpfen

 

17-Kronach

A cidadezinha de Kronach, com 17 mil habitantes, é linda e tem uma história de mais de 1000 anos.

Cidade natal de Lucas Cranach (1472-1553), esse filho famoso é a razão pela qual a cidade é conhecida. O pintor e amigo de Lutero viveu 18 anos na cidade, que ainda hoje anima visitantes de perto e de longe com seu ambiente medieval.

A encantadora cidade velha, com suas muralhas, praças, seu belo castelo (bem no alto) e casas em enxaimel se erguem às margens dos rios Hasslach, Kronach e Unterrodach, afluentes do rio Main.

Kronach é uma volta ao passado, fica a 125km ao norte de Nuremberg, e faz parte da Estrada dos Castelos da Alemanha.

Kronach

Kronach

 

18-Celle

Celle, com 65 mil habitantes, é uma típica cidadezinha alemã, com mais de 500 casas em enxaimel e várias ruazinhas estreitas. Impossível não se apaixonar!

Ela fica a 43km de Hannover, centro-norte da Alemanha.

A cidade foi fundada no ano 985 e manteve seu charme de uma cidade da Idade Média até hoje, uma vez que não foi bombardeada durante a Segunda Guerra Mundial.

Dominando a paisagem de Celle está o Schloss Celle, o castelo da cidade. Ele foi construído em 1292 e é o símbolo da cidade. Em 1530, o castelo foi reformado em estilo renascentista. Seu último morador foi o duque Georg Wilhelm (1665-1705), depois de sua morte o castelo deixou de ser habitado.

No mais, durante seu passeio pelo centro antigo da cidade, não deixe de experimentar os deliciosos e famosos sorvetes da cidade em uma das várias sorveterias…imperdível!

 

Os edifícios românticos de Celle

Os edifícios românticos de Celle

 

19-Bamberg

A cidade de Bamberg foi documentada pela primeira vez no ano 902 e está situada sobre sete colinas cercada pelo rio Regnitz.

A cidade conseguiu preservar seu estilo medieval ao longo do tempo e apresenta jóias arquitetônicas raras, que foram reconhecidas pela UNESCO como Patrimônio Mundial em 1993. Por apresentar estrutura única de uma cidade medieval, fascina seus visitantes. A linda prefeitura é um dos edifícios mais importantes que caracteriza o centro histórico de Bamberg.

A característica principal da cidade, além de seu valor histórico, é a cerveja de excelente qualidade. Ali há nove cervejarias, produzindo mais de trinta variedades, sendo que uma delas (Rauchbier) tem um leve sabor defumado. Nem Munique faz melhor!

Muitas das construções centenárias têm bares onde a cerveja artesanal e a culinária da Francônia e da Bavária são servidas.
“Muita diversidade e antigas tradições” é o lema das nove cervejarias de Bamberg, assim como para os diversos tipos de vinhos e pães da região. Não perca!

Bamberg é um excelente bate e volta de Nuremberg.

 

Bamberg

Bamberg

20-Blankenburg

Blankenburg, a 130km de Hanover, é uma linda cidadezinha romântica com pouco mais de 20 mil habitantes, que abriga duas grandes atrações: um castelo com belíssimo jardim e a Abadia de Michaelstein.

A cidadezinha fica aos pés da montanha onde fica o castelo construído no século XVIII, na região da Trilha do Harz. A Trilha das Bruxas ou a Trilha do Harz é uma rota turística da Alemanha muito procurada por turistas corajosos que pretendem desvendar os mistérios desta trilha que passa pelas montanhas do Harz.

A Abadia foi construída em 1147 de acordo com os princípios da Ordem dos Cistercienses, ou seja, os mosteiros deveriam ser construídos em lugares afastados de cidades, com muito contato com a natureza. E a região do Harz é perfeita para isto.

Apesar de ter sido bem danificada por guerras no século XVI, ainda é possível se reconhecer as construções do século XII na área oeste e sul da Abadia.

Durante a Reforma Luterana a Abadia foi dissolvida virando um castelo de caça e hoje ela é um renomado instituto de música com um museu de instrumentos musicais muito importante. Visite seus jardins com plantações de flores, ervas e legumes, um encanto.

Passeie calmamente pela cidadezinha, puro prazer!

