Thalys_ Image Banner 728 x 90
Groningen11

Prédio da Universidade de Groningen

Groningen fica ao norte da Holanda e é um cidade universitária desde 1614. Essa é umas das razões pelas quais a cidade é tão cheia de vida! De seus 190 mil habitantes, 50 mil são estudantes de todas as partes do mundo, fazendo com que Groningen tenha a população mais jovem na Holanda.

A cidade é linda e muito ousada, com numerosos exemplos de arquitetura inovadora contrastando com seus prédios históricos.

Um destes exemplos de arquitetura inovadora contrastando com o antigo é o prédio do Groninger Museum, uma obra do arquiteto italiano Mendini… sensacional. O Museu Groningen está localizado em frente à principal estação central, um prédio do século XIX com um hall de entrada de 6 metros de altura, ricamente decorado. O destaque é seu teto, um espetáculo. A estaçao de trem de Groningen é uma das mais belas do mundo.

Groningen montagem 1

Hall de entrada da estação de Groningen; Canais de Groningen e o Museu de Groningen

 

A linda praça, a Martinikerkhof, convida seus estudantes e turistas à relaxar e comer muito bem nos seus lindos restaurantes e barzinhos. Recomendo muito tomar uma cervejinha no De Kostery.

Ali bem pertinho em frente a Grote Markt, visite o monumento mais importante de Groningen, o Martinitoren com mais de 500 anos. É a quarta maior torre dos Países Baixos. Sua igreja a Martinikerk merece uma visita. Ela foi construída em 1230, e abriga afrescos do século XIII, e um dos maiores órgãos barrocos do noroeste da Europa.

Seguindo mais ao norte da Martinikerkhof está a Prinsenhof que foi um mosteiro e que hoje tem um jardim de rosas e ervas, e uma trilha coberta de folhagem (berceau). O jardim, cercado por um muro, é um dos melhores exemplos de um jardim renascentista, na Holanda. Ali tem um lindo relógio de sol.

Outra interessante visita é no prédio da prefeitura na Grote Markt. Em estilo neo-clássico, ela foi construída netre 1777-1810. Atrás dela está o Waagcomplex, um belíssimo edifício renascentista construído em 1635 e que hoje é um restaurante.

Groningen é uma cidade muito interessante e merece pelo menos 2 dias de passeios.

Groningen2

Eu e o Martinitoren

Groningen montagem 2

Belas casas de Groningen e seus canais

 

Groningen15

Marcelo no Museu de Groningen

 

Groningen montagem 3

O Prinsenhof e seus jardins e o relógio de sol

Groningen16

Estação de trens de Groningen

 

Mais cidades e atrações na Holanda, aqui.

Roteiros personalizados completos pela Europa, aqui.

TGV Image Banner 728 x 90