Stolpen montagem1

A linda Stolpen

Sächsische Schweiz, a chamada Suíça Saxônica é uma região da Alemanha que tem muitas atrações que mostrarei em próximos posts, entre cidades, fortalezas, castelos e cidadezinhas lindas às margens do rio Elba… um sonho de região! Veja Bastei, uma formação rochosa de arenito, sensacional.

Uma destas cidadezinhas é Stolpen, pequena e aconchegante, a cidade é fofa e chama mais atenção por abrigar um imponente e importante castelo, o Burg Stolpen.

O complexo deste castelo está recheado de grandes atrações: museus; prédios históricos com muita história; uma deliciosa Biergarten que serve a cerveja produzida no castelo; torres; corredores de um impressionante porão, onde ali vive até um fantasma e um incrível poço de basalto de 85 metros de profundidade, uma vez que a cidade e o castelo, estão assentados sobre um vulcão extinto e o solo é rico em basalto. A cidade de Stolpen é um monumento natural geológico de grande importância.

Stolpen montagem2

Mapa de todo o complexo do castelo; entrada do castelo e o desenho do castelo no século XVIII

A História do Burg Stolpen

O Burg Stolpen serviu como residência para os bispos de Meißen e também teve um grande importância no governo da região.

O Castelo começou a ser construído no ano 1100 e passou 350 anos sendo dirigido por 24 bispos de Meißen, que governavam a cidade de Stolpen.

O castelo ficou muito famoso por ter sido a prisão de Anna Constantia von Cosel, amante do Rei da Polônia e Duque da Saxônia, Augusto o Forte.

Anna vinha de uma família rica, filha de um cavaleiro, mas depois de ter engravidado em 1702 de Ludwig Rudolf, irmão do Príncipe- Herdeiro de Braunschweig-Wolfenbüttel, sua reputação caiu e trouxe muita vergonha à sua família.

Depois desse incidente, ela se casou com o diretor do Kollegium Adolph Magnus von Hoym, mas esse, depois de 3 anos, pediu o divórcio porque sua esposa não havia contado que já tinha tido um filho com outro homem.

Foi neste período em 1705, que Augusto ficou interessado em Anna, e a convidou para morar em sua corte. O rei, apesar de ser casado, declarou em dezembro daquele ano, que Anna Constantia tinha os mesmos direitos que sua mulher, por ser a mulher “do seu lado esquerdo”.

Ela ficou até 1713 à seu lado, teve 3 filhos com ele e provou ser muito culta na arte política. Ela ficou famosa por poder prever exatamente o que iria acontecer, dependendo de qual ação o rei tomaria.

Isso irritou o rei e ele a viu como uma ameaça e a baniu para o Burg Stolpen onde passou 48 anos até sua morte em 1765.

Seus aposentos e toda sua história podem ser vistos no castelo.

Foto da capa:  Klaus Schieckel

Stolpen montagem3

Complexo do castelo

Stolpen17

Túmulo de Anna Constantia von Cosel no castelo

Stolpen5 Stolpen15

Roteiros personalizados para toda a Europa, aqui.

Quer ajuda para montar sua viagem? Clique aqui.