Blankenburg

Blankenburg

 

21- Bernkastel- Kues

A cidade de Bernkastel-Kues está localizada no meio do Vale do Mosel e é incrivelmente bela… parece que transporta seus visitantes para a época Renascentista! Os vinhedos em volta das montanhas da cidade e o rio Mosel, formam uma paisagem exuberante.

As cidades de Bernskastel e Kues se juntaram em 1905 e até hoje estão conectadas por uma ponte, e é desta ponte que se tem as mais belas paisagens do vale do Mosel, do castelo da cidade e dos vinhedos ao redor.

A linda Marktplatz, com suas casas em enxaimel e a linda fonte, a Michaelisbrunnen, construída em 1606, formam o centro da cidade de Bernkastel-Kues, que conta ainda com ruazinhas paralelas a esta praça em que o visitante se “perde” passeando por elas. É maravilhoso ver a cada esquina, uma casinha toda decorada com lindas flores nas janelas…

O lindo edifício renascentista é a prefeitura da cidade. Ele foi construído em 1608 e servia também como a corte da cidade.

O Graacher Tor é o único portão antigo da cidade que ainda existe, e hoje, ele abriga um museu da história local. (Aberto de terça à domingo das 15h as 17h).

No mais, a cidade tem excelentes hotéis e restaurantes que servem o magníficos vinhos da região do Mosel.

bernkastel-kues120

 

22- Rothenburg ob der Tauber

Estreitas ruas de paralelepípedos, pequenas casas de enxaimel com sacadas com flores das mais variadas cores, igrejas, muitas fontes e edifícios antigos dominam a imagem romântica e medieval da cidade. Cafés e lojas que oferecem a típica Rothenburger Schneebälle, uma massa doce em forma de bola com diferentes tipos de coberturas, é uma das lembranças da cidade. Uma tentação!

O clima mágico da cidade deve-se também as charretes que circulam pela cidade, levando o turista a um passeio pela Idade Média!

Construída na parte alta do vale do rio Tauber, Rothenburg foi fundada em 1170 e já foi inspiração e cenário de filmes importantes do cinema: no desenho animado Pinóquio, Walt Disney se inspirou na cidade para criar a vila de Gepeto. Em Harry Potter e as Relíquias da Morte, Rothenburg também serviu de cenário para algumas cenas.

Andando pelas ruas medievais de Rothenburg, encontram-se várias lojas, hotéis, farmácias, cuja fachada exibem letreiros de ferro forjado, onde, além do nome da loja, pode ver representado, o ofício do proprietário ou o que comprar ali, ou mesmo o nome da família que habita a casa.

A grande atração da cidade é a Käthe Wohlfahrt, a loja mais famosa da Europa em decoração natalina. Pequenas peças de decoração de Natal tradicionais feitos de madeira e vidro, várias luzes piscando, presépios e muito mais. São mais de 30 mil peças a venda. Fica aberta o ano inteiro. Ali, também fica o Museu do Natal, que merece uma visita.

Rothenburg fica na Rota Romântica da Alemanha.

Rothenburg

Rothenburg

 

23-Ahrweiler

A belíssima região do Vale do Rio Ahr já foi cobiçada por celtas, romanos, condes, bispos e até cavaleiros templários.
No Vale do Rio Ahr há penhascos íngremes, paisagens únicas e vinhedos, muitos deles. E é neste cenário que se encontra a cidade de Ahrweiler.
A cidade de Ahrweiler, com pouco mais de 7 mil habitantes,  também conhecida como a metrópole do vinho tinto, tem um encanto especial: muito dos seus edifícios são originais e dão à cidade uma atmosfera medieval e muito romântico.
A pequena cidade é rodeada por suas muralhas, torres e portões perfeitamente preservados, datados do século XIII.

Andando por suas ruazinhas encontramos românticas e harmoniosas casas em estilo enxaimel, muitas delas, com suas fachadas entalhadas em madeira. Perfeitas!
Grupos musicais ficam espalhados pela cidade tornando a atmosfera vibrante.
Cafés e confeitarias tomam conta das ruazinhas. Vale a pena experimentar a deliciosa torta  de cerejas e o tradicional bolo de vinho. Deliciosos.

Ahrweiler fica a 58km de Colônia.

Ahrweiler

Ahrweiler

24-Gengenbach

Gengenbach, na Floresta Negra, a 74km de Freiburg, é uma “pérola entre as cidades românticas de enxaimel” da Alemanha. Ela tem pouco mais de 11 mil habitantes.

