Haia

Haia

Haia ou Den Haag em holandês, é a terceira maior cidade dos Países Baixos, depois de Amsterdam e Rotterdam. É em Haia que estão localizadas a sede do governo, embaixadas, a política e monarquia holandesas, mas Amsterdam é a capital da Holanda.

A cidade foi poupada por mais de 300 anos de violência das guerras, mas no início da II Guerra Mundial, em 10 de Maio de 1940, paraquedistas alemães atacaram a cidade para tomar o governo holandês.

Mas o plano deles falhou, pois não esperavam tantos soldados em Haia. Somente após a capitulação holandesa em 15 de maio foi que o exército alemão marchou à Haia, e a cidade foi tomada. Os alemães tomaram a cidade. A prisão na praia de Scheveningen foi a prisão de políticos adversários, resistentes, entre outros. Esta prisão recebeu o apelido de Hotel Oranje.

Em 3 de março de 1945 bombardeiros britânicos queriam realizar um ataque aéreo contra a base de foguetes V2, perto de Haia. Por um erro de navegação as bombas atingiram a área residencial Bezuidenhout. Cerca de 500 pessoas foram mortas e 3.000 casas foram destruídas, e as cicatrizes na cidade podem ser vistas ainda hoje.

Após a Segunda Guerra Mundial, em 1946, foi criado o Tribunal Internacional de Justiça, ou Corte Internacional de Justiça, e esse é o principal órgão judiciário da Organização das Nações Unidas. Como sua sede é em Haia, costuma ser chamado de Corte de Haia ou Tribunal de Haia. Sua sede é o Palácio da Paz.

Esse tribunal substituiu a Corte Permanente de Justiça Internacional, que havia sido criada em 1907 pela Sociedade das Nações.

O palácio oferece tours guiados. Visitas ao museu do palácio acontecem das 10:00-16:00.

Haia tem muitas e muitas outras atrações entre elas o espetácular Mauritshuis, que é um museu de arte maravilhoso, com magníficas obras de arte. As pinturas mais famosas são: “Moça com Brinco de Pérola”, de Vermeer, “Lição de Anatomia do Dr. Tulp”, de Rembrandt, e a pintura mais antiga feita por um profissional nas Américas, a “Vista de Itamaracá” de Frans Post.

O edifício em si é belíssimo, e foi construído por ordem de Maurício de Nassau (o governador das possessões holandesas em Pernambuco) entre 1636 e 1641.

O Gemeentemuseum é outro museu de arte, construído entre 1931-35. É famoso pela sua coleção de pinturas de Mondrian (1872-1944), um famoso pintor holandês.

O Palácio da Paz em Haia

O Palácio da Paz em Haia

 

Madurodam, um lindo parque de edifícios em miniatura é uma das mais importantes atrações de Haia. Lá você encontra maquetes de cidades inteiras da Holanda!

No parque há um memorial para George Maduro que morreu no campo de concentração em Dachau em 02/09/1945.

Os pais de George Maduro financiaram a construção do parque, que recebeu o nome de Madurodam.

Madurodam em Haia

Madurodam em Haia

 

O Panorama Mesdag é outra atração imperdível da cidade. Ele é um pequeno museu com quadros do pintor Hendrik Willem Mesdag. Apesar de ter vários outros quadros do pintor, a verdadeira atração é a pintura da praia holandesa Scheveningen. Mesdag resolveu pintar a praia em 360°! A pintura tem 14 metros de altura e 120 de comprimento. Você sobe uma escada em carracol e aí, chega ao local da foto que imita um farol. O que é mais impressionante é que parece que é uma pintura em 3D, de tão realista que é. A pintura foi feita em 1881.

Eu no Panorama Mesdag em Haia

Eu no Panorama Mesdag em Haia

O Panorama Mesdag em Haia

O Panorama Mesdag em Haia

 

A linda Grote Markt merece uma visita ao final dos passeios por Haia: a praça está lotada de cafés, bares e restaurantes. No verão, orquestras se apresentam nesta praça.

Visite também o complexo da praça Binnenhof, o Het Binnenhof, que tem sido o centro político dos Países Baixos durante séculos. Os edifícios de Het Binnenhof, tais como o “Ridderzaal” (Salão dos Cavaleiros), a primeira e segunda câmara do Parlamento e a torre do primeiro-ministro dominam esta praça.

O Het Buitenhof situa-se ao lado de Het Binnenhof e é um ótimo lugar para desfrutar de uma bebida ou para um fim de tarde. No verão você pode sentar e relaxar nos muitos cafés ao ar livre. Há também um cinema.

Sugiro pelo menos 2 dias em Haia.

 

Het Buitenhof, Haia

Het Buitenhof, Haia

Het Buitenhof, Haia

Het Buitenhof, Haia

 

Het Binnenhof, Haia

Het Binnenhof, Haia

 

Deliciosos waffels em Haia

Deliciosos waffels em Haia

 

Mais sobre as cidades da Holanda e suas atrações, veja aqui.

Loja do Alemanha! Por que não? com roteiros e guias à venda, veja aqui.

Roteiros personalizados para toda a Europa, clique aqui.

Curta a página do Alemanha! Por que não? no Facebook clicando aqui.

Veja as fotos do Alemanha! Por que não? no Instagram.

Siga as informações do Alemanha! Por que não? no Twitter, @alemanhapqnao.