Zermatt12

Zermatt e o Matterhorn- Foto: mountainleap.com

 

Quando se chega à Zermatt, o visitante se depara com um movimento sem fim, seja no verão ou inverno: centenas e centenas de pessoas circulam por suas ruazinhas estreitas, recheadas de lojas, restaurantes e aconchegantes hotéis. É uma mistura de cores, línguas (uma vez que turistas do mundo inteiro visitam Zermatt) e sons que encantam. A cidade tem apenas 6 mil habitantes, mas é capaz de acolher 20 mil durante a temporada de ski.

O alvoroço maior é na praça em frente a igreja de St. Peter, ali o visitante tem uma das mais belas visões: o Matterhorn, a mais fabulosa montanha do mundo, com seu formato único, pontudo, com uma coloração azulada, que ao nascer do sol muda para um rosa-avermelhado que hipnotiza. Seus 4478m são uma obra prima da natureza!

Zermatt33

Zermatt. Foto: swisshiking.com

Zermatt45

Matterhorn. Foto: swisshiking.com

 

No inverno, Zermatt é um paraíso de ski. Da cidade é possível pegar um “trem de cremalheira” para subir no Gornergrat e lá se deslumbrar com vistas para outros 29 picos acima de 4 mil metros de altura, além de ter a melhor visualização para o Matterhorn.

Outros passeios interessantes poderão ser feitos a partir dos teleféricos em Zermatt, entre eles o impressionante Schwarzsee, um lago que se encontra à beira de uma montanha, a 2552 metros de altura. Ao redor do lago existe uma pequena capela e mais acima, um restaurante maravilhoso que, no verão, oferece música ao vivo.

???????????????????????????????

Restaurante do Schwarzsee

???????????????????????????????

Eu no Schwarzsee

Zermatt3

Restaurante no Schwarzsee

Zermatt2

Eu no restaurante do Schwarzsee

 

Já no verão, a cidade é famosa para escalar montanhas e fazer caminhadas e é assim desde o século XIX, quando aventureiros vinham para a cidade para escalar o Matterhorn. Muitos perderam a vida assim, e no centro da cidade há um pequeno cemitério onde estão enterrados aventureiros corajosos do mundo todo.

Em julho de 2015, Zermatt comemora os 150 anos da primeira escalada ao Matterhorn.

Veja mais sobre a grande festa para as comemorações aqui.

No Matterhornmuseum, os visitantes poderão ver a história do Matterhorn, desde a primeira escalada, que foi um desastre, e como isso mudou a imagem da montanha, até a corda que os escaladores usaram e que fez com que caíssem montanha abaixo.

Não deixe de visitar a parte mais encantada da cidade, o Hinterhof, que é a vila/ bairro mais antigo de Zermatt. As casas dali foram construídas entre os séculos XV e XIX . Com certeza um passeio muito romântico.

???????????????????????????????

Centro de Zermatt

???????????????????????????????

Casas do Hinterhof

Zermatt17

Casas do Hinterhof

???????????????????????????????

Casas do Hinterhof

Zermatt14

O tímido Matterhorn visto da janela do nosso quarto do hotel

Zermatt13

Eu e o tímido Matterhorn (este dia estava bem nublado, uma pena)

Zermatt8

Cemitério do escaladores

Zermatt7

Zermatt

???????????????????????????????

Para ir até Zermatt, uma vez que carros ali não entram (só pequenos carros elétricos), deixe o carro nos vários estacionamentos da cidade de Täsch, e dali pegue trem até Zermatt. Tem trem a cada 20 minutos e leva 30 minutos para chegar até Zermatt.

E para fechar com chave de ouro sua visita à Zermatt, não deixe de experimentar os deliciosos fondue da cidade, há muitos restaurantes que oferecem estas delícias: chocolate, carne ou queijo, é só escolher.

Em Zermatt recomendo o Hotel Perren Superior.

???????????????????????????????

Eu experimentando um delicioso fondue de carne… divino

 

Mais sobre as cidades e atrações da Suíça, veja aqui.

Roteiros personalizados para toda a Europa, clique aqui.

Curta a página do Alemanha! Por que não? no Facebook clicando aqui.

Veja as fotos do Alemanha! Por que não? no Instagram.

Siga as informações do Alemanha! Por que não? no Twitter, @alemanhapqnao.

 

Eurostar_ Image Banner 728 x 90