Eurostar_ Image Banner 728 x 90

 

???????????????????????????????

Eu nos vinhedos de Gueberschwihr

 

 

Alsácia8

A linda Eguisheim

A Route des Vins d’Alsace ou a Rota dos Vinhos da Alsácia, é uma região ao leste da França que percorre 180 km, passando por cidadezinhas históricas, com lindas casas de enxaimel e fontes da época renascentista, um incrível castelo, o Haut- Koenigsbourg, além é claro de muitos e muitos vinhedos, alguns de renome internacional, outros, dirigidos por famílias, cujas gerações, apaixonadas em fabricar um delicioso vinho, se dedicam incansavelmente a esta tarefa.

Os vinhedos são imperdíveis e convidam os visitantes à experimentar um dos famosos vinhos brancos da região.

 

???????????????????????????????

Fachada de uma vinícola com degustaçao dos vinhos

Amantes de vinho pode fazer a rota inteira em 4 dias, os fazer alguns bate-e-voltas a partir de Colmar. Eu fiz a rota em 4 dias e foi emocionante.

As cidadezinhas são muito perto uma da outra. Não deixe de percorrer as pequenas e interessantes estradinhas que ligam estas vinícolas, as chamadas Sentiers Viticoles, imperdíveis.

Comece seu passeio por Guebwiller, cuja linda igreja, a Église St-Léger, foi construída na Idade Média como resultado do dinheiro ganho pela grande produção de vinho. A produção de vinho nesta região é uma das mais antigas da Europa.

Depois, seguindo N83, visite Turckheim, com seus vários edifícios antigos que rodeiam a principal praça da cidade a Place Turenne. A cidade é famosa pelo seu vinho, o Brand.

 

???????????????????????????????

Vinhos da vinícola Bernard Humbrecht em Gueberschwihr… deliciosos, recomendo

Á partir de Turckheim, se passa por várias estradas até chegar no restante das cidadezinhas desta rota até Molsheim. Nesta cidadezinha, se encontram várias casas da época renascentista, vinhedos e um museu da Bugatti.

Imperdíveis visitas são em Riquewihr. É umas das vilazinhas mais visitadas desta rota. Ela é famosa por suas casas medievais da época Renascentista, ruazinhas medievais e torres…maravilhosa; Eguisheim, cidadezinha medieval tem dois grandes vinhedos.

Ribeauvillé, famosa pelo seu Riesling, também não pode ficar para trás. A cidade comemora no primeiro domingo de setembro o Sackpfeifertag onde vinho é dado de graça ao público. A cidade é linda e única.

 

???????????????????????????????

Eu na linda Gueberschwihr

 

Os vinhos da região da Alsácia

 

O clima ensolarado e morno é perfeito para a produção de vinhos. A maioria dos vinhos produzidos na Alsácia são brancos, já que 40% da população da França prefere um vinho branco. O único vinho tinto que é produzido na Alsácia é o Pinot Noir.

Riesling: é uma das uvas para vinho branco mais importantes da região. Mais de 1/5 do vinhedo é usado para a cultivação dessa uva. O Riesling é famoso por ter um toque de flores e de frutas. Ele também é mais azedo do que os vinhos normais.

Pinot Blanc: é junto com o Riesling o vinho mais produzido da Alsácia. Os vinhos tem um sabor fresco, o que faz com que seus ingredientes se harmonizem.

Pinot gris: é um vinho pouco azedo e por causa disso, a sua porcentagem de alcool é mais alta. É famoso por esse sabor único, principalmente o seu sabor que é “deixado na boca”.

Gewürztraminer: é um dos vinhos mais famosos da Alsácia. É um vinho de frutas com um toque de temperos. Esse vinho é especialmente usado como um aperitivo.

Edelzwicker: É um vinho branco seco e leve feito de duas uvas diferentes. Um lado positivo desse vinho é o sabor e qualidade que é ganho ao longo dos anos.

Sylvaner: é um dos vinhos mais antigos que ainda é produzido na Alsácia. O vinho é leve e refrescante mais mesmo assim tem um toque delicado e chique. Como é refrescante, ele é um dos vinhos de verão mais famosos. Eu adoro…

Pinot noir: é um vinho tinto ou rosé de alta qualidade. O aroma de frutas lembra muito o cheiro de cerejas e frutas vermelhas.

Muscat d’Alsace: é um vinho seco com um aroma de flores e sabor de frutas. Com o seu carácter seco, o vinho abre o apetite e é servido como aperitivo. Como a uva é difícil de ser cultivada por causa do tempo, somente 2% dos vinhedos cultivam essa uva.

Fonte desta pesquisa: Gerhard Bruschke (Dorling Kindersley)

Durante o passeio pela Rota do Vinho da Alsácia, o visitante tem a oportunidade de degustar destes deliciosos vinhos nas cidadezinhas desta rota e muitas destas degustações são de graça! Não perca!

???????????????????????????????

Vinhedos da Rota do Vinho da Alsácia

Alsácia14

Eu em Obernai na Rota dos Vinhos da Alsácia

???????????????????????????????

A maravilhosa Ribeauvillé

Alsácia12

Eu em Ribeauvillé na Rota dos Vinhos da Alsácia

???????????????????????????????

Ruazinhas de Riquewihr

???????????????????????????????

Eu degustando um excelente vinho em Riquewihr

???????????????????????????????

Eu e a fofa Eguisheim

???????????????????????????????

A linda Colmar

Alsácia5

Eu em Guebwiller e sua linda igreja, a Église St-Léger

???????????????????????????????

Eu no impressionante Château du Haut- Koenigsbourg

???????????????????????????????

Casas da cidadezinha de Sélestat

 

 

Mais sobre as cidades e atrações da França, veja aqui.

Roteiros personalizados para toda a Europa, clique aqui.

Curta a página do Alemanha! Por que não? no Facebook clicando aqui.

Veja as fotos do Alemanha! Por que não? no Instagram.

Siga as informações do Alemanha! Por que não? no Twitter, @alemanhapqnao.