Booking.com

 

Melk45

Abadia de Melk. Foto da capa: omm.de

 

A Abadia de Melk é um enorme complexo com escolas, espaços culturais, uma riquíssima igreja e uma impressionante biblioteca. Todo este complexo faz parte do Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

A Abadia fica em um lugar maravilhoso: sob uma rocha com vistas espetaculares para o rio Danúbio e sobre a cidade de Melk.

Seus interiores são luxuosamente decorados de cima a baixo com afrescos, mármores, esculturas e ouro. Especialmente a igreja e a biblioteca são notáveis neste sentido.

Além das atrações acima, a abadia tem museus, um acervo de seus tesouros, maravilhosos jardins, restaurantes e lojas.

Melk montagem1

Eu e a Abadia de Melk

Melk1

Abadia de Melk e um pouco de seus jardins

Melk2

História da Abadia

“Melk tem sido um centro importante desde as origens do estado austríaco. Já em 996 o primeiro marquês da região, Leopoldo II, ergueu um castelo em Melk para sua residência, e seus sucessores o encheram de relíquias e tesouros.

O castelo foi dado aos monges Beneditinos de Lambach em 1089, e desde esta época, tem sido ocupada por eles e adaptado como um mosteiro.

A época da fundação do mosteiro foi marcada pela Questão das Investiduras (conflito mais significativo entre Igreja e Estado na Europa medieval) e floresceu na época posterior à Concordata de Worms (tratado entre o Papa Calisto II e o Sacro Imperador Henrique V, que reconhecia ao Imperador o direito de investir bispos com a autoridade secular nos territórios que estes governassem, mas não com a autoridade sagrada), quando foi criada uma escola. Com o declínio do papado a sorte do mosteiro também declinou.

No século XV o mosteiro foi o ponto de partida da Reforma de Melk, uma reforma religiosa de grande impacto inspirada por ideais humanistas e levando a uma adesão mais estrita à Regra de São Bento, que almejava à austeridade e à disciplina.

Durante o Barroco seu prestígio voltou a aumentar, tornando-se um modelo de disciplina beneditina. A importância do local e de seu abade Berthold Dietmayr neste período são evidenciados pela suntuosidade das reformas que mandou realizar entre 1702 e 1736. Nesta época a abadia desenvolvia significativa atividade também na música e nas artes liberais.

Entre 1975 e 2001 o complexo passou por uma grande restauração, e sua renda hoje vem principalmente do turismo cultural. Tem sido sede de importantes exposições de arte e história, representações teatrais e concertos de música.

Criou-se um museu sobre a história da abadia, a atividade docente também se expandiu e atende cerca de 900 alunos de ambos os sexos, e continua sendo a cabeça e o coração de 23 paróquias da região.”

Fonte da pesquisa sobre a Abadia: Wikipédia.

 

Melk montagem2

Museu da Abadia, seus tesouros e uma das salas da Abadia

A Biblioteca

A biblioteca possui 12 salas com um acervo de cerca de 1.888 manuscritos, 750 incunábulos e milhares de obras editadas desde o século XVI, totalizando mais de 100 mil volumes, abrangendo Teologia, Geografia, Direito, História e Astronomia, com uma seção especial para Bíblias.

O interior da biblioteca é de tirar o fôlego: coberto por magnífica talha em madeira e uma escadaria em espiral, além de afrescos dourados.

O teto é incrível com lindas pinturas.

Melk14 Melk15

A Igreja da Abadia

A atração maior da Abadia de Melk é sua igreja barroca. Foi construída desde o início como uma obra de glorificação a Deus através da beleza, e o alto sucesso desse desejo é claramente visível.

A igreja sofreu grandes reformas pelo abade Dietmayr no início do século XVIII, e realizadas pelo arquiteto Prandtauer e por Antonio Beduzzi (design dos interiores, esboços e afrescos), Johann Michael Rottmayr (afrescos, pinturas do altar), Paul Troger (pinturas do altar), Giuseppe Galli-Bibiena (desenho do púlpito e do altar-mor), Lorenzo Mattielli (desenho das esculturas), e Peter Widerin (esculturas).

Sobre o altar-mor está a inscrição Non coronabitur nisi legitime certaveri (“Não há vitória sem um combate legítimo”).

Melk17 Melk18 Melk19

Mais sobre a Abadia: http://www.stiftmelk.at/

A Abadia fica na lida cidadezinha de Melk, a 100km de Viena.

Abre das 09:00-17:30, todos os dias.

Ingressos a €10,00 por pessoa e dá direito a ver todo o complexo.

Fica na Abt-Berthold-Dietmayr-Straße, Melk.

Melk13 Melk20

Mais cidades e atrações na Áustria, aqui.

Roteiros personalizados para toda a Europa, veja aqui.