Bergamo é linda! Uma das cidades mais encantadoras do norte da Itália. O charme da cidade foi inspirado em Veneza entre os séculos XV e XVIII e combina riquezas de arte renascentista medieval e arquitetura barroca.

A cidade é composta por duas partes: a cidade velha no alto da colina, Bergamo Alta; e a cidade moderna, Bergamo Bassa. Sobe-se até a cidade velha com funicular ou pelas escadarias ao lado das colinas de Bergamo. As paisagens são deslumbrantes de lá.

Bergamo Bassa; e Bergamo Alta

Bergamo Bassa; e Bergamo Alta

 

Com ruazinhas de pedras encantadoras para explorar à vontade, a grande jóia da cidade velha é a Piazza Vecchia. Lá se encontram as obras arquitetônicas mais bonitas da região. Entre elas a Torre del Comune do século XII com seu sino que toca todos os dias às 22:00; a Biblioteca Civica do século XVI e o Palazzo della Ragione do século XII.

Passando pelas arcadas do Palazzo della Ragione você chegará até a Piazza del Duomo com a linda Cappella Colleoni construída em 1476. Nela se encontra o túmulo do famoso governante da cidade Bartolomeo Colleoni. Ali também se encontra a Igreja Santa Maria Maggiore que tem um grande contraste entre o seu exterior e seu interior barroco. Ali está enterrado o famoso músico da cidade Gaetano Donizetti.

A cidade velha tem mais uma dezena de atrações e que merecem um dia inteiro.

E depois de um dia inteiro de visitas na parte antiga da cidade, não deixe de experimentar um delicioso e enorme pedaço de pizza na Il Fornaio, na  Via Bartolomeo Colleoni, cidade velha. Simplesmente divina…

Ruazinhas de Bergamo, Itália

Ruazinhas de Bergamo, Itália

Eu na Piazza Vecchia

Eu na Piazza Vecchia

Capela Colleoni, Bergamo

Capela Colleoni, Bergamo

 

Desça as escadaria ou use o fulicular e visite a Cittá Bassa (somente depois de visitar a cidade velha).

Esta parte de Bergamo é mais moderna mas não deixa de ter seu charme com alguns monumentos antigos.

No final do século XIX, Cittá Bassa era composta por casas residenciais construídas ao longo da estrada principal que ligava Bergamo com as outras cidades da Lombardia. A cidade rapidamente se expandiu durante o século XX.

Nas primeiras décadas, o município ergueu prédios importantes, como o novo tribunal e vários escritórios administrativos na parte inferior de Bergamo, a fim de criar um novo centro da cidade.

Após a Segunda Guerra Mundial e durante o chamado miracolo economico (crescimento econômico) muitos prédios residenciais foram construídos na parte baixa da cidade, que agora está dividida em vários bairros, como Longuelo, Colognola, Malpensata e Boccaleone, Redona e Valtesse entre muitos outros.

pizza na Il Fornaio

Pizza na Il Fornaio

Mais sobre a Itália, suas cidades e suas atrações, veja aqui.

Loja do Por que não? Travels com roteiros e guias à venda, veja aqui.

Roteiros personalizados para toda a Europa, clique aqui.

Curta a página do Por que não? Travels no Facebook clicando aqui.

Veja as fotos do Por que não? Travels no Instagram.

Siga as informações do Por que não? Travels no Twitter, @alemanhapqnao.