De longe já é possível ver as lindas torres e portões da história cidade velha e as pequenas ruazinhas e becos que encantam à todos.

A cidade abriga belas fontes, entre elas a do “cavaleiro de pedra” na linda Marktplatz, a praça do mercado. A estátua desta fonte é a prova do orgulho e confiança da antiga cidade livre imperial e se encontra na frente da antiga Rathaus (prefeitura) de 200 anos de idade que está cercada por lindas casas enxaimel.

Gengenbach abriga restaurantes e cafés imperdíveis.

Gengenbach

Gengenbach

 

25-Hann. Münden

A linda Hannoversche Münden, Hann. Münden, tem 24 mil habitantes. A cidade foi fundada no final do século XII pelos príncipes de Thüringen (Turingia), um dos estados da Alemanha.

A cidade é perfeita, com 700 casas de enxaimel, muitas delas construídas no final da Idade Média. Não deixe de visitar a mais bela destas casas, que está na Sydekumstraße, a “Ochsenkofp” uma linda casa gótica de enxaimel, construída em 1528.

A cidade parece um conto de fadas e fascina seus visitantes com belezas indescritíveis. Ela faz parte da Rota dos Contos de Fadas da Alemanha.

Para começar, a cidade tem belas pontes. A mais bonita é a Werrabrücke que é feita totalmente de pedra e foi construída no século XIII substituindo uma antiga ponte de madeira

Pela cidade ainda existem restos da antiga muralha e portões, que foram construídos no século XIII. O portão principal foi adicionado entre 1501-1546.

A cidade é um encanto e merece uma visita!

Hann. Münden fica a 150km ao sul de Hannover.

Hann. Münden

Hann. Münden

 

26- Schwäbisch Hall

A cidade é linda. Com 37 mil habitantes, ela encanta a cada esquina! A praça da cidade, com seus edifícios medievais (entre 1300 e 1550), é uma das praças mais bonitas da Alemanha, com uma ampla zona de pedestres, restaurantes e bares aconchegantes. Sua prefeitura barroca foi construída em 1735 e é maravilhosa. A cidade tem várias pontes de madeira cobertas que dão um charme mais que especial neste cenário que já é de puro romance e encanto!

A muralha da cidade está parcialmente preservada; muitas torres, um grande número de escadas e corredores espalhados pela cidade, bem como ruazinhas medievais quase inalteradas, completam uma impressionante paisagem. Difícil não se emocionar!

Schwäbisch Hall fica a 200km de Frankfurt, no estado alemão de Baden-Württemberg.

Schwäbisch Hall

Schwäbisch Hall

 

27-Wernigerode

Wernigerode, com 35 mil habitantes, foi fundada pelos condes de Wernigerode, que vieram da linhagem dos condes de Brandenburg e dos arcebispos de Magdeburg no século XII.

A cidade ficou famosa na Idade Média por causa do seu comércio de brandy, charutos e tinta para pergaminho.

A cidade tem seu próprio lema que é “Die bunte Stadt am Harz”, que significa “A cidade colorida da região do Harz”.

A atração mais famosa da cidade é o Schloss Wernigerode, no alto da cidade. Ele foi construído entre o século XII e XIII, mas a sua aparência atual barroca foi feita após várias renovações no século XIX. Além de renovar o castelo, os jardins do palácio também oferecem agora um pequeno hotel e um delicioso restaurante com vistas maravilhosas da cidade.

No centro da cidade, na Marktplatz, está uma das Rathaus (prefeitura) mais bonitas da Alemanha. Ela foi construída entre 1492 e 1498 em estilo enxaimel, com uma fachada toda pintada à mão.

Quem quer passear pelo centro da cidade tem que passar pela Breite Straße. Nela os visitantes encontrarão de tudo, lojas, restaurantes e, óbvio, várias casas medievais de enxaimel, uma mais linda que a outra, como por exemplo o prédio do maravilhoso Café Wien (1583) e a Apotheke (1894).

Outra atração desse bairro é a casa torta, construída em 1680 e que servia como um moinho.

Wernigerode tem ótimos hotéis e restaurantes e é a porta de entrada para visitas na maravilhosa região do Harz. Vale a pena!

