Península de Karpaz, Chipre

Vista do Castelo Kantara.

 

A península de Karpaz é o lugar perfeito para fugir da civilização. A área é um Parque Nacional, ou seja, lá não existem hotéis de luxo ou restaurantes famosos, somente pequenos negócios locais.

Muitos dizem que a península parou no tempo, pois toda a sua paisagem está intocada e os edifícios só estão marcados pela mão da natureza, e não do homem.

Essa área está cheia de praias de areia branca, e a maioria delas serve como o local onde as tartarugas vão botar seus ovos para chocarem. Em meados de agosto, ao nascer do sol, é possível ver as pequenas tartaruguinhas indo para a água.

Uma das praias mais famosas, e também uma das mais bonitas de Chipre, é a Golden Beach. Diz a lenda que foi nessa praia que a Deusa grega Afrodite nasceu. O mar ficou totalmente calmo, exceto por uma onda mais branca do que as outras. Dessa onda saiu uma linda concha e dentro dela, estava a deusa da beleza, Afrodite.

Como várias praias e regiões de Karpaz, não existe nenhuma contrução em volta da Golden Beach, somente alguns chalés que podem ser alugados e um pequeno restaurante.

Península de Karpaz, Chipre

A maravilhosa Golden Beach.

Antigamente o principal meio de transporte da ilha eram os burros. Mas nos anos 50 quando os ingleses trouxeram os trens e carros para o Chipre, os burros não tinham mais uso. Sendo assim, grande parte deles se mudaram para a Península de Karpaz. Hoje é possível ver vários burros ao longo da estrada. Um fato interessante é que, os burros de cor cinza são os lado grego da ilha e os de cor preta do lado turco.

Península de Karpaz, Chipre

Os lindos burros da Península.

A península oferece várias atrações, as mais famosas são o Castelo Kantara, o Monastério Apostolos Andreas e a pequena vila Dipkarpaz.

O castelo de Kantara e outros dois, o Buffavento e o St. Hilarion foram construídos em cima de uma montanha que aparenta uma mão, sendo assim, ela recebeu o apelido de “Montanha dos cinco dedos”.

Apesar deles terem sido provavelmente construídos para proteger a ilha da invasão árabe, eles só foram mencionados quando Ricardo, Coração de Leão tomou posse da ilha em 1191.

Em 1391 o castelo Kantara recebeu altas muralhas do Rei James, e como durante a Dinastia Lusignan (séc.X ao séc XIII) havia várias batalhas, o castelo sempre precisou ser reconstruído. Ele também serviu como prisão de reis e nobres de vários países.

Quando os venezianos conquistaram o Chipre em 1489, o castelo ainda era de grande importância. Mas como a tecnologia estava mudando, e as armas melhorando, os três castelos perderam sua importância ao longo dos anos e cairam as ruínas.

Península de Karpaz, Chipre

Ruínas do castelo Kantara.

O Monastério Apostolos Andreas nunca foi em si um monastério, mas mesmo assim, ele é um dos centros de pelegrinação mais importantes do Chipre. De acordo com a lenda, foi nesse local que o St. Andrew chegou de barco, quebrou uma grande pedra com sua bengala e assim fez com que água fresca viesse para a vila.

Ali também há um santuário para os burros da ilha. Se você vier de carro, preste atenção: os burros tem preferencial!

Península de Karpaz, Chipre

O Monastério Apostolos Andreas.

Península de Karpaz, Chipre

Placa pedindo para tomar cuidado com os burros.

Durante a semana você também encontrará uma linda feirinha em frente ao monastério, perfeita para se comprar souvenires típicos da ilha.

A pequena vila de Dipkarpaz é a única cidade da ilha, onde gregos cipriotas e turcos cipriotas vivem juntos em harmonia. Lá você encontrará uma igreja e uma mesquita lado a lado e placas escritas em grego e turco. Lá eles até aceitam o Euro e a Libra Turca.

Península de Karpaz, Chipre

A igreja da cidade de Dipkarpaz.

Península de Karpaz, Chipre

E a mesquita da cidade de Dipkarpaz.

Península de Karpaz, Chipre

Lojas da cidade com as placas em turco e outras em grego.

 

 

Mais sobre as cidades do Chipre e suas atrações, veja aqui.

Loja do Alemanha! Por que não? com roteiros e guias à venda, veja aqui.

Roteiros personalizados para toda a Europa, clique aqui.

Curta a página do Alemanha! Por que não? no Facebook clicando aqui.

Veja as fotos do Alemanha! Por que não? no Instagram.

Siga as informações do Alemanha! Por que não? no Twitter, @alemanhapqnao.

TGV Image Banner 728 x 90