Recentemente o Centro de Turismo Alemão (DZT) publicou um artigo em seu site mostrando as 100 atrações mais populares na Alemanha. A votação é feita anualmente.

Na votação de 2015, viajantes de mais de 40 países escolheram seus destinos prediletos na Alemanha, foram centenas de atrações diferentes.

Listei abaixo o Top 10 destas atrações. Para ver a lista completa das 100 atrações, clique aqui.

1° lugar- Europa Park

O Europa Park é o maior parque de diversões da Alemanha e o segundo mais famoso e visitado da Europa (em primeiro lugar a Disneyland em Paris).

Ele está localizado em Rust, uma linda cidadezinha entre Freiburg e Strasbourg na França, e pode acomodar por volta de 50.000 visitantes todos os dias. Em 2013 o parque recebeu um pouco mais de 5 milhões de visitantes e com uma área de 940.000 m², ele tem 17 áreas temáticas, centenas de lojas, shows, cinco hotéis, uma pousada, um acampamento, um cinema e doze montanhas-russas. O lugar é fantástico! Diversao garantida para toda a família.

Mais sobre o parque veja aqui.

Hotéis no parque, veja aqui.

Hotéis em Rust, cidade onde fica o parque veja aqui.

EuropaPark-Alemanha

EuropaPark-Alemanha

 

2° lugar- Schloss Neuschwanstein

Situado em um cenário montanhoso, cercado por lagos, este castelo de contos de fadas foi erguido entre 1869 e 1886. Fica a 130km de Munique na vila de Schwangau perto da cidadezinha de Füssen. Füssen pertence a Rota Romântica da Alemanha.

Seu interior é luxuoso, com vários destaques: o Salão dos Cantores, com candelabros maravilhosos distribuídos por todo o salão, iluminado por mais de 600 velas; a Sala do Trono, inspirado na Basílica de Santa Sofia, em Istambul, e o quarto do rei Ludwig II, na qual a cama possui magníficos entalhes em madeira feitos à mão e afrescos deslumbrantes retratando as famosas óperas de Wagner. Dentro do castelo também há uma gruta.

O castelo era equipado com uma alta tecnologia surpreendente para a época: em cada andar do castelo havia um banheiro com água corrente, quente e fria e um sistema de aquecimento para todo o castelo. Neuschwanstein significa “o novo cisne de pedra”, uma daptação de uma lenda para uma das óperas de Wagner que conta a história do Cavaleiro do Cisne.

O castelo de Neuschwanstein foi projetado pelo desenhista de cenários teatrais, Christian Jank, ou invés dos arquitetos da Corte de Munique. Ludwig queria alguém com visão do mundo da magia e dos sonhos para realizar este trabalho. Ficou a cargo dos arquitetos da corte a localização do castelo, no alto da montanha e sua construção.

Depois da morte do rei, muitas salas e quartos não estavam concluídos permanecendo assim até hoje.

Mais sobre o castelo, veja aqui.

Se hospede do lado do castelo, veja aqui.

Visite também a medieval e romântica  Füssen, a 3km do castelo. Veja mais sobre a cidade aqui.

Guia completo à venda de Füssen e o castelo Neuschwanstein, veja aqui.

Os três castelos do Rei Ludwig II

 

3° lugar- Catedral de Colônia

Quem já leu Os Pilares da Terra, do maravilhoso Ken Follett ou A Catedral do Mar, de Ildefonso Falcones, sabe muito bem do que eu estou falando. É impressionante a força e a capacidade humana de conceber estruturas que sobreviveram a séculos. A Catedral de Colônia é uma destas estruturas e me curvo à esta majestade.

A Catedral de Colônia é considerada uma das mais incríveis e impressionantes destas estruturas espalhadas pela Europa. É o prédio sacro mais famoso da Alemanha. E não é para menos: as imponentes proporções dessa obra magnífica são de tirar o fôlego.

Com seus 157 metros de altura, suas torres podem ser vistas num raio de vários quilômetros. Seu interior possui uma área de 6900 metros quadrados dividida em cinco naves e sete capelas. Suas impressionantes colunas lisas, formam arcos pontiagudos que se elevam até o teto. É uma sensação maravilhosa de profundidade olhar para o alto de tão fabulosa arquitetura. Eu fico em transe cada vez que a contemplo.

Seus afrescos, a maioria, são do século XIV e seus mais de 10 mil metros quadrados de vitrais românticos dão um show de cores e luzes toda vez que o sol as reflete.

Mais sobre a catedral leia aqui.

O que fazer em Colônia, veja aqui.

Hotéis em Colônia veja aqui.

Guia completo da cidade de Colônia, com todas as atrações, passeios, restauramtes, dicas e hotéis, veja aqui.