Wernigerode fica a 120km de Hannover.

Wernigerode

Wernigerode

28-Quedlinburg

Eu simplesmente adoro visitar cidades medievais pela Europa, elas me fascinam… são perfeitas com seus castelos (de preferência no alto de uma montanha), com muitas, muitas casas em enxaimel, algumas de tão antigas, parecem que irão tombar a qualquer momento, mas que continuam lá depois de séculos de histórias.

Muitas destas casas presenciaram guerras, foram queimadas, alojaram reis e imperadores que estavam de passagem pelas cidades e que hoje, abrigam museus, lojas ou simplesmente, são lares de pessoas comuns.

Adoro apreciar nestas cidades medievais suas praças com lindas fontes e traçados perfeitos ou desiguais, com figuras históricas ou encantadoramente floridas… e as ruazinhas? Algumas são tão estreitas que fica difícil percorrê-las, muitas vezes só passa uma pessoa de cada vez… outras, circulam charretes com turistas afoitos por uma volta ao passado… é inesquecível!

Quendlinburg é uma desta cidades que oferece tudo isso aos seus visitantes e que faz realmente qualquer um voltar à Idade Média. É uma cidade cheia de vida e muito romântica.  Fica no estado de Sachsen-Anhalt, a 250km de Berlim e tem 22 mil habitantes.

Por isso e por vários outros motivos, ela virou Patrimônio Cultural da UNESCO, em 1994.

Quedlinburg

Quedlinburg

Castelo de Quedlinburg

Castelo de Quedlinburg

 

29-Goslar

Goslar faz parte de uma das regiões mais bonitas da Alemanha, a região das montanhas do Harz e a mais majestosas de todas estas montanhas  é o Rammelsberg.Toda a região do Harz, onde está situada Goslar, tem na sua paisagem a história do trabalho de mineiros. O Harz por si só já merece uma visita.

Goslar fica no norte da Alemanha a 84km de Hannover!!! Um excelente bate e volta!!!

O lindo e bem preservado centro da cidade medieval de Goslar ocupa um espaço pequeno, de apenas um quilômetro quadrado. Com mais de 1800 casas em estilo enxaimel, o visitante “se perde” no meio de tanta beleza destas casas!

Goslar também foi um centro de fé cristã, conhecida como a “Roma do Norte”, e as torres de  igrejas e capelas formam uma interessante silhueta urbana.

O que chama mais atenção dos turistas é o prédio da prefeitura na praça do mercado, simplesmente maravilhosa. Também chama a atenção o córrego que atravessa a cidade e o moinho, ainda em funcionamento, que data do século XII.

Um passeio bem demorado pela incríveis ruazinhas da cidade é puro prazer!!!!

 

Goslar

Goslar

 

30- Esslingen am Neckar

Esslingen am Neckar, com 85 mil habitantes, é uma das poucas cidades da Alemanha que sobreviveu intacta a Segunda Guerra Mundial. Sendo assim 1200 anos de história e arquitetura ainda pode ser encontrada lá. Como a cidade é pequena, todas as atrações podem ser visitadas a pé.

Lindas ruas e becos, praças românticas, lindos canais, ótimos restaurantes e um bom vinho fazem de Esslingen am Neckar uma romântica cidade.

A cidade oferece vários tours, como por exemplo pelos porões e catacumbas da cidade, ou um tour noturno com contação de histórias de terror. Imperdível.

Esslingen fica a 16km de Stuttgart.

esselingen-am-neckar200

 

 

31- Heidelberg

Situada às margens do rio Neckar, Heidelberg é uma das mais fascinantes cidades da Alemanha.

Naturalmente vibrante, com seus bistrôs, bares, lojas, museus, tudo isso localizado bem abaixo do majestoso castelo, faz de Heidelberg ser mundialmente famosa, atraindo milhões de visitantes todos os anos. Uma volta ao passado!

A cidade fica a cerca de 94 km ao sul de Frankfurt e a 120 km a noroeste da capital do estado, Stuttgart e possui 140 mil habitantes. Ela foi mencionada pela primeira vez em 1196, mas sua história vai ainda mais longe, por volta da época dos romanos e celtas.

Heidelberg é uma das poucas cidades alemãs que durante a Segunda Guerra Mundial ficou praticamente ilesa.

