Thalys_ Image Banner 728 x 90

 

Linz3

Linz vista de seu castelo

Linz4

Linz vista de seu castelo

A linda cidade de Linz fica às margens do famoso rio Danúbio e foi fundada pelos romanos, que a chamaram de Lentia; o nome Linz apareceu nos registros somente no ano de 799.

Era uma importante cidade do Sacro Império Romano-Germânico, e conectava várias rotas de comércio.

Adolf Hitler se mudou para Linz quando era criança, e passou grande parte de sua vida lá, entre 1898 e 1907, até ele se mudar para Viena. Até o final de sua vida ele dizia que Linz era sua cidade natal.

A cidade abriga belos edifícios modernos fora de seu centro histórico, do outro lado do Danúbio, separadas por uma ponte.

Linz é incrivelmente movimentada comercialmente, com centenas de lojas de grifes, restaurantes e cafés, além é claro de interessantes atrações, entre elas a impressionante Dreifaltigkeitssäule (Coluna da Trindade) que tem 20 metros de altura e é feita de mármore branco. É um símbolo típico do período barroco e foi erguida em sinal de gratidão por aqueles que tinham sobrevivido a uma variedade de desastres. A coluna também protegeu os cidadãos de pragas, o fogo e a guerra.

Está localizada no centro da Hauptplatz (Praça Principal) que, com uma área de cerca de 13.200 m2, é uma das maiores praças urbanas na Europa desde o século XIII.

A igreja mais importante da cidade e que vale uma visita é a Jesuitenkirche ou a Alter Dom, que foi construída pelos jesuítas entre 1669–1683 e designada uma catedral quando Josef II nomeou um bispo para Linz, e hoje é chamada de Alter Dom (Velha Catedral).

Os jesuítas retomaram a posse desta catedral em 1909. A Catedral situa-se no extremo sul da Hauptplatz, perto do antigo Colégio dos Jesuítas e é belíssima.

Linz15

Eu e a Dreifaltigkeitssäule

Linz16

As torres da Jesuitenkirche ou a Alter Dom

Linz23

Edifícios modernos do outro lado do Danúbio

O Linzer Schloss, o castelo de Linz, foi mencionado pela primeira vez em 799 e foi residência do imperador Friedrich III.

Desde 1966 é o Schloßmuseum (Museu do Castelo), com coleções históricas e etnográficas.

O museu é belíssimo e foi adaptado uma construçao moderna para abrigar toda a coleçao do museu. As vistas para a cidade sao imperdíveis dali de cima.

Passear pelo centro antigo de Linz também é imperdível: a cidade tem belos edifícios históricos, como a Landshaus, magnífico edifício renascentista construído no século XVI, e hoje é a sede do governo; a Altes Rathaus, a antiga prefeitura ainda hoje é a sede do prefeito e da Câmara Municipal da cidade. Seu pátio com arcadas contém um delicioso café ao ar livre. O prédio abriga o Stadtmuseum (Museu da Cidade), e o Zahnheilkundemuseum (Museu de Odontologia).

Linz5

Linz vista do Schloßmuseum (Museu do Castelo)

Linz6

O Schloßmuseum (Museu do Castelo)

Linz8

O Schloßmuseum (Museu do Castelo)

Linz9

Marcelo subindo a escadaria até o Schloßmuseum (Museu do Castelo)

Linz12

O castelo de Linz ao alto e o Danúbio

E para completar seus passeios por Linz, não deixe de provar a Linzer Torte: a receita dessa torta é muito antiga, e a mais antiga receita documentada foi escrita no ano 1653, o que a faz a receita de torta mais antiga do mundo!

Onde encontrar esta torta?

– Confeitaria Jindrak, na Herrenstraße 22-24;

– Panificadora Hofmann, na Landstraße 27;

k.u.k. Hofbäckerei, na Pfarrgasse 17.

Linz2

Propaganda da Linzer Torte

Linz10

Centro antigo de Linz

Linz11

Centro antigo de Linz

Linz17

Experimentando uma fatia da Linzer Torte… deliciosa

Linz18

Centro antigo de Linz

Linz19

Centro antigo de Linz

Linz20

Centro antigo de Linz

Linz21

Centro antigo de Linz

Linz22

Centro antigo de Linz

Mais sobre as cidades e atrações da Áustria, aqui.

Roteiros personalizados para toda a Europa.