Vale do Mosel

Vale do Mosel

 

Durante a sua longa história, muitos superlativos tem sido usados para descrever a região do Mosel: “a região vinícola mais antiga da Alemanha”, ” a mais popular área de turismo na Alemanha” e “o mais bonito rio ao norte dos Alpes”. Cada uma destas descrições é certamente verdadeira, mas nenhuma delas explica totalmente a fascinação sobre este rio de mais de 500km. A região é deslumbrante!

Suas muitas curvas, as paisagens magníficas, ricas florestas sobre as colinas e com lindos riachos, o Mosel convida seus visitantes a fazerem suas próprias descobertas.

O Mosel está repleto de cidadezinhas históricas entre Koblenz e Trier, entre elas a inesquecível Bernkastel-Kues; Traben-Trarbach com sua linda e impressionante ponte; Zell e seu fantástico Festival do Vinho do Vale do Mosel no verão; Alf e seu incrível castelo o Burg Arras; Cochem com seu cenário de contos de fadas;  o famoso Burg Eltz, castelo que está com a mesma família a mais de 800 anos; o lindo castelo Ehrenburg na linda Brodenbach e muito, muito mais…num total de 75 cidades, ao longo de um percursso de 320km em território alemão.

É possível ver durante o passeio muitos outros castelos, antigos monastérios, igrejas imperdíveis e intermináveis plantações de uvas. A oportunidade de experimentar os vinhos do Mosel são inspiradoras: sentar a beira da linda margem do Mosel, saboreando o delicioso Riesling é o paraíso na Terra.

Durante os meses de setembro e outubro, experimente o Federweisse que é um vinho feito com a primeira fermentação das uvas. Se chama Feder (pena) porque é leve como uma pena, e weisse (branco) porque é feito com uvas brancas. Também existe o Federrote, feito com uvas vermelhas, mas é menos comum. Tem que ser consumido em alguns dias senão estraga. O sabor é incrível… e para acompanhar o Federweisse a famosa torta de cebolas (Zwiebelkuchen) deliciosa!

 

Festival de verão em Bernkastel-Kues

Festival de verão em Bernkastel-Kues

Dicas

– sugiro de 3 a 4 dias para percorrer toda a rota, de Koblenz até Trier ou ao contrário, pela margem do Mosel; Faça de abril até final de setembro. Não faça esta rota no inverno!
– Em várias cidadezinhas há pontes para você atravessar do outro lado da margem e conhecer as outras cidadezinhas;
– Restaurantes, hotéis e muitas atrações, estão espalhadas nas cidadezinhas;
– Todas as cidades desta rota são lindas e merecem visitar, mas para isso, você precisaria de 7 dias ou mais.
– Os principais Festivais do Vinho do Vale do Mosel acontecem de julho a setembro, e há uma variedade imensa de atrações nesta época, além da degustação de vinhos, passeios pelas vinícolas, desfiles nas cidadezinhas e shows;
– Esta região é perfeita para quem alugar um motorhome e quer acampar do lado do Mosel. Há muitos campings 5 estrelas espalhados pela margem deste incrível rio. Pura traquilidade!
– Se você quiser um roteiro personalizado com toda a rota, com mapas das cidades, atrações no verão nas cidadezinhas, castelo mais interessantes, lista completa de hotéis, restaurantes, a programação do Festival do Vinho e a lista de vinhedos para a visitação, entre em contato e peça o seu, aqui.

 

Cochem, no Vale do Mosel

Cochem, no Vale do Mosel

 

O Mosel e o vinho

Os romanos originalmente traziam para a Alemanha o vinho diretamente da Itália.
Mas, quando o suprimento foi interrompido devido aos conflitos com os germanos, os romanos começaram a cultivar suas próprias vinhas nos vales do rio Reno e do Mosel.

Desde então, a produção de vinho tem sido a base da economia em toda a extensão do Mosel.

Desde o tempo dos romanos e até os dias de hoje, pode ser encontrado entre Cochem e Zell um excelente vinho de mesa chamado de Elbling.

O vale do Mosel é uma das regiões mais importantes da Alemanha na fabricação de vinho, e as uvas Riesling são as mais típicas desta região.

Durante seu passeio pela margem do Mosel, é possível conhecer vinicolas centenárias e comprar vinhos diretamente do produtor. Os preços são maravilhosos!

 

Vinho Riesling

Vinho Riesling

 

Mais sobre as atrações do Vale do Mosel, veja aqui.

Mais sobre as cidades da Alemanha e suas atrações, veja aqui.

Loja do site com roteiros e guias à venda, veja aqui.

Roteiros personalizados para toda a Europa, clique aqui.

Curta a página do Por que não? Travels no Facebook clicando aqui

Veja as fotos do Por que não? Travels no Instagram.

Siga as informações do Por que não? Travels no Twitter, @alemanhapqnao.