Em sua visita a Heidelberg não pode faltar dar uma passada no Castelo de Heidelberg, a linda Alte Brücke, que foi construída em 1788, o Brückentor junto a ponte e o famoso Brückenaffe, uma escultura de macaco do lado da ponte. Além disso vale a pena dar uma passada na Alte Universität, que foi criada em 1386 e é considerada a mais antiga da Alemanha, e na Karlplatz, aos pés do castelo, cheio de restaurantes convidativos.

Heidelberg

Heidelberg

 

32-Horb am Neckar

Horb am Neckar é uma linda cidadezinha da Floresta Negra a 120km ao norte de Freiburg.

Esta antiga cidade, fundada no século XIII, tem pouco mais de 25000 habitantes e foi construída sobre uma elevação rochosa acima do rio Neckar.

A cidade tem casas e prédios muito bem preservados com fachadas ricamente desenhadas e graciosamente pintadas, como os da prefeitura (que contam a história da cidade e os seus cidadãos), tornando assim toda a cidade um encanto para passear pelas suas ruazinhas sinuosas e becos irressistíveis. A cidade inteira abriga pelos canteiros floridos e fontes majestosas.

Além das fachadas das casas que são a grande atração da cidade, destaque também para a Igreja, a Stiftskirche Heilig Kreuz e os jardim do castelo com suas torres.

Horb am Neckar

Horb am Neckar

 

33- Landsberg am Lech

Landsberg é tão linda que não dá vontade de ir embora depois de passear por ela.

Landsberg foi fundada no século XII por Heinrich dem Löwen (Henrique, o Leão). É cortada pelo lindo rio Lech, com uma represa e cascata artificial com mais de 600 anos de idade.

Você pode ver Landsberg a partir das torres de suas igrejas e da muralha da cidade velha, rodeada por árvores antigas e sua encosta íngreme e rochosa, um sonho!

Landsberg faz parte da Rota Romântica da Alemanha e é uma parada obrigatória para quem está fazendo esta rota.

Uma das principais atrações desta adorável cidadezinha é a Hauptplatz, a praça da cidade de formato triangular. É o coração de Landsberg e de seu centro histórico. As três principais ruas da velha cidade encontram-se aqui: duas vindas das pontes do Rio Lech e uma indo para a base da colina íngreme.

Da praça principal, olhe ao redor e aprecie a rica história da cidade. De um lado você pode ver a torre imponente e o portal da entrada leste da cidade. Do outro lado, as muitas casas construídas durante a Idade Média.

A cidade tem muitas torres, mas a mais linda delas é a Mutterturm, torre com seus 30 metros de altura, construída em 1884-1888, com telhados coloridos. Ela fica do outro lado do rio, em um maravilhoso parque do lado da represa, fora do centro antigo da cidade.

Landesberg am Lech

Landesberg am Lech

 

34- Meissen

Meißen, que é chamada muitas vezes de “berço” da Saxônia, tem uma história de mais de 1000 anos.

Em 929 o rei Heinrich I começou a construção do castelo e fortaleza que ele chamou de Misni. Ao mesmo tempo, o imperador Otto I criou os mercados de Meissen. Foi ai que a história começou.

Em 1089 os príncipes de Wettin receberam o Mark Meißen (mercado de Meissen) e governaram a cidade até 1918.

O Albrechtsburg, construído entre 1471 e 1524 em estilo gótico tardio, é considerado como o primeiro palácio alemão da história.

Depois de Böttcher criar a “Meissener Porzellan” (a porcelana de Meißen), o que fez a cidade muito famosa até hoje, a cidade criou em 1710 a primeira empresa de porcelana da Europa. Veja mais sobre a Porcelana de Meißen e seu museu neste post.

O vinho de Meißen também é famoso e no Natal é quando a magia da cidade aparece, o centro histórico da cidade se transforma! A prefeitura vira um calendário de advento gigante e todas as noites é aberta uma nova janela! Emocionante!

A cidade é linda, medieval e muito romântica.

Meißen é um bate e volta perfeito de Dresden, somente 26km.

Meissen

Meissen

Meissen

Meissen

 

 

35- Mittenwald

Mittenwald, na Estrada dos Alpes da Alemanha, foi adquirida junto a Garmisch-Partenkirchen pelo princípe-bispo de Freising no século XIV.

