TGV Image Banner 728 x 90

Innsbruck, no oeste da Áustria, é a capital do Tirol, é uma das cidades mais antigas da Europa e também é uma das estações de esqui mais famosas dos Alpes.

Ela é atravessada pelo rio Inn, de onde vem seu nome. A palavra “Bruck ou Brücke”, em alemão significa ponte, o que leva a cidade a chamar-se “Ponte do Rio Inn”.

Innsbruck foi fundada como colônia romana e anexada totalmente, em 1363, pela Casa dos Habsburg. Tornou-se capital do Tirol em 1429 e entre os séculos XV e XVI viveu seus anos de glória, ganhando importância financeira, cultural e administrativa sob o controle do imperador Maximilian I (1459-1519).

Innsbruck, Áustria

Linda vista para a cidade.

Innsbruck, Áustria

Lindas ruas de Innsbruck.

 

Maximilian I foi um dos grandes apaixonados pela cidade e um dos principais responsáveis pela construção de muitos dos monumentos que hoje se podem visitar.

Converteu a antiga residência dos príncipes do Tirol no seu próprio palácio. Ali construiu um balcão, com telhas de cobre, banhadas à ouro, no total de 2657 telhas. O balcão tem vários relevos com motivos referentes a sua vida.

O Goldenes Dachl, ou o telhado dourado, fica no início da Friederich Strasse e é a principal atração turística da cidade. No seu interior fica um museu dedicado a Maximilian I, com retratos, objetos e armaduras do imperador.

Innsbruck, Áustria

O Goldenes Dachl.

 

Entre vários imperadores e imperatrizes da Casa dos Habsburgo, a imperatriz Maria Theresa (1717-1780), também era apaixonada por esta cidade alpina. Quando fixou residência em Innsbruck no ano de 1755, mandou remodelar o Palácio Imperial.

Hoje suas imensas salas e suntuosos salões permitem recordar a luxuosa vida da aristocracia do século XVIII e entender a importância de Innsbruck na época.

Andando pelas ruas do centro, se encontra várias lojas cuja fachada exibem letreiros de ferro forjado, onde, além do nome da loja, pode se ver representado, o ofício do proprietário ou o que comprar ali. Era assim que as pessoas que não sabiam ler, podiam encontrar o que procuravam sem ter que entrar nas lojas.

Hoje em dia, a maioria das lojas e letreiros são novos, mas as tradições mantem-se.

A Hofkirche é impressionante. É uma igreja gótica construída entre 1553 e 1563 por Ferdinand I, como memorial para seu avô, Maximilian I. Este mausoléu é cercado por 28 estátuas de bronze medindo entre 2 e 2,5 metros de altura, dos antepassados, parentes e heróis da época de Maximilian I. Entre as estátuas está a do Rei Arthur.

Innsbruck, Áustria

Estátuas dentro da Hofkirche.

Innsbruck, Áustria

Túmulo de Maximilian I.

 

A sensação de andar por suas pequenas ruas é de estar numa aldeia no sopé dos Alpes, pois Innsbruck é rodeada por elas. Maravilhosa!

Innsbruck, devido a sua localização, é ideal para a prática do esqui no inverno e montanhismo no verão. Existem várias estações de esqui ao redor da cidade, sobre o Nordkette (cadeias de montanhas do Norte). Do alto das pistas de esqui de Nordkette e, em especial, desde o teleférico que ascende até o topo do Halefekar (2334m), a paisagem é uma das mais bonitas dos Alpes. Innsbruck foi escolhida para sediar as Olimpíadas de Inverno em 1964 e 1976. Estes eventos deram à cidade um novo fôlego, tornando-a uma das estâncias mais requisitadas da Europa.

É possível pegar o teleférico até a montanha mais alta, o Halefekar (2334m), com uma parada intermediária em Seegrube (1905m).

O teleférico, panorâmico, é fantástico. Planejado e projetado pelo renomado arquiteto Zaha Hadid, suas estações são extraordinárias e define padrões internacionais de arquitetura moderna.

Ali na montanha também se encontra o Alpenzoo, que também pode ser alcançado com o teleférico. Ele é o zoológico mais alto da Europa, a 750m acima do nível do mar. Cercado por montanhas, este zoo possui mais de 2000 animais, a maioria alpina. É o zoo com a maior coleção de animais dos Alpes europeus.

 

Innsbruck, Áustria

Os maravilhosos Alpes.

Innsbruck, Áustria

O lindo Alpenzoo e seus ursos.

 

Mais sobre a Áustria, suas cidades e suas atrações, veja aqui.

Loja do Por que não? Travels com roteiros e guias à venda, veja aqui.

Roteiros personalizados para toda a Europa, clique aqui.

Curta a página do Por que não? Travels no Facebook clicando aqui.

Veja as fotos do Por que não? Travels no Instagram.

Siga as informações do Por que não? Travels no Twitter, @alemanhapqnao.