Eisleben Lutherstadt1

Eisleben é uma das cidades mais antigas entre as montanhas do Harz e o rio Elba e foi escolhida como a cidade sede dos Barões de Mansfeld na Idade Média.

Durante os séculos XV e XVI, a mineração de cobre foi importante para a cidade atraindo um grande número de pessoas, entre eles, os pais de Lutero.

Hoje, Eisleben é conhecida sobretudo como o local de nascimento e morte do mais importante reformador protestante alemão, Martinho Lutero.

Martinho Lutero nasceu em Eisleben em 10 de novembro, 1483. Seus pais o haviam batizado no dia seguinte, na Igreja de São Pedro e São Paulo (St. Peter und St. Paul). Embora a família deixasse Eisleben apenas alguns meses mais tarde, Lutero sempre se manteve ligado ao seu local de nascimento.

Ele visitou a cidade várias vezes e realizou sermões da reforma na cidade.

Em 1546, Lutero viajou para Eisleben a fim de resolver um conflito envolvendo os Barões de Mansfeld e acabou falecendo na cidade em18 de fevereiro de 1546, na casa da família Dragstedt, localizada na praça da cidade que hoje pode ser visitada; ele deu seus últimos quatro sermões na Igreja de St. Andreas, em um púlpito que ainda pode ser visto hoje.

As casas onde nasceu e morreu, a igreja de St.Peter e St. Paul, a Igreja de St. Anne, a Igreja de St. Andreas e a maravilhosa estátua de Lutero no centro da Marktplatz (a praça do mercado), estão entre os locais mais importantes que estão intimamente relacionados com a vida e obra de Martinho Lutero e que merecem uma visita. A casa onde nasceu e a casa de morte foram registrados em 1996 na lista de Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Em 2017 serão comemorados os 500 anos da Reforma e para os visitantes brasileiros que estao agendando passeios à Alemanha para este ano a fim de participarem das comemorações, estou escrevendo um guia especial com toda a programação da festa nas cidades em que Lutero passou pregando a Reforma. Será inesquecível!

O guia “Os Caminhos de Lutero” será lançado em outubro de 2015 e será vendido aqui.

Em Eisleben sugiro o hotel Graf von Mansfeld.

Eisleben Lutherstadt6

Casa onde Lutero faleceu

???????????????????????????????

Igreja onde Lutero foi batizado em reformas para a grande festa em 2017

Eisleben Lutherstadt4

Fachada na casa onde Lutero nasceu

Eisleben Lutherstadt3

Casa onde nasceu Lutero

???????????????????????????????

Eu na praça principal de Eisleben

Eisleben Lutherstadt7

Linda fonte no centro antigo de Eisleben

 

 

Mais sobre a Alemanha e suas atrações, veja aqui.

Loja do Alemanha! Por que não? com roteiros e guias à venda, veja aqui.

Roteiros personalizados para toda a Europa, clique aqui.

Curta a página do Alemanha! Por que não? no Facebook clicando aqui.

Veja as fotos do Alemanha! Por que não? no Instagram.

Siga as informações do Alemanha! Por que não? no Twitter, @alemanhapqnao.

Booking.com