San Gimignano. Foto: hotelcolorsrome.com

San Gimignano. Foto: hotelcolorsrome.com

 

San Gimignano

San Gimignano, conhecida como a Cidade das Bonitas Torres, é uma cidade murada medieval clássica, que fica em uma colina na Toscana.

As suas 13 torres medievais sobreviventes são maravilhosas. Originalmente eram 72 torres, algumas com mais de 50 metros de altura, construídas por famílias ricas da cidade, provavelmente para demonstrar a sua riqueza e poder. Hoje somente a Torre Grossa está aberta para turistas, ela mede 54 metros de altura.

O centro histórico de San Gimignano é Patrimônio Mundial da UNESCO por sua arquitetura. Durante a Idade Média, a cidade era um importante centro de comércio. A cidade era parada obrigatória para os peregrinos seguirem até Roma.

San Gimignano na Idade Média foi um grande produtor de açafrão. Existem ainda alguns pequenos produtores de açafrão espalhados pela cidade. O principal produto hoje na cidade é o vinho branco, Vernaccia, que vem a partir das vinhas ao redor da cidade. Você pode experimentá-lo em diversos lugares da cidade.

Lembranças de San Gimignano? Suas belas cerâmicas, uma mais linda que a outra, difícil escolher!

Para uma cidade pequena, San Gimignano tem um grande número de bons restaurantes que servem comida típica da Toscana. Há pelo menos uma dúzia de restaurantes no centro e outros bons restaurantes na zona rural. Sugiro o delicioso Ristorante Beppone, na Vicolo dell’Oro 1.

Chegando a San Gimignano, se vier de carro, deixe-o no estacionamento Parcheggio Bagnaia Superiore, com entrada pela Via Bagnaia. Se você chegar de trem pela estação de Poggibonsi (13km de San Gimignano) pegue ônibus até a cidade, leva 30 minutos.

Pernoite em San Gimignano é uma delícia: a cidade se ilumina e é bem movimentada no verão, com musicais e festivais que correm a madrugada. Sugiro se hospedar no sensacional La Locanda di Quercecchio. Reservas aqui.

 

San Gimignano

San Gimignano

 

As cerâmicas de San Gimignano

As cerâmicas de San Gimignano

 

As cerâmicas de San Gimignano

As cerâmicas de San Gimignano

 

A praça mais bonita da cidade é a Piazza del Duomo. Nela se encontra a Basilica Santa Maria Assunta, também conhecida como Collegiata. Essa linda igreja românica é conhecida por seus afrescos. Na parede ao norte da igreja se encontram afrescos de Bartolo di Fredis que mostram 26 cenas do Antigo Testamento. Na praça também se encontra o Palazzo del Popolo, a prefeitura da cidade, construída entre 1288-1323.

Outra linda igreja é a Sant’Agostino, na Piazza Sant’Agostino. Sua fachada foi construída em 1298 mas seu interior foi construído em estilo rococo somente em 1740. O quadro em cima do altar mostra a coroação de Maria (1483), de Piero Pollaiuolo.

Uma outra grande praça da cidade é a Piazza della Cisterna, com uma linda fonte com o mesmo nome no seu centro.

 

Piazza del Duomo

Piazza del Duomo

 

Piazza del Duomo

Piazza del Duomo

 

 

A cidade tem ótimos museus, como por exemplo o Museo Civico que está dentro do Palazzo del Popolo, mostra vários lindos afrescos e pinturas da região; o Museo San Gimignano 1300, que mostra uma reconstrução da cidade nos séculos XIII e XIV, e como a cidade aparentava com suas 72 torres e o Museu Arqueológico que fica em antigo convento, tem uma pequena coleção de artefatos etruscos, que foram a primeira civilização a povoar o que é agora San Gimignano.

Não deixe de visitar também o la Rocca, restos da fortaleza do século XIV, acima da cidade, vale a pena. As vistas são maravilhosas. Para chegar até lá, caminhe até a colina a partir da Piazza delle Erbe. Lá, há também um museu do vinho e um cinema ao ar livre no verão.

 

Piazza della Cisterna

Piazza della Cisterna

 

Por que nao? Travels no La Rocca

Por que não? Travels no La Rocca

 

Mais sobre a Itália, suas cidades e suas atrações, veja aqui.

Loja do Por que não? Travels com roteiros e guias à venda, veja aqui.

Roteiros personalizados para toda a Europa, clique aqui.

Curta a página do Por que não? Travels no Facebook clicando aqui.

Veja as fotos do Por que não? Travels no Instagram.

Siga as informações do Por que não? Travels no Twitter, @alemanhapqnao.