Tirano1

Uma das pontes de Tirano e o rio Adda

A cidade de Tirano está dividida por longas pontes que atravessam o rio Adda e que levam os turistas a descobrirem sua parte antiga e nova. Um passeio encantador, cercado principalmente por muita história.

Tirano se desenvolveu às margens deste rio, onde ficava um castelo, no ano 1073 e hoje não chega a ter 10 mil habitantes.

Tirano nao é uma cidade que se possa chamar de linda, mas encanta… para começar, suas ruas pequenas recheadas de “palácios” (são mais de 10) das antigas famílias abastadas da cidade, e os três portões de uma antiga fortificação datados dos séculos XIV ou XV, dão um toque medieval à cidade.

A imensa basílica, na parte nova da cidade, chama atenção… monumental.

Tirano é uma cidade religiosa, como a maioria na Itália. A cidade foi local das intituladas Aparições Marianas. Acredita-se que a Virgem Maria apareceu na cidade quando esta sofria com a Peste. Depois da aparição de Maria, a cidade se livrou do Mal e foi construído em 1505, no local da aparição, uma igreja de peregrinação, que está no centro da cidade antiga.

Como toda cidade italiana, Tirano também tem suas especialidades culinárias: vinho, carne seca (bresaola), queijo, pão de centeio e a deliciosa Pizzoccheri, um tipo de tagliatele com espessura entre 1 cm a 7 cm, feito com massa preparada com 2 terços de farinha de trigo sarraceno, uma farinha de trigo de coloração acinzentada.

E para deixar a cidade ainda mais atraente, desde 1908, o Bernina Express, famoso trem turístico suíço, tem linha direta para Tirano.

Tirano12

Eu em um lindo restaurante em Tirano esperando a a deliciosa Pizzoccheri

Tirano11

Eu na praça da prefeitura no centro antigo de Tirano

Tirano10

Ruazinhas de Tirano

???????????????????????????????

Marcelo em frente de um dos 10 Palácios de Tirano

Tirano8

Ruazinhas de Tirano

tirano7

Centro antigo de Tirano

???????????????????????????????

Um dos portoes antigos da cidade

??????????????????????????????? Tirano4 Tirano2

???????????????????????????????

A Basílica de Tirano

 

 

Mais sobre as cidades e atrações da Itália, veja aqui.

Roteiros personalizados para toda a Europa, clique aqui.

Curta a página do Alemanha! Por que não? no Facebook clicando aqui.

Veja as fotos do Alemanha! Por que não? no Instagram.

Siga as informações do Alemanha! Por que não? no Twitter, @alemanhapqnao.