Thalys_ Image Banner 728 x 90

 

Fotografoval: Libor Svacek, Kaplicka 447, Cesky Krumlov, 381 01 CZ

Parte do Complexo Vyšehrad – Foto: visitpraha.cz

 

Vyšehrad é uma antiga fortaleza/ castelo (hoje só existe a fortaleza e as ruínas do castelo) e também um bairro importante de Praga, que margeia o rio Vlatva: o complexo da fortaleza/ castelo, construído no século X, tem inúmeras atrações entre elas uma bela catedral gótica e o cemitério nacional tcheco, onde estão enterrados famosos escritores, atores, artistas e músicos tchecos.

A fortaleza/ castelo era conhecida como o “segundo castelo de Praga”, apesar de ter sido construído ainda antes do hoje famoso Castelo de Praga.

O lugar tem grande importância histórica e mitológica para o povo tcheco. Segundo a lenda, Praga foi fundada neste local pela princesa Libuše e seu marido Přemysl.

Quando a dinastia Přemyslid se assentou no lugar onde hoje fica o Castelo de Praga, os dois castelos mantiveram esferas de influência opostas por aproximadamente dois séculos.

O apogeu do castelo Vyšehrad aconteceu na segunda metade do século XI, quando Vratislav transferiu a sede do poder do Castelo de Praga para Vyšehrad, remodelando o antigo forte e criando um palácio, igreja e sede política. O período de crescimento acabou em 1140, quando o príncipe Soběslav moveu a sede do poder de volta para o Castelo de Praga.

Quando o imperador Carlos IV começou a construir o Castelo de Praga em suas dimensões atuais, Vyšehrad foi abandonado como residência imperial, apesar do imperador ter reformado as fortificações.

Durante as guerras no século XV, o castelo foi conquistado e saqueado, se tornando em ruínas.

Foi novamente reformado durante o século XVI, quando os Habsburg se apoderam das terras tchecas após a Guerra dos Trinta Anos, se tornando então uma fortaleza barroca, e centro de treinamento para as tropas austríacas, além de fazer parte das muralhas barrocas de Praga.

A forma atual de Vyšehrad vem das últimas reformas feitas no século XIX, sendo que os únicos fragmentos das construções da Idade Média são o portão Špička, a torre gótica Libušina lázeň, além da Rotunda de St. Martin, que data do século XI e é a parte mais antiga hoje existente.

A igreja de St. Peter und Paul, que hoje domina Vyšehrad, é do século XI, e foi remodelada no século XIV, e novamente em 1885 e 1887, agora em estilo neogótico.

Vyšehrad e sua área se tornaram oficialmente parte de Praga em 1883, e hoje é uma popular área de passeios e celebrações, como o Ano Novo.

Praga5

Muralhas da Fortaleza

Praga4

Uma das entradas para as casamatas

???????????????????????????????

Rotunda Sv. Martina

Praga2

Leopoldova braná

Praga6

Muralhas da Fortaleza

 

 

Veja algumas das construções abertas para visitação:

1- Cihelná brána: O chamado Portão de Tijolos apresenta hoje uma exposição sobre o desenvolvimento das estruturas de defesa do castelo Vyšehrad;
2- Vyšehradské Kasematy: As casamatas da antiga fortaleza estão bem preservadas, e se tem acesso pelo Portão de Tijolos, sendo que para cada lado da entrada elas se estendem por aproximadamente 1km, e em seu ponto mais estreito tem 2m de altura e 1,5m de largura.
3-Gorlice: É um salão dentro da casamata da direita, com uma área de 330 metros quadrados e uma altura de até 13m. Dentro deste salão estão armazenadas algumas das estátuas originais da Ponte Carlos IV.
4- Kapitulní chrám sv. Petra a Pavla: A Catedral de São Pedro e São Paulo, fundada no século XI, está no topo de uma colina e de lá também se tem uma bela vista da cidade. A catedral é belíssima e tem torres góticas negras de mais de 50 metros de altura. Seu pórtico é ricamente decorado e as portas são recobertas de brasões reais tchecos.
5- Vyšehradský hřbitov: O cemitério de Vyšehrad é o mais conhecido cemitério da cidade. É o lugar do último descanso de várias personalidades tchecas, como os compositores Antonín Dvořák e Bedřich Smetana, os escritores Jan Neruda e Karel Capek, o pianista Pavel Štepán ou o pintor Alfons Mucha. No centro do cemitério está o Slavín (Panteão de Praga), um mausoléu onde estão enterradas as mais proeminentes figuras da nação. Foi construído por Antonín Wiehl entre 1889-93.
6- Rotunda sv. Martina: A Rotunda de São Martinho é a única construção na área de Vyšehrad que conservou o seu aspecto original de rotunda romântica da segunda metade do século XI. Depois da fundação da fortaleza de Vyšehrad, foi utilizada como armazém de pólvora, mas em 1878 foi restaurada retomando o seu aspecto original.
7- Parque de Vysehrad: o belo Parque de Vysehrad, fica nos arredores do castelo. Lugar ideal para passeios e descanso.

 

Praga11

Středověká studna, antigo poço

???????????????????????????????

Belíssima porta da catedral

Praga9

O cemitério

 

Praga19

Čertův sloup- A Coluna do Diabo, no parque da fortaleza

Praga18

Mais uma entrada para as casamatas

Praga17

O rio Vlatva visto da Fortaleza

Praga16

Esculturas no parque da Fortaleza

Praga15

Eu e a belíssima catedral

 

Para chegar ao castelo de Vyšehrad pegue o metrô linha C (Vermelha) e desça na estação Vyšehrad, ou então pegue um tram 3, 7, 17 ou 21 até a parada Výton.

Fica na V Pevnosti 159/5b
CZ 128 00 Prague 2.

Mais sobre o castelo e parque, veja aqui.

 

Mais sobre a República Tcheca e suas atrações, veja aqui.

Loja do Alemanha! Por que não? com roteiros e guias à venda, veja aqui.

Roteiros personalizados para toda a Europa, clique aqui.

Curta a página do Alemanha! Por que não? no Facebook clicando aqui.

Veja as fotos do Alemanha! Por que não? no Instagram.

Siga as informações do Alemanha! Por que não? no Twitter, @alemanhapqnao.