Por 2 mil anos a cidade foi um grande centro na rota transalpina, principalmente durante os séculos XVI e XVII quando havia um grande tráfego entre a Itália e Holanda.

A grande atração da cidade é a linda Igreja Sankt Peter und Paul com suas paredes cor de rosa, típica da região, que foi construída em 1746.

Mittenwald também é famosa pelas suas casas com suas fachadas pintadas com lindos afrescos. Toda esta beleza contrastando com os Alpes aos pés da cidade.

Mittenwald fabrica uma excelente cerveja (Mittenwalder Brauerei). Então, não vá embora sem experimentar uma delas.

A cidade ficou famosa pela sua produção de violinos. Em 1684 Mathias Klotz trouxe esse instrumento para a cidade e aí começou esta enorme tradição.

A escola de fabricação de violinos foi inaugurada 200 anos depois e estudantes do mundo inteiro vinham para estudar nesta escola.

Por volta de 12 mestres construtores de violinos ainda estão ativos em Mittenwald e seus instrumentos são muitos desejados no mundo da música. As obras de seus colegas do século XIX pode ser admiradas no Geigenbaumuseum, um lindo museu sobre a fabricação de violinos. Ele foi inaugurado em 1930 e abriga mais de 200 violinos de várias épocas diferentes.

A área em volta de Mittenwald também é um paraíso típico da Bavária. Aproveite para andar de bicicletas, escalar ou subir montanhas com o teleférico.

Mittenwald

Mittenwald

 

Mittenwald

Mittenwald

 

 

36-Saarburg

A pequena cidade de Saarburg está localizada às margens do rio Saar onde este deságua no Mosel. O rio Saar mede 246km de comprimento. Ele atravessa o nordeste da França e o sudoeste da Alemanha.

Saarburg fica a 19km de Trier e 53 km da cidade de Luxembourg.

Saarburg tem mais de 1000 anos e hoje, essa romântica cidade medieval é um reconhecido lugar de passeio e ao mesmo tempo um centro de compras da região Saarburger Land. A pequena cidade é cercada por florestas e vinícolas (cultivo de uvas Riesling) e é drenada pelo rio Leukbach, um afluente do rio Saar.

Uma atração especial é a cachoeira de 20m de altura no centro da cidade, que fica entre casas em enxaimel e vira um vale, onde suas águas dão força às rodas do antigo moinho Hachenberger.

O centro da cidade é maravilhoso com diversos hotéis típicos e restaurantes deliciosos. Não deixe de provar o vinho da região.

Explore as ruazinhas estreitas da cidade, é um encanto. Difícil não se apaixonar pela cidade.

Saarburg

Saarburg

 

37-Immenstadt im Allgäu

Immenstadt é uma cidade na região do Allgäu na Bavaria e faz parte da Estrada dos Alpes da Alemanha. Foi mencionada pela primeira vez em 1275 e recebeu direitos estatais em 1360, o que faz de Immenstadt uma das cidades mais antigas da região. A cidade era a sede dos condes de Königsegg-Rothenfels até 1804.

Turistas vem a cidade para escalar, esquiar, nadar e andar de barco nos lagos dos Alpes. Todos os anos em julho ocorre um grande triatlon na cidade.

Vários edificios históricos podem ser encontrados no centro da cidade, incluindo a prefeitura, a igreja St. Josef e o castelo dos condes de Königsegg-Rothenfels. Todos esses três edifícios foram construídos no século XVII.

Várias esculturas também estão espalhadas pela cidade. Elas são uma homenagem a vários acontecimentos históricos que ocorreram na cidade durante os séculos, como por exemplo os fazendeiros da montanha e a produção de cerveja. Outras atrações históricas perto de Immenstadt incluem a capela do peregrinos Maria Loreto e as ruínas dos castelos Rothenfels, Hugofels, Laubenberg e Werdenstein.

A cidade é pequena e muito romântica. Vale a pena uma visita.

 

Immenstadt

Immenstadt

Mais sobre a Alemanha, suas cidades e suas atrações, veja aqui.

Loja do Por que não? Travels com roteiros e guias à venda, veja aqui.

Roteiros personalizados para toda a Europa, clique aqui.

Curta a página do Por que não? Travels no Facebook clicando aqui.

Veja as fotos do Por que não? Travels no Instagram.

Siga as informações do Por que não? Travels no Twitter, @alemanhapqnao.