TGV Image Banner 728 x 90
Roma

Roma

 

Roma é sem dúvida uma das mais belas cidades do mundo; a cada ano milhões de turistas vêm de todo o mundo para admirar os tesouros e obras-primas da arte romana e arquitetura.

A cidade  está recheada de atrações fantásticas para pelo menos 7 dias ou até mais.

Quando visitar Roma? A melhor época para visitar-la é nos meses de abril, maio e final de setembro a outubro.

Na alta temporada do verão, o calor e as multidões tornam a cidade quase insuportável. Agosto, em particular, deve ser evitado porque este é o mês que o país sai de férias.

No inverno pode ser arriscado, porque as horas de abertura para muitas atrações são mais curtas, e algumas estão completamente fechadas, só reabrindo em abril.

História de Roma

Roma é a capital da Itália. Com pouco mais de 2,8 milhões de habitantes, a cidade é cortada pelo rio Tibre.

A fundação de Roma remonta aos primórdios da civilização. A cidade é tao antiga, que é hoje conhecida como “a cidade eterna”. Os romanos acreditavam que sua cidade foi fundada no ano 753 aC. Os historiadores modernos acreditam que Roma foi fundada ano 625 aC.

A principio Roma foi governada por reis, exatamente sete, mas os romanos tomaram o poder sobre a cidade e a governaram. Formaram um conselho conhecido como o “senado”, formando a “república romana”.

Nesta república foram criadas quatro classes sociais. Esta divisão era muito importante para os romanos.

A classe mais baixa eram os escravos, propriedade de outras pessoas. A próxima classe eram os plebeus, pessoas livres, mas que não podiam opinar sobre os problemas da cidade, portanto tinham que ficar quietos.

A segunda classe mais elevada eram os equestrians (às vezes eles eram chamados de “cavaleiros”).

A classe mais alta eram os nobres de Roma. Eles eram chamados de “patrícios”. Todo o poder real em Roma estava com eles.

A República Romana foi um governo muito bem sucedido. Durou desde 510 aC até 23 aC – quase 500 anos e o governante mais famoso desta época foi sem dúvida Júlio César, um político romano e general que governou Roma como um ditador. Após a conquista de Júlio César na Gália, seguido de um período de guerra civil, o Império Romano foi proclamado por Octaviano em 27 aC.

Nesta época, a cidade já tinha ultrapassado uma população de um milhão, provavelmente a primeira cidade na história a atingir este tamanho (em comparação, a população mundial na época era de cerca 200-300 milhões).

Após o colapso do Império Romano do Ocidente, Roma se manteve como uma república até o século VIII. Mas a cidade foi reduzida a uma fração de seu tamanho anterior, sendo saqueada várias vezes nos séculos V a VI.

Com a perda definitiva de controle imperial na Itália, Roma se tornou a capital do Estados Pontifícios na Itália medieval. O Papado se esforçou para manter a influência no emergente Sacro Império Romano, e durante o chamado Obscurum Saeculum, a população de Roma caiu para 30 mil habitantes.

Roma começou a se recuperar somente no final do século XV e XVI: a Capela Sistina foi restaurada em 1480 e decorada por Michelangelo em 1508-1512. A construção do Palácio Apostólico começou em 1589. Construção da Basílica de São Pedro, a obra mais famosa da arquitetura renascentista, foi iniciada em 1506.

A Renascença romana foi interrompida abruptamente com a devastação da cidade em 1527, mas o papado reafirmou-se na Contra-Reforma, e a cidade continuou a florescer durante o início do período moderno.

Roma foi anexada por Napoleão e era tecnicamente parte da França durante 1798-1814, e durante a Segunda Guerra Mundial, a cidade foi bombardeada várias vezes.

Fonte desta pesquisa: roman-empire.net e wikipedia

Roma

Roma

 

Atrações de Roma

Como mencionei acima, o ideal é ficar na cidade por 7 dias, mas se você puder ficar 10 dias, muito melhor para visitar as atrações ao redor de Roma, pois são muitas…

Uma das grandes atrações da cidade e um dos principais cartões postais da cidade é o Coliseu, uma das mais imponentes e famosas estruturas antigas.

O Coliseu era um espetáculo: tudo era completamente coberto por esplêndidas lajes de pedra travertino. Tinha quatro andares; os três primeiros tinham oitenta arcos cada; os arcos no segundo e terceiro andares eram decorados com enormes estátuas.

O que vemos hoje é apenas o esqueleto do que era a maior arena do mundo antigo. Três quintos da parede de tijolos exterior estão faltando. Na Idade Média, quando não era mais usado, o Coliseu foi transformado em um enorme depósito de mármore, chumbo e ferro usado pelos Papas para construir o Palácio Barberini, a Piazza Venezia e até mesmo a Basílica de São Pedro.

Do lado do Coliseu está o Arco di Constantino, um Arco do Triunfo construído para celebrar a vitória de Constantino em uma das batalhas.

Fica entre o Coliseu e o antigo Foro Romano. Pode ser visto tanto de um como de outro local. Extremamente ornamentado, com o diferencial de ter sido construído com “sobras” de outras edificações romanas.

O Foro Romano, é uma imensa área um tanto irregular e montanhosa, que na Roma Antiga era o coração da cidade, o centro cultural, religioso, administrativo e comercial.

Sendo assim, ali se encontram ruínas de inúmeros edifícios e monumentos. O lugar é fantástico.

Vaticano

Vaticano

 

Roma é famosa também pelas notáveis praças e fontes. As praças de Roma guiam os visitantes aos principais e inúmeros pontos de interesse histórico, arquitetônico e turístico. As mais famosas: Fontana di Trevi; Piazza Navona; Escadaria Espanhola; Trinitá dei Monti; Piazza del Popolo e muitas outras.

E não há uma praça em Roma sem uma fonte. A água corre abundante no subsolo e jorra das centenas de pequenas e grandes fontes, cada uma com seu próprio valor artístico e histórico. No verão, estas fontes são a salvação dos visitantes: munidos de garrafinhas, abastecem à vontade com a água potável de Roma. Mas atenção, verifique se na fonte há uma placa indicando que a água é própria para consumo.

Roma também tem suas especialidades da vasta culinária italiana: a famosa Bruschette e o delicioso Gnocchi alla Romana, Spaghetti alle Vongole, a delicosa Saltimbocca alla Romana (Escalope de vitela com presunto e sálvia) e a Torta di Ricotta, todos imperdíveis.

O texto acima é somente uma introdução da cidade, há muito o que mostrar de Roma.

Acompanhe nossos posts das atrações de Roma, você vai se apaixonar pela cidade e vai querer vir correndo para lá, afinal, todos os caminhos levam à Roma.

Roma

Roma

 

Mais sobre as cidades da Itália e suas atrações, veja aqui.

Loja do site com roteiros e guias à venda, veja aqui.

Roteiros personalizados para toda a Europa, clique aqui.

Curta a página do Por que não? Travels no Facebook clicando aqui.

Veja as fotos do Por que não? Travels no Instagram.

Siga as informações do Por que não? Travels no Twitter, @alemanhapqnao.

Thalys_ Image Banner 728 x 90