Wernigerode foi fundada pelos condes de Wernigerode, que vieram da linhagem dos condes de Brandenburg e dos arcebispos de Magdeburg no século XII.
A cidade ficou famosa na Idade Média por causa do seu comércio de brandy, charutos e tinta para pergaminho.
A cidade tem seu próprio lema que é “Die bunte Stadt am Harz”, que significa “A cidade colorida da região do Harz”.
A atração mais famosa da cidade é o Schloss Wernigerode, no alto da cidade. Ele foi construído entre o século XII e XIII, mas a sua aparência atual barroca foi feita após várias renovações no século XIX. Além de renovar o castelo, os jardins do palácio também oferecem agora um pequeno hotel e um delicioso restaurante com vistas maravilhosas da cidade.
No castelo tem um interessante museu mas é proibido tirar fotos.
No centro da cidade, na Marktplatz, está uma das Rathaus (prefeitura) mais bonitas da Alemanha. Ela foi construída entre 1492 e 1498 em estilo enxaimel, com uma fachada toda pintada à mão.
Quem quer passear pelo centro da cidade tem que passar pela Breite Straße. Nela os visitantes encontrarão de tudo, lojas, restaurantes e, óbvio, várias casas medievais de enxaimel, uma mais linda que a outra, como por exemplo o prédio do maravilhoso Café Wien (1583) e a Apotheke (1894).
Fora dos muros da cidade, existia uma outra pequena cidade. Essa tinha uma pequena igreja, construída entre 1265 e 1279. Em 1529 a cidade passou a ser parte de Wernigerode. Hoje, a St. Johanniskirche, é a igreja principal de Wernigerode. O seu interior foi restaurado em 1864.
Na cidade existe um bairro chamado Klint. Nesse bairro tinha um castelo construído no século IX. Ruínas dele e outros fatos sobre a cidade podem ser encontrados no Harzmuseum, que se encontra nesse bairro. Foi neste bairro que surgiu a cidade.
Outra atração desse bairro é a casa torta, construída em 1680 e que servia como um moinho.
A igreja do bairro Klint, a St. Sylvestrikirche, foi construída no século XII. Apesar de ter sido destruída por um incêndio no século XVI e de ter sido reconstruída e restaurada muitas vezes, ela ainda tem seu charme de Idade Média.
Um edifício muito curioso da cidade está localizado na Kochstraße e é a menor casa (Kleinstes Haus) da cidade, com uma largura de somente 2,95 metros. A casa era habitada até 1976, quando a dona faleceu. Hoje é um pequeno museu.
Na Idade Média, Wernigerode era toda cercada por muralhas mas infelizmente não restou muito da antiga muralha da cidade. Só existe uma torre, a Westerntorturm, que ainda está em pé. Ela tem 36 metros de altura e foi construída no século XIII.
Wernigerode tem ótimos hotéis e restaurantes e é a porta de entrada para visitas na maravilhosa região do Harz. Vale a pena!
Eu estou sempre apreciando o seu trabalho.Parabéns ,e nós continuaremos
apreciando tudo que vc. escreve. Um aço. aqui de Petrópolis,RJ.
Obrigada pelo carinho, Heloisa 🙂