Catedral de Colônia Alemanha

Catedral de Colônia Alemanha

 

 

4° lugar- Heidelberg

A cidade fica a cerca de 94 km ao sul de Frankfurt e a 120 km a noroeste da capital do estado, Stuttgart e possui 140 mil habitantes. Ela foi mencionada pela primeira vez em 1196, mas sua história vai ainda mais longe, por volta da época dos romanos e celtas.

No século XIII, Heidelberg tornou-se capital do Palatinado, tendo como símbolo deste poder, a figura de um leão. Em 1386, o príncipe eleitor Ruprecht I fundou em Heidelberg a primeira Universidade do país. Foi também durante seu reinado que começaram as obras do magnífico castelo, no alto da montanha.

Durante a Guerra dos 9 anos, as tropas francesas destruíram Heidelberg, em 1693. Sua reconstrução foi lenta e triste e o seu estilo medieval foi substituído, em parte da cidade, pelo estilo barroco.

A cidade também foi um dos centros da Reforma Protestante, tendo acolhido Martinho Lutero em 1518.

No século XIX, a cidade recebeu o título da “cidade do romance”, pois Heidelberg se tornou um dos locais mais importantes do romantismo alemão. Poetas, escritores e pintores foram atraídos cada vez mais para a cidade.

A cidade é imperdível!

O que fazer na cidade? Veja aqui.

Mais sobre Heidelberg e seu castelo, veja aqui.

Hotéis em Heidelberg, veja aqui.

Guia completo da cidade com suas atrações, dicas, passeios, restaurantes e hotéis que recomendo, à venda aqui.

 

Heidelberg-Alemanha

Heidelberg-Alemanha

 

 

5° lugar- Portão de Brandenburg- Berlim

O Portão de Brandenburgo é um dos monumentos mais importantes de Berlim e uma das atrações mais fotografadas da cidade, um marco e um símbolo com mais de 200 anos de história.

Foi construído a pedido de Frederico Guilherme II da Prússia entre 1788 e 1791, e restaurado entre 2000 e 2002.

Foi palco de várias demonstrações populares e discursos políticos, entre eles dos presidentes dos Estados Unidos John F. Kennedy em 1963, após a construção do Muro de Berlim – quando ele proferiu a famosa frase em alemão “Ich bin ein Berliner!” (Eu sou Berlinense), significando que todos os cidadãos de Berlim Ocidental eram livres como ele – , e Ronald Reagan, em 1987, demandando que Mikhail Gorbachev derrubasse o muro (“Mr. Gorbachev, tear down this wall!”).

Tudo sobre Berlim, veja aqui.

Hotéis em Berlim veja aqui.

O que fazer em Berlim? Veja aqui.

Guia completo das atrações em Berlim, dicas, passeios, informações de transportes, dicas, restaurantes e hotéis, à venda aqui.

 

Alemanha: Berlim

Brandenburger Tor

 

6° lugar- Rothenburg ob der Tauber

Estreitas ruas de paralelepípedos, pequenas casas de enxaimel com sacadas com flores das mais variadas cores, igrejas, muitas fontes e edifícios antigos dominam a imagem romântica e medieval da cidade. Cafés e lojas que oferecem a típica Rothenburger Schneebälle, uma massa doce em forma de bola com diferentes tipos de coberturas, é uma das lembranças da cidade. Uma tentação!

O clima mágico da cidade deve-se também as charretes que circulam pela cidade, levando o turista a um passeio pela Idade Média!

Construída na parte alta do vale do rio Tauber, Rothenburg foi fundada em 1170 e já foi inspiração e cenário de filmes importantes do cinema: no desenho animado Pinóquio, Walt Disney se inspirou na cidade para criar a vila de Gepeto. Em Harry Potter e as Relíquias da Morte, Rothenburg também serviu de cenário para algumas cenas.

Andando pelas ruas medievais de Rothenburg, encontram-se várias lojas, hotéis, farmácias, cuja fachada exibem letreiros de ferro forjado, onde, além do nome da loja, pode ver representado, o ofício do proprietário ou o que comprar ali, ou mesmo o nome da família que habita a casa.

O que fazer na cidade? Veja aqui.

Hotel em Rothenburg que recomendamos, veja aqui.

Guia completo da cidade com suas atrações, passeios, restaurantes, dicas e hotéis, à venda aqui.

 

Rothenburg-ob-der-Tauber- Rota Romântica- Alemanha

Rothenburg-ob-der-Tauber- Rota Romântica- Alemanha

7° lugar- Lago Bodensee

O Lago de Constança (Bodensee em alemão) pode ser resumido em somente uma frase: um espetáculo da natureza! Ele é compartilhado por três países: Alemanha, Áustria e Suíça.

