Imagine você caminhando por uma cidadezinha medieval! Esta cidadezinha fica aos pés de um belo castelo, construído na segunda metade do século XII e que foi cenário de vários acontecimentos importantes que marcaram o país. O castelo era conhecido como chave para o Reino de Bohemia…esta cidadezinha também foi cenário para um dos filmes de James Bond, Casino Royale…Já imaginou esta cidadezinha? Bem, ela se chama Loket, na República Tcheca, a 140km a oeste de Praga, tem 3 mil habitantes e está situada no Rio Ohře.

Loket. Foto: loket.cz

Loket. Foto: loket.cz

 

 

Loket significa “cotovelo” em tcheco devido ao centro da cidade estar rodeado nos seus três lados pelo rio Ohře.

Loket foi documentada pela primeira vez em 1234 e apesar de só ter sido documentada nessa época, povos já habitaram essa região no século VI.

A cidade e seu castelo eram de grande importância para o sistema de defesa da Boêmia (hoje parte da República Tcheca). As muralhas da cidade e a localização da cidade no meio de profundas florestas, acentuavam mais ainda esta importância.

Os monarcas, sabendo da importânia da cidade, davam vários privilégios para os moradores  como recompensa.

A situação mudou durante o reinado do Imperador Sigismund, que hipotecou em 1434 o castelo, fazendo de Kašpar Šlik um dos donos. Kašpar Šlik era conde de Passau e Weißkirchen e era chanceler do Sacro Império Romano. O bispo de Freising, Heinrich II Schlick era seu irmão.

Foi ai que começaram os desentendimentos: os moradores de Loket não gostaram que Šlik estava cortando os seus antigos direitos e privilégios. Houve pequenas lutas por causa dessa briga e a consequência foi a destruição de partes da cidade, uma igreja e partes do castelo.

Depois de passar de mão em mão os habitantes conseguiram juntar forças e comprar o castelo em 1598.

Mas o azar do castelo e da cidade continuou. Durante a Guerra de Trinta Anos, os cidadãos apoiavam os protestantes e como punição, o castelo foi confiscado e administrado pelo magistrado do imperador. Mais tarde o imperador devolveu o castelo para os habitantes, mas com a condição que eles só se preocupariam com a agricultura.

Infelizmente grande parte da cidade, a igreja e parte do castelo foram destruídos em um incêndio em 1725.

No começo do século XIX o castelo foi transformado em uma prisão. Hoje o castelo é uma grande atração turística do país.

Castelo de Loket

Castelo de Loket

Foi no castelo de Loket também que Charles IV (1316-1378), Imperador Romano-Germânico, Rei da Itália de 1355 até sua morte, além de Rei da Boêmia e Germânia a partir de 1346, e Conde de Luxemburgo entre 1346 e 1353, foi mantido preso ainda criança e depois de adulto ele costumava viajar para Loket especialmente para caçar nas florestas circundantes. Foi em uma de suas aventuras de caça que sua comitiva descobriu os efeitos curativos das nascentes no vale perto do rio Teplá, onde o imperador estabeleceu então a agora famosa cidade termal de Karlovy Vary.

O cenário romântico desta cidade medieval, a beleza da natureza intocada ao seu redor e a magia do rio Ohře, impressionou não só os governantes de terras tchecas, mas também românticos, amantes, poetas e aventureiros. Entre eles o poeta alemão Johann Wolfgang von Goethe. Ele amava Loket e seus arredores maravilhosos, e a visitava com freqüência em suas viagens pela Bohemia.

A cidade é Patrimônio Cultural do país e é repleta de atrações como a igreja de St. Wenzel que se encontra no local da antiga igreja gótica que foi destruída durante o incêndio de 1725. A construção dessa igreja barroca foi concluída em 1734.

O seu interior é maravilhoso, a pintura do altar é a uma linda obra de arte de Peter Brandl e muitas figuras da antiga igreja foram salvas do incêndio.

A bela prefeitura foi construída em 1696 em estilo barroco pelo arquiteto Abraham Leutner. Ela se encontra na praça principal da cidade e é hoje também a biblioteca da cidade.

Uma parte da muralha foi renovada para ajudar aos visitantes a imaginarem como era o grande sistema de defesa da cidade no passado e vale a pena visitar.

E imperdível visita é no castelo. Sugiro pelo menos 2 horas para visitá-lo, com suas salas e tesouros magnificos.

Loket abriga restaurantes maravilhosos. Se você passar uma noite na cidade sugiro o restaurante do castelo, o Hradní Restaurant, cuja especialidade ´e o Guláš s houskovým knedlíkem, “Gulasch com Knödel, uma bola de massa feita a base de pão, farinha e especiarias”, uma delicia.

Reservas aqui.

Hotel que recomendo em Loket? O Hotel Bílý Kun, perfeito! Reservas, clique aqui.

Loket

Loket

 

Mais sobre a República Tcheca, suas cidades e suas atrações, veja aqui.

Loja do Por que não? Travels com roteiros e guias à venda, veja aqui.

Roteiros personalizados para toda a Europa, clique aqui.

Curta a página do Por que não? Travels no Facebook clicando aqui.

Veja as fotos do Por que não? Travels no Instagram.

Siga as informações do Por que não? Travels no Twitter, @alemanhapqnao.