Valkenburg fica localizada em uma das 12 províncias da Holanda, Limburg, cuja capital é a linda Maastricht. A cidade é perfeita para o turismo. Além de ficar em uma região de belezas naturais como montanhas, flora e fauna, é ideal para o ciclismo no verão. Há trilhas espalhadas em toda a região e que passam por vilazinhas encantadoras. Por causa de tanta natureza, Valkenburg foi a primeira cidade da Holanda a fundar um spa, é isso mesmo…vida saudável e bem-estar! Por causa de seus spas e a fortaleza/ castelo da cidade, Valkenburg é, desde 1833, uma cidade turística, fazendo dela, a cidade turística mais antiga da Holanda.

A cidade oferece ruazinhas perfeitas para longos passeios à pé -recheadas de bons restaurantes e cafés- parques, praças, canais, catacumbas romanas, um teatro ao ar livre mais antigo da Holanda (construído em 1916) e um Casino, além é claro do castelo/fortaleza e das cavernas. Um bate e volta perfeito se você estiver em Colônia, na Alemanha ou em Bruxelas, na Bélgica.

Às margens do rio Geul, as ruínas do castelo/ fortaleza de Valkenburg se destacam. Este é o único castelo/ fortaleza que foi construído em uma colina na Holanda, os outros castelos holandeses foram construídos, ou em áreas planas ou construídos com fossos ao redor.

O castelo foi construído com pedras escavadas de cavernas da cidade, que no total medem mais de 250km, e hoje são uma curiosa atração turística. No Natal, uma interessante Feira de Natal é realizada dentro de duas destas cavernas, na Fluweelengrot e na Gemeentegrot.  Na Fluweelengrot não deixe de visitar uma linda capela do século XVIII.  Durante a Segunda Guerra Mundial, a cidade estava sob a ocupação alemã, a Fluweelengrot se tornou um santuário para moradores da cidade e de tropas americanas.

O castelo/ fortaleza original, em madeira, foi construído em 1115 por Gosewijn I, Senhor de Valkenburg. Esta fortaleza  de madeira sobreviveu até 1122 quando foi destruída sob o cerco de Heinrich V, imperador do Sacro Império Romano. O castelo foi reconstruído nos séculos seguintes, mas foi novamente destruído em um cerco, desta vez por Jan III, Duque de Brabante.

Hoje os visitantes passeiam pelas ruínas do castelo/ fortaleza que foi reconstruído no século XIV, mas, muitas partes do castelo original estão espalhadas pelo local, com descrições e informações perfeitas aos visitantes. Fascinante!

Valkenburg

Valkenburg

Valkenburg

Valkenburg

Valkenburg

Valkenburg

Valkenburg

Valkenburg

Valkenburg

Valkenburg tem o título da Cidade do Natal dos Países Baixos. Todos os anos, a partir do final de novembro, a cidade imersa em um clima de Natal impressionante. As luzes festivas do centro da cidade, bem como as lojas lindamente decoradas criam uma atmosfera única.

Valkenburg  tem cerca de 200 monumentos listados como patrimônios da Holanda. O exemplo mais excepcional é a estação de trens de Valkenburg – a mais antiga estação de trens ainda em funcionamento na Holanda, desde 1853. Outro edifício histórico da cidade é o Het Spaanse Hof (O Tribunal Espanhol). O edifício era usado como tribunal nos processos judiciais e foi fundado pelos governantes dos Países Baixos espanhóis. Ela remonta  ao ano 1661, ano em que Valkenburg era dividida entre a Coroa Espanhola e a República dos Países Baixos Unidos. Na época, o rio Geul que corta a cidade, era uma zona de fronteira que separava os espanhóis para o norte e os holandeses para o sul.

Não deixe de visitar Valkenburg na sua próxima viagem à Holanda!

Valkenburg
Valkenburg

Valkenburg

Mais sobre a Holanda, suas cidades e suas atrações, veja aqui.

Loja do Por que não? Travels com roteiros e guias à venda, veja aqui.

Roteiros personalizados para toda a Europa, clique aqui.

Curta a página do Por que não? Travels no Facebook clicando aqui.

Veja as fotos do Por que não? Travels no Instagram.

Siga as informações do Por que não? Travels no Twitter, @alemanhapqnao.