As cidades e vilas nas margens do lago proporcionam uma visão maravilhosa, com muitas atrações naturais, castelos medievais, ilhas, vinhedos, igrejas, abadias, e um valor cultural inestimável. É uma volta ao passado! Nas cidades, casinhas medievais, com suas floreiras apinhadas de flores coloridas, foram transformadas em aconchegantes restaurantes, hotéis e cafés. São lindas e valem belas fotos!

Visite a Ilha de Mainau, as cidades de Konstanz, Lindau, Meersburg e o Patrimônio da Unesco, a Klosterinsel Reichnau.

Guia completo de todo o Bodensee à venda aqui.

Mais sobre o Bodensee, veja aqui.

Bodensee- Foto:bodensee.eu

Bodensee- Foto:bodensee.eu

 

 

8° lugar- Zugspitze e o Partnachklamm

Um dos mais famosos atrativos de Garmisch-Partenkirchen é estar situada aos pés do Zugspitze, a mais alta montanha da Alemanha, com 2.966 m de altitude.

Lá em cima funcionam dois restaurantes, o SonnAlpin (no Zugspitzplatt) e o Gipfelalm (no cume) que é o restaurante de maior altitude da Alemanha, ficando a 2952m. No alto também se encontram lojas de souvenirs e uma ampla plataforma de observação. As vistas são espetaculares.

Mais sobre o passeio na montanha veja aqui.

O desfiladeiro Partnachklamm, que no inverno proporciona galerias cobertas de gelo nas rochas que formam esculturas, dando um charme a mais no local.

O desfiladeiro pode ser atravessado por uma ponte de ferro situada a 400 metros acima do rio e que foi construída em 1914.

Cerca de 200.000 visitantes visitam o local todos os anos.

Guia completo de Garmisch-Partenkirchen e o Zugspitze à venda aqui.

Zugspitze. Foto: © Tiroler Zugspitz Arena

Zugspitze. Foto: © Tiroler Zugspitz Arena

 

 

9° lugar- East side Gallery- Muro de Berlim

East-Side-Gallery, criado em 1990, é a maior galeria a céu aberto do mundo com mais de 100 murais originais, pintados por artista de 21 países.

São 1.3 km de comprimento do antigo muro de Berlim que estava localizado na Mühlenstraße.

Impressionados com os eventos que estavam mudando o mundo, artistas do mundo inteiro correram para Berlim depois da queda do muro, deixando um testemunho visual da alegria e espírito de libertação.

Os murais são a anos uma grande atração de Berlim, mas esses só estavam no lado ocidental do muro. Os artistas transformaram o muro de concreto cinza num monumento de paz e reconciliação.

Umas das pinturas mais famosas são “o beijo mortal” de Dimitrji Vrubel, representando um beijo de Erich Honecker e Leonid Brezhnev e o Trabant derrubando o muro.

Outras pinturas são uma mistura de imagens surreis, frases políticas e sonhos de liberdade. As pinturas começam na Oberbaum Bücke e terminam no Ostbahnhof. O colorido das pinturas impressiona os visitantes!!

Os murais são um patrimônio cultural da cidade e vários dos murais já foram restaurados por causa da poluição e do tempo. Vale a visita!!

O que visitar em Berlim? Veja aqui.

Guia completo de Berlim, com dezenas de atrações, passeios, restaurantes, dicas de transportes, o que ver nos arredores de Berlim e hotéis, à venda aqui.

 

East Side Gallery-Berlim

East Side Gallery-Berlim

 

10° lugar- Rota Romântica

A rota mais famosa da Alemanha é sem dúvida a Rota Romântica. Por mais de 50 anos ela tem sido a mais procurada de todas as rotas turísticas da Alemanha.

Esta rota percorre 380km através de natureza, cultura, história, cenários grandiosos, delícias culinárias e muito romantismo.

Ela começa na histórica cidade de Würzburg, no rio Main, passa pelos fantásticos vinhedos francônios, ao longo do rio Tauber e chega até os Alpes em Füssen.

Oficialmente são 29 cidadezinhas que fazem parte da Rota Romântica! Impossível não deixar de visitar cada uma. Um sonho!

Tudo sobre a Rota Romântica da Alemanha, veja aqui.

Guia completo à venda aqui: todas as cidades da rota; passeios; castelos, atrações, dicas de estradas, restaurantes, hotéis na rota e muito mais.

 

Dinkelsbühl- Rota Romântica- Alemanha

Dinkelsbühl- Rota Romântica- Alemanha

 

 

Mais sobre a Alemanha, suas cidades e suas atrações, veja aqui.

Loja do Por que não? Travels com roteiros e guias à venda, veja aqui.

Roteiros personalizados para toda a Europa, clique aqui.

Curta a página do Por que não? Travels no Facebook clicando aqui.

Veja as fotos do Por que não? Travels no Instagram.

Siga as informações do Por que não? Travels no Twitter, @alemanhapqnao.