Europa Park, Rust, Alemanha

O mascote do parque, o ratinho Ed.

 

O Europa Park é o maior parque de diversões da Alemanha e o segundo mais famoso e visitado da Europa (em primeiro lugar a Disneyland em Paris).

Ele está localizado em Rust, uma linda cidadezinha entre Freiburg e Strasbourg na França, e pode acomodar por volta de 50.000 visitantes todos os dias. Em 2013 o parque recebeu um pouco mais de 5 milhões de visitantes e com uma área de 940.000 m², ele tem 17 áreas temáticas, centenas de lojas, shows, cinco hotéis, uma pousada, um acampamento, um cinema e doze montanhas-russas.

O Europa Park foi fundado pela família Mack, que produzia veículos desde 1780, vagões de circo desde 1880 e montanhas-russas desde 1921. Em 1958 Franz Mack (1921-2010) assumiu a empresa da família, Mack GmbH & Co. (que é hoje Mack Rides), junto com seus irmãos.

Junto com seu filho Roland, ele visitou os Estados Unidos em 1972 e foi então inspirado a abrir um parque de diversões na Alemanha, como um local para exibir os produtos de sua empresa.

O parque foi inaugurado em 1975 com uma área de 16 hectáres. No seu primeiro ano, ele já recebeu 250.000 visitantes, no segundo 700.000 e ele passou dos 1.000.000 em 1978.

É estimado que até 2011 mais de 700 milhões euros já foram investidos no parque e o parque ganha em um ano por volta de 350 milhões de euros.

Como o parque é tão grande, três trens passam pelo parque, o EP-Express, inaugurado em 1995 é climatizado por dentro, o Monorail,  inaugurado em 1990 e a Panoramabahn que foi inaugurada junto ao parque em 1975. As duas primeiras oferecem aos visitantes vistas áereas e a Panoramabahn é um trem térreo.

 

Europa Park, Rust, Alemanha

Estação de trem do EP-Express.

Europa Park, Rust, Alemanha

O Monorail passando pelo parque.

 

As principais áreas temáticas do parque são Itália (1982), Países Baixos (1984), Grã-Bretanha (1988), França (1989), Áustria (1992), Escandinávia (1992), Suíça (1993), Espanha (1994), Alemanha (1996), Rússia (1998), Grécia (2000), Portugal (2005) e Islândia (2009).

Além disso, o parque conta com o Abenteuerland (Terra de aventuras), Welt der Kinder (Mundo das crianças), Grimms Märchenwald (Floresta Encantada dos Grimm), Arthur im Königreich der Minimoys (Arthur, no reino dos Minimoys), todos voltados à crianças.

 

Europa Park, Rust, Alemanha

A Märchenland, Terra dos Contos de Fadas.

Algumas das montanhas-russas mais famosas do parque são: a Silver Star, a Blue Fire, a Wodan Timbur Coaster, Atlantica Supersplash e Poseidon.

A Silver Star é a maior montanha-russa do parque. Ela está localizada na região temática da França e chega a uma altura de 73 metros e uma velocidade de quase 130km/h. Ela foi construída com ajuda da empresa Mercedes-Benz. Sendo assim, na entrada dela está um salão cheio de carros da marca. Até 2006 ela era a mais rápida da Europa e até 2012 a mais alta.

 

Europa Park, Rust, Alemanha

Carros no salão da Mercedes Benz.

Europa Park, Rust, Alemanha

Carros no salão da Mercedes Benz.

Na área Islândia você encontrará a Blue Fire Megacoaster, com vários loopings e ela alcança uma velocidade de 100km/h em apenas 2,5 segundos. Ou seja, já no começo, você será “catapultado” de seu assento.

Europa Park, Rust, Alemanha

A magnífica Blue Fire Megacoaster.

Também na Islândia está a Wodan Timburcoaster, a primeira montanha-russa de madeira do parque. Ela cruza com a Blue Fire e com a Atlantica SuperSplash e alcança uma velocidade de 100 km/h.

A Atlantica SuperSplash está localizada em Portugal e é uma das montanhas-russas de água do parque mais visitadas. Nela você descerá de uma rampa de costas e depois de uma altura de 32 metros em uma linda piscina. Preparem-se para se molhar!

Europa Park, Rust, Alemanha

Detalhe da montanha-russa de água Atlantica SuperSplash.

Outra montanha-russa de água é a Poseidon, na Grécia, que foi a primeira montanha-russa de água da Europa.

Europa Park, Rust, Alemanha

Vista de uma sacada da Grécia com a Poseidon ao fundo e à direita um pedacinho da Silver Star.

O parque oferece vários restaurantes e barraquinhas de comidas. Mas o restaurante mais famoso é o FoodLoop, o primeiro restaurante “Looping” do mundo! Ele está localizado na área Inglaterra e lá não existem garçons, você pedirá a comida em um pequeno computador localizado em sua mesa e uma pequena montanha-russa, com direito a um looping e tudo, trará a comida.

Europa Park, Rust, Alemanha

Entrada do Restaurante FoodLoop.

Europa Park, Rust, Alemanha

Dentro do restaurante.

O parque é lindo o ano inteiro, no verão com suas lindas flores e brincadeiras na água, no outono, coberto de abóboras e criaturas assustadoras para comemorar o Halloween e no inverno o parque se transforma em uma grande feira de Natal, com uma linda pista de patinação no gelo.

Para mais informações sobre o parque, entre aqui.

Europa Park, Rust, Alemanha

Área temática da Itália.

Europa Park, Rust, Alemanha

Área temática da Grécia.

Europa Park, Rust, Alemanha

Área temática da Rússia, com sua estação espacial.

Europa Park, Rust, Alemanha

Área temática da Escandinávia.

Europa Park, Rust, Alemanha

Ao fundo a Atlantica SuperSplash e a Wodan Timburcoaster.

Europa Park, Rust, Alemanha

Entrada do parque com a Silver Star ao lado.

Europa Park, Rust, Alemanha

Vista aérea do parque. A esquerda a Poseidon, no meio a EuroSat, a montanha-russa na escuridão e a esquerda e gigante Silver Star.

 

Mais sobre as cidades da Alemanha e suas atrações, veja aqui.

Loja do Alemanha! Por que não? com roteiros e guias à venda, veja aqui.

Roteiros personalizados para toda a Europa, clique aqui.

Curta a página do Alemanha! Por que não? no Facebook clicando aqui.

Veja as fotos do Alemanha! Por que não? no Instagram.

Siga as informações do Alemanha! Por que não? no Twitter, @alemanhapqnao.

 

TGV Image Banner 728 x 90