TGV Image Banner 728 x 90

Ampelmännchen1

“Quando o bonequinho estiver vermelho é para você parar e esperar… no verde, você pode seguir…”

Com a frase acima, todas as crianças aprendem desde pequenas a ter segurança na hora de atravessar uma rua, e em Berlim, este famoso sinal de trânsito se tornou um símbolo…

Este bonequinho, chamado Ampelmännchen ou Ampelmann, era exibido em sinais de pedestres na antiga Alemanha Oriental e é um dos únicos sobreviventes da vida cotidiana daquela época, se tornando o queridinho de toda a Alemanha, depois do fim da Cortina de Ferro.

Foi desenhado em 1961 por Karl Peglau, de Berlim, que queria criar um semáforo que seria ao mesmo tempo atraente para as crianças, mas facilmente acessível e compreensível para os alemães idosos e hoje, não só em Berlim, ele está espalhado pelo mundo todo com várias aparências diferentes. Mas o bonequinho original é de Berlim.

O bonequinho é tão querido que em Berlim, há lojas espalhadas vendendo lembranças de todos os tipos do ilustre bonequinho.

Quando você estiver em Berlim não deixe de tirar fotos deste famoso sinal de trânsito que estão nos principais cruzamentos da antiga Berlim Oriental… a foto já é uma grande lembrança!

Uma das lojas que vendem estes produtos fica na Hackesche Höfe, a 800 metros da estação da Alexanderplatz.

Abre de segunda a sábado das 09:30-22:00. Domingos das 10:00-19:00.

Mais sobre as Ampelmännchen, aqui.

??????????????????????????????? ??????????????????????????????? Ampelmännchen4 ??????????????????????????????? ???????????????????????????????

Mais sobre Berlim e as suas atrações, veja aqui.

Roteiros personalizados para toda a Europa, clique aqui.

Curta a página do Alemanha! Por que não? no Facebook clicando aqui.

Veja as fotos do Alemanha! Por que não? no Instagram.

Siga as informações do Alemanha! Por que não? no Twitter, @alemanhapqnao