O Canal de Corinto liga o Golfo de Corinto com o Golfo de Salônica, no Mar Egeu. Ele passa pelo istmo de Corinto no Peloponeso e o separa do continente grego, tornando efetivamente a antiga península uma ilha.

Os construtores cavaram o canal através do istmo ao nível do mar. O canal tem 6,4km de comprimento e apenas 21,4 metros de largura em sua base, tornando-se intransitável para a maioria dos navios modernos, somente de cargas.

O projeto do canal já existia desde o século I d.C., mas sua construção nunca aconteceu, o que finalmente teve início em 1881, mas foi prejudicado por problemas geológicos e financeiros que levaram à falência os construtores originais.

Foi concluído em 1893, mas, devido à largura estreita do canal, problemas de navegação e encerramentos periódicos para reparar deslizamentos de suas paredes íngremes, não conseguiu atrair o nível de tráfego esperado por seus operadores.

Hoje o canal é mais uma atração turística, mas diversos barcos de carga passam de hora em hora pelo canal. A obra é impressionante.

Se você visitar o canal de carro vindo de Atenas, siga pela estrada A8 até a saída 9, em direção Loutraki/Korinthos, e siga até a ponte. Serao 78km. Há um estacionamento em frente a um restaurante do lado do canal.

De transporte público vindo de Atenas, pegue ônibus para Isthmos, na Leof. Kifisou, 100 em Atenas. O ônibus vai direto e leva 1h25. Para do lado do canal.

Para ver horários dos ônibus, veja aqui.

Fonte do texto que conta a história do canal: Wikipédia

Canal de Corinto

Canal de Corinto

 

Mais sobre a Grécia, suas cidades e suas atrações, veja aqui.

Loja do Por que não? Travels com roteiros e guias à venda, veja aqui.

Roteiros personalizados para toda a Europa, clique aqui.

Curta a página do Por que não? Travels no Facebook clicando aqui.

Veja as fotos do Por que não? Travels no Instagram.

Siga as informações do Por que não? Travels no Twitter, @alemanhapqnao.

Para ver hotéis em Atenas, entre aqui.

Booking.com