TGV Image Banner 728 x 90

A cerveja Kölsch é uma cerveja especialmente fabricada apenas em Colônia, e é servida nos tradicionais copos de 0,2l, altos e cilíndricos.

São 24 cervejarias em Colônia de diferentes marcas que produzem esta cerveja exclusiva.

A cerveja Kölsch tem alta fermentação e apresenta uma cor amarelada e brilhante (cor de palha) e um teor alcoólico de 4,8%.

Conheça um pouco da história das 11 mais famosas, das 24 cervejarias que fabricam estas delicias e endereços de pubs onde servem estas marcas em Colônia.

 

 

1-Gaffel Becker &Co

O quarteirão da rua Eigelstein ao norte da Hauptbahnhof é o lar da Gaffel Kölsch, desde 2008, e hoje esta cervejaria é mais conhecida como Gaffel am Dom.

Em 1302 ocorreu a primeira menção da cervejaria “Zum Leysten”, que ficava no exato local onde a cervejaria da Gaffel é hoje.

O nome Gaffel Kölsch é pura tradição de Colônia. Em 1396 os Gaffeln eram o braço político das guildas e comerciantes de Köln.

Em 24 de maio de 1908 os irmãos Becker compraram a cervejaria e deram o nome “In der Gaffel” (no Gaffel).

O restaurante da Gaffel am Dom fica na Bahnhofvorplatz 1.

 

Gaffel- Colonia. Foto: gaffel.de

Gaffel- Colonia. Foto: gaffel.de

 

2-Heinrich Reissdorf

Foi criada, como muitas outras, no final do século XIX por Heinrich Reissdorf, que era um carpinteiro. Depois da Segunda Guerra Mundial, a cervejaria Reissdorf foi a primeira que produziu cerveja novamente em Köln.

No começo do século XX havia na cervejaria uma área só para “pessoas mais simples”, ou seja, os pobres. Os ricos ficavam em uma sala separada e no meio dessa sala ficava um grande forno de ferro, com uma bacia em banho-maria no alto. O vapor desta bacia ajudava os visitantes com estômago sensível a aproveitar mais a sua cerveja.

Heinrich Reissdorf

Heinrich Reissdorf

 

 

3-Cölner Hofbräu Früh

Em 1904 o cervejeiro Peter Josef Früh criou sua cervejaria com uma clara visão: fazer uma cerveja com sua receita favorita e oferece-la aos habitantes mais pobres de Colônia.

Logo, sua cerveja preferida, virou a dos habitantes também.

A cervejaria Früh Brauhaus am Dom está localizada no coração da cidade e é também uma das grandes atrações da cidade. A cervejaria tem três andares, sendo o porão romântico, o primeiro andar tradicional e o segundo andar com uma vista maravilhosa para o Kölner Dom. No verão também é possível sentar na frente da cervejaria na praça ao lado da fonte Heinzelmännchenbrunnen.

 

 

Colonia3

4-Sion Kölsch

A tradição da Sion Kölsch começou em 1912 quando a cervejaria foi comprada por Jean Sion, que decidiu mudar o endereço da cervejaria de sua família da região do Eifel para Köln.

Hans Sion, cervejeiro e ex-prefeito de Köln reconstruiu a cervejaria depois de sua destruição na Segunda Guerra Mundial. Ele também formou a Kölsch-Konvention, um grupo de cervejeiros que produzem a Kölsch, com certas regras de como uma Kölsch deve ser.

 

Colonia4

5-Gilden Kölsch

Saindo um pouco do centro da cidade, a Gilden Kölsch foi fundada em 1869 no bairro Mülheim pela família Greven e é hoje uma das marcas mais famosas da cidade.

 

Colonia6

6-Peters Kölsch

Localizada no Alter Markt está a Peters Brauhaus. Ela já existia em 1544 com o nome “Zum Kranz”, e era uma das maiores cervejarias da cidade da época.

 

Colonia

7-Mühlen-Kölsch

A Mühlen-Kölsch é entre os especialistas uma das Kölsch preferidas. Em 1858 a cervejaria foi fundada por Hubert Koch na  Heumarkt nr. 6.

Colonia

 

8-Dom Kölsch

Até 1974 a empresa também fabricava outros tipos de cerveja, até escolherem a Kölsch. Deliciosa!

Colonia

9-Päffgen Kölsch

Essa cerveja é vendida na Friesenstraße desde 1884. Antigamente era normal que os cervejeiros trabalhavam na produção de cerveja durante o dia e a noite eles trabalhavam como Köbesse, que eram os garçons que trabalhavam nas cervejarias.

10-Sünner Kölsch

No começo o nome da pequena cervejaria era “Zum Schiffgen” na Deutzer Freiheit nr. 3. Hoje essa cervejaria é uma das mais antigas que ainda produzem cerveja.

Colonia

11-Hellers Kölsch

A Hellers Brauhaus em 1888 produzia vinhos e champanhe, mas em 1908 Carl Breitwitsch começou a produzir e vender máquinas de cerveja na Roonstraße.

Colonia

 

Aqui estão alguns bares e restaurantes típicos de Colônia que servem uma variedade de Kölsch:

Op d’r Eck,

Bei Oma Kleinmann,

Lotta,

Zum Kornbrenner,

Die Malzmühle,

Gaffel im Linkewitz

Groov Terrasse.

 

Se você quiser fazer um tour pelas cervejarias de Colônia, veja aqui.

Mais sobre a Alemanha, suas cidades e suas atrações, veja aqui.

Loja do Por que não? Travels com roteiros e guias à venda, veja aqui.

Roteiros personalizados para toda a Europa, clique aqui.

Curta a página do Por que não? Travels no Facebook clicando aqui.

Veja as fotos do Por que não? Travels no Instagram.

Siga as informações do Por que não? Travels no Twitter, @alemanhapqnao.

Para ver Hotéis na cidade de Colônia, veja aqui.