Booking.com

 

No século XIII, o castelo Sooneck era um refúgio de ladrões. O castelo ficou em ruínas no século XVII devido aos frequentes ataques dos franceses, e no século XIX foi comprado pelos Hohenzollern, que o reconstruíram na sua forma original.

Hoje o castelo, em sua impressionante localização com uma vista espetacular do Reno, possui maravilhosas pinturas e móveis preciosos.

A lenda do Burg Sooneck

De acordo com a história, Siebold von Sooneck, senhor do castelo Sooneck, estava cheio de inveja, porque seu vizinho, Hans Veit von Fürstenberg (senhor do castelo Fürstenberg, hoje em ruínas) era o mais famoso senhor da região, especialmente por causa de sua habilidade com a besta (arma que atirava flechas).

Um dia Siebold quis mostrar a todos que ele era melhor do que seu vizinho, e como ele era um homem alto e forte, desafiou Veit para uma luta corpo a corpo até a morte.

Veit von Fürstenberg lutou bravamente, mas então sua força falhou. Ele foi levado até o pátio do castelo Sooneck pelos guardas de Siebold, e com ordens de Siebold, os guardas queimaram-lhe os olhos.

Siebold, todo feliz e confiante, gritou com desprezo para Veit: “Agora você não é mais o melhor arqueiro da região”.

Ele enviou Veit ao calabouço do castelo, onde este ficou como seu prisioneiro.

Meses depois, Siebold realizou uma suntuosa festa em seu castelo.

À meia-noite, para surpreender seus convidados e humilhar ainda mais Veit, ele ordenou aos seus guardas que trouxessem Veit, o Cego, como ficou conhecido, até o salão da festa e o apresentou como seu “convidado de honra”.

Siebold começou a humilhar Veit diante de seus convidados e disse a ele que, se ele acertasse uma flecha com seu arco em um cálice dourado que seria atirado por Siebold para o alto e acertasse, ele estaria livre para ir embora.

Concordando com a proposta, foi colocada em suas mãos o arco e uma flecha e levantou a arma para atirar. Siebold jogou o cálice dourado no ar, e no mesmo instante, a seta lançada por Veit perfurou sua garganta. Siebold caiu no chão e morreu. Os convidados correram gritando com medo de quem seria a próxima vítima de Veit, o Cego.

Mas ele já tinha abaixado sua besta, e lágrimas correram para baixo de suas bochechas.

 

Horários

De 1° de janeiro a 30 de março das 9:00-17:00, segundas-feiras fechado.

De 1° de abril a 30 de setembro das 9:00-18:00, segundas-feiras fechado.

De 1° de outubro a 30 de novembro das 9:00-17:00, segundas-feiras fechado.

Dezembro o castelo fica fechado.

Ingressos para visitas guiadas: €4,00 para adultos e €2,00 para crianças.

O castelo fica na Sooneckerstrasse 1, na cidadezinha de Niederheimbach.

Para chegar com carro: siga pela B9 após Trechtingshausen e vire à esquerda após 2,5k, antes de chegar a Niederrheinbach. Ande por 1km através dos vinhedos até chegar ao estacionamento oficial do castelo.

 

Burg Sooneck1

Bueg Sooneck. Foto: Johannes Robalotoff

 

Mais sobre o Vale do Reno.

Guia completo à venda do Vale do Reno.

Roteiros personalizados completos para toda a Europa.

TGV Image Banner 728 x 90