Booking.com

A Tailândia está localizada no sudeste da Ásia e era conhecida pelo nome de Sião até 1939.

É um país com magníficos templos (sua religião predominante é o budismo com mais de 85% da população de adeptos), natureza exótica e praias espetaculares que atraem milhões de turistas anualmente.

Sua culinária é uma das mais saudáveis e deliciosas do mundo (a comida de rua e de feiras são as melhores) e, claro, o carisma do povo tailandês que recebe o turista com um largo sorriso. A capital é Bangkok, com 8 milhões de habitantes, a maior cidade do país. No total, a Tailândia tem 64 milhões de habitantes.

A Tailândia é também o único país do sudeste asiático que nunca foi colonizado por um país europeu.

Tailandia

Tailândia

 

Sobre o povo tailandês!

Onde quer que você esteja no país, você verá o tailandês sempre sorrindo. Os tailandeses são um povo muito educado, comedido, e extremamente amigável.

Apesar de sua condição de vida (trabalho pesado nas grandes plantações de arroz, ou mesmo trabalhando nas grandes cidades), o tailandês vive bem com sua alma e conciente de sua vida.

Se sorrirem para você, retribua: junte as mãos em frente ao peito e incline seu tronco ligeiramente, este é um sinal de respeito e você verá sempre.

Tire os sapatos toda a vez que entrar em um templo. É um desrespeito não fazê-lo. Assim como roupas adequadas: cobrir ombros e pernas abaixo dos joelhos.

Aliás, para as senhoras, use sempre calças (as de tecido bem fininho) e blusas com mangas mais longas, nada decotado.

Os monges budistas, estátuas de Buda e outros símbolos religiosos devem ser tratados com o devido respeito. Nunca tire fotos de um monge ou toque-os: um grande desrespeito. Se você estiver louco de vontade de fotografá-los, peça permissão, o máximo que você receberá como resposta é um não e um sorriso nos lábios.

Casais tailandêses não andam de mãos dadas em público, não demonstram seu amor em público e nem homens solteiros “dão cantadas” em mocinhas desacompanhadas.

Portanto, as viajantes femininas que estejam viajando sozinhas, não precisam temer: o tailandês não vai abordá-la e nem incomodá-la.

Suas roupas e danças típicas são um encanto.

Nas cidades maiores, não perca um tipico show/jantar tailandês, inesquecível! Vai ter post especial sobre esta atração.

Tailandia

Tailandia

 

Um pouco da história do país!

O sistema de governo da Tailândia é uma monarquia constitucional, semelhante à do Reino Unido, em que um primeiro-ministro é o chefe de governo mas o rei ainda assume a função de Chefe de Estado. Esta forma de governo está na Tailândia desde 1932.

O atual rei, Bhumibol Adulyadej, Rama IX, está no poder desde 1946, e é o mais antigo chefe de estado do mundo, bem como o monarca com maior reinado na história tailandesa. Ele é reverenciado em todo o país e a sua palavra ainda é lei, embora ele não tenha poder político.

Anteriormente, várias dinastias dominaram o país por mais de 700 anos. O rei Rama IX, é o nono monarca da dinastia Chakri que tem governado a Tailândia desde 1782.

O rei mais famoso desta dinastia foi Mongkut ou Rama IV (1804-1868), que foi o quarto rei do Sião.

Ele foi um dos monarcas mais reverenciados do país e os historiadores são unânimes em considerá-lo como um dos reis mais notáveis da dinastia Chakri.

Fora da Tailândia ele é mais conhecido como o rei do filme “O Rei e Eu”, baseado no filme de 1946 “Anna e o Rei do Sião” -, por sua vez baseado no livro de 1944, de Anna Leonowens sobre seus anos em sua corte (1862 -1867).

Em seu reinado, a pressão do expansionismo ocidental sentiu-se pela primeira vez no Sião. Mongkut abraçou inovações ocidentais e iniciou a modernização do seu Reino, tanto em tecnologia como em cultura, o que lhe valeu o epíteto de “O Pai da Ciência e Tecnologia”. Fonte: Wikipédia.

Cena do filme O Rei e Eu de 1956

Cena do filme O Rei e Eu de 1956

 

A Tailândia já era habitada há mais de 10.000 anos atrás. Os primeiros agricultores viveram às margens do rio Mekong, e foram talvez um dos primeiros povos a trabalhar no metal. O cultivo de arroz também é uma grande tradição que começou nas regiões de  Bang Chiang e Bang Prasat em 4.000 a.C.

