Bad Muskau

Bad Muskau

 

Bad Muskau é uma cidade balneária na Alemanha que faz divisa com a Polônia.

O lugar é lindo e relaxante, mas o que chama atençao é seu maravilhoso parque com dois castelos. Este parque e castelos fazem parte do Patrimônio da UNESCO.

Os jardins em estilo inglês do parque possuem 545 hectares e são considerados os mais extensos da Europa central e ficam em ambos os lados da fronteira alemão e polonês.

Visitantes de todo o mundo vêm à Bad Muskau em busca de muita tranquilidade nos spas e desfrutar de toda a beleza do parque dos castelos.

O parque foi criados pelo príncipe e paisagista Hermann von Pückler-Muskau (1785-1871), conhecido como um dos maiores paisagistas de jardins do seu tempo e como autor de livros sobre suas viagens pela Europa e norte da África.

Mapa do parque de Bad Muskau. Foto: http://www.badmuskau.de/start

Mapa do parque de Bad Muskau. Foto: http://www.badmuskau.de/start

História do parque (fonte: Wikipédia)

“A construção do parque se iniciou em 1815, depois do regresso do príncipe de uma viagem à Inglaterra, onde havia visitado e estudado intensamente vários parques e jardins. Sua intenção era embelezar Bad Muskau rodeando-a, segundo suas palavras, com um “magnífico grande jardim”.

Com o tempo, estabeleceu uma escola internacional de tratamento da paisagem em Bad Muskau e supervisou a construção de uma extensa parte paisagística que abraçaria a cidade “de uma maneira até então nunca vista em escala tão grande”.

O principe teve ajuda de Jacob Heinrich Rehder que se converteu no primeiro superintendente do parque.

Como parte do plano se realizou a construção de uma Orangerie, a remodelação do “Castelo Velho” (Altes Schloss) e a reconstrução do “Castelo Novo” (Neues Schloss) como centro composicional do parque, com veredas partindo de varias direções desde o castelo. As obras também implicaram a construção de uma capela gótica, uma cottage inglesa e várias pontes.

Em 1845, Hermann von Pückler-Muskau se viu obrigado a vender os castelos de Muskau devido às dividas que havia adquirido com a construção do parque.

Depois da morte de Rehder em 1852 o novo proprietário, príncipe Frederico dos Países Baixos, trabalhou com o discípulo de Pückler-Muskau, Eduard Petzold, um jardineiro paisagista bem conhecido, como novo superintendente do parque para que completasse seu desenho. Petzold continuou desenvolvendo as idéias de seu mestre.

Durante a Segunda Guerra Mundial o parque ficou sem manutenção e na última ofensiva soviética para sitiar Berlim, os castelos e pontes do parque sobre o rio Neisse foram destruídos.

Desde 1945, ao criar-se a nova fronteira germano-polonesa na linha Oder-Neisse, uma terça parte do parque ficou no lado polonês e os castelos no lado alemão.

Apesar do pouco interesse pelo governo da RDA na época pelo Parque de Muskau, por ser ser a obra de um nobre, o superintendente Kurt Kurland assinou em 1965 uma proteção estatal, que se preservara o parque e todo o complexo; o Velho Castelo foi reconstruído pela administração germano-oriental entre 1965-1972, enquanto que o Novo Castelo e as pontes foram restauradas nos anos 1990. No lado polonês sucedeu o mesmo.

Em 2 de julho de 2004 a UNESCO incluiu o Parque de Muskau na lista de monumentos do Patrimonio Mundial, elogiando “a exemplar demonstração de colaboração inter-fronteiriça entre Alemanha e Polônia”.

O parque é sensacional. Os castelos oferecem exposiçoes de artes, restaurantes e exposiçoes temporárias.

Mais sobre o parque, horários e ingressos veja aqui.

Recomendo em Bad Muskau este hotel-spa.

 

Bad Muskau, o novo castelo

Bad Muskau, o novo castelo

Parque de Bad Muskau no outono

Parque de Bad Muskau no outono

Eu no novo castelo de Bad Muskau

Eu no novo castelo de Bad Muskau

Parque de Bad Muskau

Parque de Bad Muskau

Parque de Bad Muskau

Parque de Bad Muskau

O velho castelo de Bad Muskau

O velho castelo de Bad Muskau

Um dos lagos do parque de Bad Muskau

Um dos lagos do parque de Bad Muskau

 

Mais sobre as cidades da Alemanha e suas atrações, veja aqui.

Loja do Alemanha! Por que não? com roteiros e guias à venda, veja aqui.

Roteiros personalizados para toda a Europa, clique aqui.

Curta a página do Alemanha! Por que não? no Facebook clicando aqui.

Veja as fotos do Alemanha! Por que não? no Instagram.

Siga as informações do Alemanha! Por que não? no Twitter, @alemanhapqnao.

TGV Image Banner 728 x 90