San Marino, a república mais antiga da Europa, com 32 mil habitantes, fica nos Apeninos, uma cadeia de montanhas que se estendem  por 1.200 km ao longo da península italiana. Foi fundada pelo Santo Matinus, um monge que viveu no século IV.

O país está localizado no Monte Titano e tem sua própria cunhagem do Euro, selos, um time nacional de futebol e um exército simbólico com 1000 homens.

A sua constituição é ainda mais antiga do que a dos Estados Unidos, e os cidadãos de San Marino quase não pagam impostos.

A capital San Marino, com 4 mil habitantes, oferece vistas maravilhosas; museus; e seu castelo, o “Rocca Gualta” é o símbolo do pequeno país, majestoso e único. Uma caminhada, à partir da cidade velha até ele vale a pena. O país também abriga torres de outro antigos castelos, visíveis do Rocca Gualta.

 

San-Marino, o Rocca Gualta

San-Marino, o Rocca Gualta

 

Além da capital, San Marino também abriga várias pequenas cidades, como a vila de Borgo Maggiore que fica aos pés do Monte Titano, e que vale a pena visitar. Borgo Maggiore é a segunda cidade mais importante de San Marino e está ligada por um teleférico que leva à capital.

O país é cercado por uma muralha e o seu centro histórico, que é desde 2008 Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, está sempre cheio de turistas, principalmente no verão, a maioria provenientes das praias próximas do Adriático (Rimini, por exemplo, que fica a apenas 15 km de distância).

 

San-Marino- a cidade de Borgo Maggiore e o teleférico que leva até a capital

San-Marino- a cidade de Borgo Maggiore e o teleférico que leva até a capital

 

Uma visita a esta mini-República definitivamente vale a pena. Muitos visitantes vem não só por causa da curiosidade de visitar um pequeno país dentro de outro muito maior, mas também para fazer compras.

Nas maravilhosas ruas sinuosas da cidade antiga, existem inúmeras boutiques, lojas de souvenirs, bares e restaurantes instalados em belos edifícios de pedra. As lojas oferecem de tudo, um pequeno oásis no melhor estilo  „Duty Free“.

 

A capital San Marino

A capital San Marino

 

A capital San Marino

A capital San Marino

 

Comercio no melhor estilo „Duty Free“

Comercio no melhor estilo „Duty Free“

Mais sobre destinos na Europa, suas cidades e suas atrações, veja aqui.

Loja do Por que não? Travels com roteiros e guias à venda, veja aqui.

Roteiros personalizados para toda a Europa, clique aqui.

Curta a página do Por que não? Travels no Facebook clicando aqui.

Veja as fotos do Por que não? Travels no Instagram.

Siga as informações do Por que não? Travels no Twitter, @alemanhapqnao.