O primeiro reino conhecido foi criado no século XIII e se chamava Sukhothai. Na mesma região foi fundado em 1350 um outro reino chamado Ayutthaya, com uma capital do mesmo nome. Como esse era maior e mais forte, ele rapidamente conquistou Sukhothai.

O Período Ayutthaya foi o mais próspero do país. A cidade foi uma das maiores e mais ricas da Ásia, em grande parte por causa do seu importante porto marítimo. O reino manteve  um regime monárquico por 400 anos, tendo 34 reinados. Durante o século XVI, vários comerciantes portugueses visitaram a região. Sendo assim, Ayutthaya começou a estabelecer relações comerciais com os holandeses, ingleses e franceses.

Também no século XVI, Ayutthaya caiu sob o domínio dos birmaneses. Felizmente, os tailandeses recuperaram o controle no final desse mesmo século. Mas em 1765 a riqueza de Ayutthaya atraiu de novo a atenção dos birmaneses, e eles saquearam e destruiram a capital.

4 anos mais tarde o General Phraya Taksin reuniu o restante dos exércitos e conseguiu expulsar os birmaneses. Ele então se proclamou rei e transferiu a capital para Thonburi. Após vários desentendimentos com os ministros e outros líderes, ele foi tirado de seu posto em 1782.

Um novo rei foi então proclamado, o General Chao Phraya Chakri, chamado depois de Rama I. Ele iniciou uma das mais famosas dinastias, a Chakri, que ainda governa a Tailândia, e transferiu a capital para Bangkok.

O país passou a ser chamado oficialmente de Sião na década de 1850, e em 1932 um grupo de jovens que estudavam no ocidente comandaram uma revolta contra o rei Prajadhipok, Rama VII. Eles permitiram que o rei continuasse no trono, mas diminuíram seus poderes, como a família real da Grã-Bretanha. O rei aprovou a Constituição que criava uma Assembléia Nacional que seria eleita.

Foi então em 1939 que o nome oficial do país, Sião, foi substituído pelo de Tailândia, Práthêt Thai. Práthê vem do sânscrito pradesha que significa “país”, thai significa “livre”.

A última coroação da Tailândia ocorreu em 1946 (rei Bhumibol Adulyadej, o Rama IX), depois da participação do país na Segunda Guerra Mundial.

Leia mais sobre a história da Tailândia aqui.

Reis da dinastia Chakri e rei Rama IX

Reis da dinastia Chakri e rei Rama IX

 

Turismo na Tailândia

Desde os terríveis acontecimentos em 26 de Dezembro de 2004, com o terrível tsunami na costa tailandesa, o país passou por um processo de recuperação.

Menos de 1 ano depois, todas as áreas afetadas pelo desastre, foram reconstruídas.

Suas maravilhosas praias, tornaram-se mais incríveis ainda, como Kata Noi Beach, Nai Harn Beach, Phra Nang, Railay Beach e Thong Nai Pan Noi são realmente fascinantes. Não podemos esquecer as ilhas Ko Phi Phi Leh, a Khao Phing Kan (ou Ilha do James Bond), Ko Samui e muitas outras.

Se você está mais interessado em história, esse país também oferece muitos lugares históricos! Como por exemplo a linda cidade Ayutthaya, a antiga capital do Sião, Chiang Mai e a capital do país, Bangkok.

O país oferece festivais o ano todo, principalmente no verão: em Chiang Mai, por exemplo, O Festival das Flores em fevereiro é impressionante.

A melhor época para visitar o país? De novembro a março, é o verão e não há chuvas.

Enfim, o país é maravilhoso, com uma cultura muito interessante e várias atrações belíssimas.

Acompanhem aqui todas as incríveis cidades, praias e atrações deste lindo país.

Atrações da Tailandia

Atrações da Tailandia

 

Mais sobre a Tailândia, suas cidades e suas atrações, veja aqui.

Loja o Por que não? Travels com roteiros e guias à venda, veja aqui.

Roteiros personalizados para toda a Europa, clique aqui.

Curta a página do Por que não? Travels no Facebook clicando aqui.

Veja as fotos do Por que não? Travels no Instagram.

Siga as informações do Por que não? Travels no Twitter, @alemanhapqnao.