Atenas vista do monte Lycabettus

Atenas vista do monte Lycabettus

 

Olhando Atenas pela primeira vez você leva um susto: além de toda a sua beleza, Atenas é uma grande metropole: muito movimentada, os gregos andam despreocupados pelas ruas como se seu dia-a-dia fosse totalmente sem nenhum problema e tudo fácil de se resolver; um trânsito caótico como qualquer cidade grande, mas com um detalhe: sem seguir direito às normas de trânsito e de segurança, portanto, olhem bem antes de atravessar as ruas de Atenas.

Atenas é o principal centro da política econômica e cultural da Grécia, sendo assim, tornou-se a capital absoluta da Grécia.

Com pouco menos de 4 milhões de habitantes (em toda sua área metropolitana, Atenas sozinha tem 800 mil habitantes), a cidade domina a região da Ática e é uma das cidades mais antigas do mundo e é repleta de atrações: ruinas de antigos templos; jardins com histórias milenares; áreas verdes e montanhas onde as vistas para a cidade são um espetáculo.

Partenon. Atenas

Partenon. Atenas

A cada canto da cidade, principalmente no bairro Plaka, música proporciona uma volta ao passado: o tema do filme Zorba, o Grego, está em todos os restaurantes, até parece o hino oficial do país.

E por falar em restaurantes, estes oferecem as mais variadas e deliciosas iguarias gregas… é literalmente um “peso” extra na balança. Os garçons não são uma delicadeza no trato ao turista, mas fazem seu papel (trazem a comida, levam os pratos sujos e trazem a conta… e só).

O famoso iogurte grego é tudo aquilo (e muito mais) que você já escutou por ai: delicioso, parece um creme de tão cremoso… lojas que vendem esta delícia estão espalhadas por toda a Grécia.

Iogurte greco de Atenas

Iogurte grego de Atenas

Para conhecer Atenas de ponta a ponta, ou melhor, fazer um giro de 360° pela cidade (uma vez que Atenas está alojada em uma grande circunferência, é necessário pelo menos 5 dias.

As atrações do centro antigo são fáceis de serem visitadas a pé. Para os demais bairros interessantes da cidade e o porto, o visitante precisará de transporte público. Os metrôs são excelentes.

Com um bom mapa e roteiro nas mãos, o visitante irá se maravilhar pela cidade, lembrando que Atenas não é só a Acrópolis, há muito, muito mais.

Dentro da área urbana de Atenas tem muitas colinas, tornando a cidade especialmente íngreme. É um sobe e desce, vai se preparando… As colinas mais importantes são Lycabettus (a mais alta da cidade, com vistas espetaculares), Acrópole e Filopappos Tourkovounia. Outros morros menores incluem Arditos, Strefi, Ninfeon ou Mouseion, estes pouco atraentes aos turistas, mas se você tiver tempo sobrando depois de visitar a cidade, são um bom passeio.

Restaurantes do bairro Plaka

Restaurantes do bairro Plaka

Bairro Plaka

Bairro Plaka

História de Atenas (uma pequena parte…)

A história de Atenas se estende por mais de 3.000 anos, tornando-a uma das mais antigas cidades continuamente habitadas.

Durante o período clássico da Grécia era uma poderosa cidade-estado, poder esse que veio junto com o desenvolvimento do porto de Piraeus e desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento da democracia. Ela também era um centro cultural onde viviam muitos grandes artistas, escritores e filósofos da antiguidade. Estas contribuições de Atenas para o pensamento de sua época tiveram uma grande influência sobre o desenvolvimento da Grécia, de Roma e da cultura ocidental como um todo.

Atenas é uma cidade rica em vestígios arqueológicos de importância fundamental, dos quais o mais famoso é o Partenon na Acrópole. Além das construções do período clássico grego, monumentos romanos e bizantinos também são preservados, assim como vários edifícios modernos notáveis.

Segundo a lenda, a cidade de Atenas recebeu este nome após uma competição entre os deuses Poseidon e Atena para saber quem seria o protetor da cidade.

Poseidon ofereceu à cidade uma lagoa com água do mar e Atena ofereceu uma árvore de olivas no topo do morro Acrópolis. As pessoas escolheram Atena como deusa padroeira da cidade, homenageando-a com o nome da cidade. O mito simboliza a sabedeoria da deusa Atena e os mares do deus Poseidon, sendo a cidade de Atenas a cidade da sabedoria e tendo um grande poder marítimo.

Atenas foi entao fundada pelo Rei Theseus, que juntou várias vilas da região de Atica.

A historia de Atenas até os dias de hoje é ampla e renderia muitos e muitos posts, mas, vamos nos aprofundar nas atrações que a cidade oferece nos posts futuros, sempre contando a historia da atração dando continuidade à própria história da cidade.

E por último e muito importante: não alimente os famosos gatos vira-latas da Grécia: a porcentagem destes gatunos no país é surpreendente. Eles invadem lojas, restaurantes, latas de lixo a procura de comida…dá uma peninha mas se você der um pedacinho de pão, eles não largam mais do teu pé.

O Monte Lycabettus visto da Acrópolis

O Monte Lycabettus visto da Acrópolis

Complexo da Acropolis

Complexo da Acropolis

Parque no centro antigo de Atenas

Parque no centro antigo de Atenas

Mais sobre as cidades da Grécia e suas atrações, veja aqui.

Loja do site com roteiros e guias à venda, veja aqui.

Roteiros personalizados para toda a Europa, clique aqui.

Curta a página do Alemanha! Por que não? no Facebook clicando aqui.

Veja as fotos do Alemanha! Por que não? no Instagram.

Siga as informações do Alemanha! Por que não? no Twitter, @alemanhapqnao.