Thalys_ Image Banner 728 x 90

O Burg Falkenstein é um castelo, hoje em ruínas, construído na Idade Média, localizado em Pfronten, Ostallgäu na Baviera, perto de Füssen. Ele também é o castelo-ruína mais alto da Alemanha.

Em 1270 o Conde Meinhard II do Tirol comprou o local e para definir seu território e assustar os seus rivais, construiu em 1280 o Castrum Pfronten, nome original do castelo. A primeira menção ao castelo só foi feita em 1290 e o nome atual “Falkenstein” (Rocha dos Falcões) só passou a seu utilizado em meados do século XV, por causa de sua localização.

Alemanha: Burg Falkenstein

Burg Falkenstein no alto da montanha

 

Por causa de seus interesses comuns contra os Duques da Baviera, os condes do Tirol e os bispos de Augsburg juntaram as forças e fizeram de Füssen um dos lugares mais ricos da região.

Até 1582 o castelo serviu então como sede dos governadores de Augsburg. Mas por causa de sua localização, o castelo só era habitado no verão. Por isso a sede dos governadores foi mudada para a região do Vale do Ried, na Baviera.

No final da Guerra dos Trinta Anos em 1646, o Burg Falkenstein e dois outros castelos vizinhos, o Burg Eisenberg e o Burg Hohenfrevberg, sofreram um destino horrível. Os governantes decidiram esvaziar os castelos e atearam fogo, destruindo-os, para que o exército sueco-protestante não tomasse posse deles. Porém, o exército sueco-protestante mudou de direção expontâneamente e os castelos foram destruídos em vão.

Juntamente com outras propriedades que pertenceram ao principado-bispado de Augsburg, o Burg Falkenstein passou para a Baviera em 1803.

Em 1883 o famoso Rei Ludwig II da Baviera comprou as ruinas e contratou vários arquitetos para substituir as ruínas em um lindo castelo romântico. Ele se interessou pelo local, pois dali, é possível ver o lindo Schloss Neuschwannstein.

O primeiro arquiteto foi  Christian Jank, que também projetou o Schloss Neuschwanstein, mas o seu primeiro rascunho era arquitetonicamente impossível de ser realizado.

Alemanha: Burg Falkenstein

O primeiro projeto de Christian Jank
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/9/9e/Schloss_Falkenstein_Planung_Gemälde_Historismus_Ludwig.jpg

 

Além disso, o rei estava com grandes problemas financeiros. Sendo assim, o sucessor de Jank, Georg von Dollmann reduziu o projeto drasticamente e deu a ele um toque gótico com uma alta torre principal. Mas Ludwig achou esse projeto muito parecido com outros castelos e também muito simples, então ele contratou o arquiteto de Regensburg, Max Schultze.

Em 1885 Schultze apresentou o seu projeto. Esse era realista e também se parecia muito com o que o rei tinha imaginado, mas infelizmente os custos seriam muito altos.

O castelo ficou então somente um sonho, pois o Rei Ludwig morreu em 1886. Apesar dos altos custos, Ludwig já tinha começado com a construção do caminho para o castelo.

Hoje o castelo permanece em ruínas. Ali no local também se encontra hoje o Burghotel Falkenstein, um lindo hotel com restaurante panorâmico e um pequeno museu contando a história do castelo. As paisagens são incríveis.

 

Alemanha: Burg Falkenstein

O segundo projeto de Georg von Dollmann
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/4/4a/Burg_Falkenstein_Pfronten_11.jpg

 

Alemanha: Burg Falkenstein

O projeto vencedor de Max Schultze
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/3d/Burg_Falkenstein_Pfronten_12.jpg

 

Alemanha: Burg Falkenstein

 

Alemanha: Burg Falkenstein

O Burghotel Falkenstein

 

Alemanha: Burg Falkenstein

O restaurante panorâmico

 

Mais sobre a Alemanha, suas cidades e suas atrações, veja aqui.

Loja do Por que não? Travels com roteiros e guias à venda, veja aqui.

Roteiros personalizados para toda a Europa, clique aqui.

Curta a página do Por que não? Travels no Facebook clicando aqui.

Veja as fotos do Por que não? Travels no Instagram.

Siga as informações do Por que não? Travels no Twitter, @alemanhapqnao.