???????????????????????????????

Pirna está localizada na belíssima Sächsische Schweiz (Suíça Saxônia), próxima de Dresden, tem uma população de aproximadamente 40.000 pessoas.
Tem uma rica história que data desde o período paleolítico, porém a cidade hoje é infelizmente mais lembrada pelo massacre de mais de 15 mil doentes mentais no castelo de Sonnenstein pelos nazistas durante a Segunda Guerra.

A cidade é linda com muitas atrações interessantes, restaurantes e ruazinhas para explorar e se deliciar.

No meio da retangular Praça do Mercado fica a Prefeitura de Pirna, citada em registros pela primeira vez em 1396. Sua estrutura com janelas e arcadas ainda é gótica. Algumas partes do primeiro andar são de estilo renascentista.

Foi reformanda entre 1555 e 1556. Possui uma torre barroca do ano 1718, porém seu relógio é de 1612. O relógio mostra também as fases da lua.

Montagem Pirna 2 Pirna6

O interessante Stadtmuseum Pirna, um dos museus mais antigos da Saxônia e fica localizado na área de um mosteiro dominicano.

Depois do fim do mosteiro dominicano fundado em 1300, os prédios do mosteiro foram utilizados como depósito de munição. Em 1923 eles foram transformados no museu da cidade de Pirna. O prédio de entrada, de alvenaria antiga parcialmente do período do mosteiro é a principal atração arquitetônica. As exposições do museu são focadas na história da cidade e na geografia do rio Elba.

Outra interessante opção de museu na cidade é o DDR-Museum-Pirna.

Este museu incrível fica em uma área de mais de 1500m² e o visitante pode ver como se vivia na antiga República Democrática Alemã (Alemanha Oriental), ou DDR (Deutsche Demokratische Republik) em alemão. Interessante assim como o DDR de Berlim.
Um apartamento completo com mobílias de diversas décadas pode ser visto, e especialmente atrativo para as crianças é a coleção de brinquedos da antiga RDA.
Uma coleção nova, que certamente agradará os fascinados por velocidade é a exposição de carros e motos desse período de pouco mais de 40 anos da história alemã.

A maior atração de Pirna é seu espetácular castelo, o Schloss Sonnesntein que abriga uma exposição/ memorial, o Gedenkstätte Pirna-Sonnenstein: Outrora conhecido como um centro de excelência de tratamento e cuidados a doentes mentais, o castelo foi palco entre 1940 e 1941 da ação de eutanásia T4, onde mais de 15000 pessoas foram assassinadas pelos nazistas nas câmaras de gás, em um dos primeiros atos que depois ficaram conhecidos como o Holocausto, e que resultaram na morte de mais de 6 milhões de pessoas até o final da Guerra.
Apenas depois de 1989 tornou-se público o ocorrido em Pirna.
O ponto principal da exposição permanente é o assassinato dos internos e uma sala de homenagem, localizada no porão no prédio (onde ficava a câmara de gás), a todos as vítimas dos nazistas. Imperdível e emocionante!

No castelo há uma maravihosa Biergarten que proporciona paisagens maravilhosas para a cidade.

Pirna fascina por sua beleza e história! Não perca!

Pirna 1

Pirna e o Schloss Sonnesntein. Foto: Norbert Kaiser

Pirna13

Eu no Schloss Sonnesntein

Pirna12

Gedenkstätte Pirna-Sonnenstein

Montagem Pirna 1

Atraçoes da cidade

Pirna11

Pirma vista do Schloss Sonnenstein

 

Mais sobre a região de Sächsische Schweiz , veja aqui.

Roteiros personalizados para toda a Europa, clique aqui.

Curta a página do Alemanha! Por que não? no Facebook clicando aqui.

Veja as fotos do Alemanha! Por que não? no Instagram.

Siga as informações do Alemanha! Por que não? no Twitter, @alemanhapqnao.