Eurostar_ Image Banner 728 x 90
Brandenburg an der Havel1

Eu e a prefeitura antiga da cidade

 

Brandenburg an der Havel é a cidade que deu o nome ao estado de Brandenburg.

A cidade tem mais de 1000 anos de história (foi o núcleo original dos antigos reinos de Brandenburg e da Prússia), está localizada às margens do rio Havel e possui 72 mil habitantes. Fica a 85km de Berlim e um excelente bate e volta.

Brandenburg an der Havel2

Torre da catedral vista da Cidade Nova

 

História da cidade

O castelo de Brandenburg, que tinha sido uma fortaleza da tribo eslava Stodoranie, foi conquistada em 929 pelo rei Heinrich I.

O nome da cidade na língua eslava era Brennabor, uma combinação de duas palavras: brenna (defesa) e bor (fort).

A cidade permaneceu alemã apenas até 983, quando uma rebelião eslava foi bem sucedida. Durante os próximos 170 anos, a cidade foi governada por príncipes eslavos da tribo Hevelli.

O último deles, Pribislav, morreu em 1150. Depois Albert I se estabeleceu na cidade e se tornou o primeiro Markgraf de Brandenburg.

Markgraf literalmente o “defensor da marca” (província), era denominação dada, desde o Império Carolíngio, aos responsáveis pela defesa das regiões fronteiriças e, por isso mesmo, mais sujeitas a ataques. Os Markgrafs eram membros da realeza. (Wikipédia)

A cidade ficou restrita à margem ocidental do rio Havel até 1196, quando foi estendida para o lado oriental.

Houve uma divisão das áreas da cidade, para melhor controle (Cidade Velha, Cidade Nova e o distrito da catedral de Brandenburg) por séculos. Com esta divisão, Brandenburg tornou-se a capital do estado.

Hoje, esta divisão é bem evidente quando se visita a cidade: a parte nova, a parte antiga e a Ilha da Catedral, todas cheias de atrações interessantes.

Entre 1314-1315 a Cidade Velha e a Cidade Nova entraram para a Liga Hanseática.

Durante a Guerra dos Trinta Anos (1618-1648), as cidades sofreram pilhagem e destruição, o que levou a uma perda de poder; Potsdam tornou-se a nova capital.

Em 1715, a Cidade Velha e Cidade Nova foram fundidas para formar uma única cidade.

No final do século XIX, Brandenburg an der Havel tornou-se um importante centro industrial do Império Alemão.

Indústrias siderúrgicas se estabeleceram na região e várias marcas de bicicletas mundialmente famosas, como Brennabor, Corona e Excelsior foram fabricados na cidade.

O gigantesco complexo industrial, o Deutsche Reichsbahn (rede ferroviária nacional alemã criada no Império Alemão após o final da Primeira Guerra Mundial) ficava em Brandenburg-Kirchmöser durante o período entre as duas guerras mundiais e depois na época da antiga RDA.

Um campo de concentração, um dos primeiros na Alemanha, estava localizado na parte antiga da cidade.

Depois de fechar este campo de concentração, os nazistas usaram-no como um centro de eutanásia, onde mataram pessoas com doenças mentais, incluindo crianças.

Brandenburg an der Havel foi um dos primeiros locais no Terceiro Reich, onde os nazistas experimentaram matar suas vítimas com gás.

 

Brandenburg an der Havel3

Ilha da Catedral

 

 A Cidade

Brandenburg tem seus encantos que com certeza fará você se apaixonar pela cidade: seu centro antigo, a Cidade Velha, está quase completamente cercada por água e faz lembrar até Veneza, mas não tão espetacular… porém encanta mesmo assim!

Barcos se deslocam para cima e para baixo nas margens dos três centros históricos: a Ilha da Catedral, Cidade Velha e Cidade Nova, proporcionando vistas maravilhosas.

O rio Havel atravessa a cidade como uma hidrovia e numerosos lagos estão interligados. Por isso, a cidade é um dos maiores destinos de esportes aquáticos da Alemanha.

O Dominsel (Ilha da Catedral) é o coração histórico da cidade.

É nesta parte da cidade que está a impressionante catedral, a St. Peter und St. Paul (Catedral de São Pedro e São Paulo). A catedral começou a ser construída em estilo românico em 1165, mas concluída como uma catedral gótica durante o século XIV.

A catedral é enorme e surpreende o visitante com seu interior impressionante, especialmente o órgão Wagner (1725), um dos mais famosos órgãos barrocos da Alemanha.

Brandenburg an der Havel12

Brandenburg an der Havel… lembra Veneza Foto: intrexx.cityandbits.de

 

A Katharinenkirche (Igreja de Santa Catarina), construída em 1401, na Cidade Nova é um exemplo típico de construções de tijolos da arquitetura gótica do norte da Alemanha.
Outro edifício interessante é o Altstädtisches Rathaus (antiga prefeitura), um prédio de tijolos do gótico tardio com um maravilhoso portal ornamentado. Na frente dela está uma estátua do cavaleiro Roland. Feita de arenito, a estátua foi erguida em 1474 como um símbolo da independência da cidade. Tem pouco mais de 5 metros de altura.

Há também uma parte do muro medieval da cidade de Brandemburgo, com quatro torres de vigia (usadas também como torres de tortura) ainda bem preservadas: a Steintorturm e Mühlentorturm (na Cidade Nova), e Rathenower Torturm e Plauer Torturm (na Cidade Velha).

Brandenburg tem uma grande variedade de museus de história e arqueologia local, além é claro, de oferecer belos passeios a pé pelas ruas da Cidade Antiga.

E, para os entusiastas de caminhadas, Brandenburg é perfeita: é cercada por belíssimas trilhas ao longo do rio Havel!

Brandenburg45

Passeios de barcos na primavera e verao Foto: kaiserslautern-international.de

???????????????????????????????

Interior da catedral

Brandenburg an der Havel9

A catedral

???????????????????????????????

Prédios da Ilha da Catedral

???????????????????????????????

Katharinenkirche

???????????????????????????????

A Rathenower Torturm

???????????????????????????????

Prédios da Cidade Velha

???????????????????????????????

Estátua do cavaleiro Roland.

 

Mais sobre as cidades e atrações da Alemanha, veja aqui.

Roteiros personalizados para toda a Europa, clique aqui.

Curta a página do Alemanha! Por que não? no Facebook clicando aqui.

Veja as fotos do Alemanha! Por que não? no Instagram.

Siga as informações do Alemanha! Por que não? no Twitter, @alemanhapqnao.

TGV Image Banner 728 x 90