Basel e o rio Reno, Suíça

Basel e o rio Reno, Suíça

 

A cidade de Basel passou a existir após os romanos tomarem posse da região em 44 A.C.

A partir do século VII Basel ficou nas mãos dos francos e no século XII dos alemães.

A sua localização, à beira do Reno, fez de Basel a primeira e única, da época, cidade-porto da Suíça.

O rio corta a cidade em duas, no sul está a parte velha da cidade e ao norte é mais residencial.

A cidade velha de Basel não é muito grande, ou seja, é perfeita para passear a pé. O ponto mais importante dela é a Barfüsserplatz, com seus lindos cafés e vários meios de transporte público.

O Spalentor (portão) está localizado na parte oeste da cidade velha e está rodeado por casas coloridas. O portão foi construído em 1370 e era parte das defesas da cidade.

Um museu muito importante da cidade é o Jüdisches Museum der Schweiz, o único museu judaico da Suiça. O museu conta tudo sobre esta religião e sobre os judeus na Suiça. A comunidade judia de Basel é a segunda maior da Suiça.

Cidade de Basel

Cidade de Basel

 

A Universidade de Basel foi fundada em 1460 e é a mais antiga da Suiça. Várias personalidades estudaram lá, como por exemplo o humanitário Erasmus von Rotterdam (1466-1536), o médico Paracelsus (1493-1541), o matemático Jakob Bernoulli (1654-1705) e os filósofos Friedrich Nietzsche (1844-1900) e Karl Jaspers (1883-1969).

A Marktplatz fica todas as manhãs durante a semana cheia de barracas de frutas, verduras e flores. Nos feriados e dias nacionais, é nessa praça que ocorrem os eventos. Ela está rodeada por lindas casas dos séculos XIX e XX. Ao norte da praça está uma linda fonte com a Virgem Maria e outros santos.

Também ao norte se encontra o Lällekönig, uma estátua de uma cabeça de um homem barbudo com a lingua para fora. A estátua está na parede de uma casa e virou um símbolo da cidade.

A grande atração da Marktplatz é a linda Rathaus gótica; a parte central do edifício foi construída entre 1504-21 e o resto restaurado de acordo com o edifício de 1600. A torre só foi adicionada no século XIX. A Rathaus se destaca por ser totalmente pintada de vermelho.

Prédio da Rathaus de Basel

Prédio da Rathaus de Basel

 

A linda catedral de Basel, a Münster, foi construída em cima de uma outra igreja existente do século VIII. Sua forma atual foi construída no século XII. Durante um terremoto em 1356 ela foi parcialmente destruída, mas foi restaurada mais tarde em estilo gótico.

No século XVI, por causa da Reforma, a igreja foi assaltada e várias de suas jóias nunca foram encontradas.

Algumas esculturas e pinturas do século XIV na cripta sobreviveram ao assalto e podem ser vistas hoje.

Na cripta estão várias pessoas importantes enterradas, como por exemplo a Rainha Anna de Habsburg; ela morreu em 1281 e foi enterrada junto com seu pequeno filho Karl.

Siga por trás da catedral e aprecie as belas vistas para o rio Reno.

A catedral fica na belíssima Münsterplatz, rodeada por belas árvores.

 

Basel

Catedral de Basel e outros prédios e ruas da cidade

 

Basel e o rio Reno

Basel e o rio Reno

Não deixe de passear pela margem do Reno. No verão, festivais de músicas do mundo todo acontecem ali e lotam com barraquinhas de comidas.

E para os mais corajosos, alugue uma boia e deixe a correnteza do Reno levá-lo a um passeio emocionante. Esta prática é muito comum entre os habitantes de Basel, e ficou famosa. Se você não é tão corajoso assim ou não gosta de água (como eu…), aprecie as pessoas sendo levadas pelas águas do Reno, é sensacional e muito divertido. Ou ainda, faça um passeio de barco.

 

Basel

Banho de sol às margens do Reno

 

Basel

Eu e o rio Reno em Basel

 

Basel

Pessoal com bóias se divertindo no Reno

 

 

Mais sobre as cidades da Suíça e suas atrações, veja aqui.

Loja do Alemanha! Por que não? com roteiros e guias à venda, veja aqui.

Roteiros personalizados para toda a Europa, clique aqui.

Curta a página do Alemanha! Por que não? no Facebook clicando aqui.

Veja as fotos do Alemanha! Por que não? no Instagram.

Siga as informações do Alemanha! Por que não? no Twitter, @alemanhapqnao.

Eurostar_ Image Banner 728 x 90