Chemnitz tem mais de 800 anos e está situada no coração da Saxônia. Cerca de 245 mil pessoas vivem na cidade e mais de 10.000 jovens estudam na Universidade de Tecnologia de Chemnitz.

A arquitetura fascinante reflete a mudança dos tempos e espírito que moldaram a cidade: monumentos industriais, bairros residenciais reconstruídos como Kassberg, a loja de departamentos Schocken, a Villa Esche ou o centro da cidade, que foi completamente modificado desde a reunificação. A cidade tem investido mais de 50 milhões de euros no novo centro, outras organizações investiram mais de 500 milhões de euros.

Tão famoso quanto o centro da cidade é o busto de Karl Marx feito de bronze por Lew Kerbel em 1971. O belo edifício da antiga prefeitura, a Altes Rathaus, também merece uma visita. Ela foi construída no final do século XV e teve que suportar várias reestruturações ao longo dos séculos.

 

Chemnitz- Altes Rathaus

Chemnitz- Altes Rathaus

Nenhuma outra cidade da Alemanha se encaixa na descrição “cidade moderna” tão bem como Chemnitz. Em 2006, o novo centro recebeu o prêmio DIFA (prêmio que é dado para cidades), por sua mistura bem-sucedida de escritórios, comércios, restaurantes, áreas residenciais, atividades de lazer e cultura.

Chemnitz é uma das cidades alemãs com as melhores escolas do país. Não só a universidade, mas escolas primárias e de segundo grau (há 3 tipos na Alemanha) contam como as melhores do país.

Chemnitz- Busto de Karl Marx feito de bronze por Lew Kerbel em 1971

Chemnitz- Busto de Karl Marx feito de bronze por Lew Kerbel em 1971

 

Chemnitz é uma capital da cultura. A área cênica da cidade é nacionalmente e internacionalmente premiada, contando com a Ópera, o Teatro, a Orquestra Filarmônica Robert Schumann e o Teatro de Marionetes, todos com produções excepcionais.

A Coleção de Arte da cidade no Theaterplatz foi o primeiro local do mundo a ter uma exposição dos trabalhos do músico Bob Dylan.

Chemnitz-Roter Turm

Chemnitz-Roter Turm

 

Além disso, uma das maiores coleções de arte privada alemã está localizada em Chemnitz. No Museu Gunzenhauser quase 2.500 obras esperam os visitantes em um antigo edifício da Sparkasse (Caixa Econômica). As obras são do período clássico do modernismo, a arte entre as Guerras Mundiais e da segunda metade do século XX, entre as quais está uma das maiores coleções de Otto Dix em todo o mundo.

Chemnitz era, e ainda é, uma cidade com uma economia florescente e talento inventivo. O clipe de papel, garrafa térmica, sabão em pó e muito mais foram inventados aqui. E Chemnitz, hoje, é mais uma vez um centro competitivo para a inovação tecnológica. Desde 2004, Chemnitz está entre as dez cidades mais fortes de crescimento da Alemanha todos os anos.

A cidade é impedível! Passeie por suas ruas, aprecie suas inúmeras fontes e edifícios modernos contrastando com os históricos. O comércio na cidade é invejável!

 

Chemnitz

Chemnitz

 

Mais sobre a Alemanha, suas cidades e suas atrações, veja aqui.

Loja do Por que não? Travels com roteiros e guias à venda, veja aqui.

Roteiros personalizados para toda a Europa, clique aqui.

Curta a página do Por que não? Travels no Facebook clicando aqui.

Veja as fotos do Por que não? Travels no Instagram.

Siga as informações do Por que não? Travels no Twitter, @alemanhapqnao.

Para ver Hotéis em Chemnitz, veja aqui.

Booking.com