Alemanha: Berlim

Brandenburger Tor

 

História de Berlim

Documentada pela primeira vez no século XIII, Berlim foi sucessivamente capital do Reino da Prússia (1701-1871), do Império Alemão (1871-1918), da República de Weimar (1919-1933) e do Terceiro Reich (1933-1945).

Após a derrota alemã na Segunda Guerra Mundial, a cidade foi dividida: Berlim Oriental se tornou a capital da comunista Alemanha Oriental, enquanto Berlim Ocidental se tornou um enclave da capitalista Alemanha Ocidental, cercada pelo muro de Berlim entre os anos de 1961 e 1989, enquanto a cidade de Bonn tornou-se a capital da Alemanha Ocidental.

Após a reunificação alemã em 1990, a cidade recuperou o seu status como a capital da República Federal da Alemanha, sediando hoje 147 embaixadas estrangeiras.

Berlim teve um papel chave durante todo o século XX, por causa da Primeira e Segunda Guerra Mundial e principalmente pela Guerra Fria, quando foi o centro da disputa mundial entre os Estados Unidos e União Soviética durante quase 50 anos. É portanto indiscutível afirmar que Berlim foi a cidade mais importante do mundo no século XX.

 

Alemanha: Berlim

 

O que fazer em Berlim?

A cidade é impressionante. Com um passado sofrido, hoje é um dos mais influentes centros de política, cultura e ciência europeia, um exemplo para o resto do mundo. Além disso, Berlim tem muito a oferecer aos turistas: excelentes restaurantes, grandes museus, uma história admirável, edifícios históricos e uma vida noturna incrível.

A cidade oferece um número quase infinito de atrações. Confira abaixo algumas delas!

Os semáforos de Berlim são muito famosos. Eles só podem ser encontrados em Berlim, e são ainda da época da Alemanha Oriental.

Entre as mais populares atrações estão o lindo Brandenburger Tor e perto, o monumento do Holocausto, o Reichstag, a Catedral de Berlim, a East Side Gallery, o Berliner Schloss, que está sendo reconstruído, a famosa Torre de Televisão e o Checkpoint Charlie. Também vale a pena passar na Nivea Haus, casa da famosa marca de cremes Nivea.

Se você quer algo tranquilo e calmo, diferente da vida agitada no centro da cidade, recomendo o Nikolaiviertel, no centro histórico de Berlim.

Berlim é famosa pelos seus maravilhosos museus, os mais famosos sendo o Pergamon Museum, o DDR Museum, o Jüdisches Museum Berlin, o Deutsches Technikmuseum e o Museu Histórico Alemão. Se você faz questão de ver todos (ou pelo menos boa parte deles!), recomendo o Museumpass Berlin para aliviar seu bolso!

Outra maneira de ver várias atrações é fazer um passeio de barco pelo Rio Spree, vale muito a pena!

Quem gosta de fazer compras vai se encantar com a Kurfürstendamm. Lá você encontrará de tudo, de marcas populares à lojas de marcas famosas.

Já que você está passando por Berlim, vale a pena fazer um bate-e-volta no Parque Sanssoussi em Potsdam e no Campo de Concentração Sachsenhausen em Oranienburg.

Se você é fã de chocolates, não pode faltar uma visitar a Chocolateria Fassbender & Rausch, a primeira “chocolateria-restaurante da Alemanha”.

Onde ficar em Berlim?

Hotéis tem de monte em Berlim, mas sempre recomendo o lindo Hotel Adlon Kempinski na frente do Brandenburger Tor ou o Meliá Hotel ao lado do Rio Spree. Se interessou? Faça sua reserva aqui e aqui.

Existe também vários hotéis bons e baratos (mas de qualidade!), veja aqui 5 deles que eu recomendo.

 

Alemanha: Berlim

Restos do Muro de Berlim

 

Alemanha: Berlim

O Reichstag

 

Alemanha: Berlim

O Monumento do Holocausto

 

Alemanha: Berlim

Jardins da Ilha dos Museus com a Catedral de Berlim no fundo

 

Alemanha: Berlim

Dentro do Museu Pergamon

 

Mais sobre a Alemanha, suas cidades e suas atrações, veja aqui.

Loja do Por que não? Travels com roteiros e guias à venda, veja aqui.

Roteiros personalizados para toda a Europa, clique aqui.

Curta a página do Por que não? Travels no Facebook clicando aqui.

Veja as fotos do Por que não? Travels no Instagram.

Siga as informações do Por que não? Travels no Twitter, @alemanhapqnao.

Para ver Hotéis em Berlim, clique aqui.