Wieskirche é uma esplêndida igreja rococó, construída em 1745 e é lugar de peregrinações, pois um milagre aconteceu ali em 1738.

Diz a lenda que em 1730, dois monges da Ordem de Prémont (Ordem fundada pelo Duque Welf VI em 1147, e que existiu até 1803), do monastério de Steingaden, fizeram um estátua de Cristo intitulado o “Salvador Torturado” com várias peças de madeira, para a procissão da Sexta-feira Santa.

Eles cobriram os membros da figura com linho e a pintaram com tinta vermelha. Muitas pessoas não gostaram da estátua, considerada muito “ensanguentada”.

Com isso, a estátua foi jogada no sotão do monastério e em 1734, ela desapareceu.

Apenas 4 anos depois, uma camponesa achou a estátua na floresta e a levou para sua fazenda, e começou a reverenciá-la.

Neste mesmo ano aconteceu o “milagre”, a camponesa viu lágrimas no rosto do “Salvador Torturado”.

Uma grande quantidade de peregrinos vieram de lugares como Suiça, Bohemia, Tirol e Hungria para a capela que foi construída na fazenda da família da camponesa, para ver a estátua.

Como a quantidade de peregrinos aumentou ainda mais, o abade de Steingaden decidiu em 1745 construir uma grande igreja de peregrinos no local onde foi encontrada a estátua.

O arquiteto Dominikus Zimmermann, já com 60 anos de idade e um expert do estilo rococó, conseguiu coroar sua carreira com a construção da mundialmente famosa Wieskirche. Seu irmão, Johann Baptist Zimmermann, pintor da corte do Príncipe Eleitor de Munique, pintou os maravilhosos afrescos do teto, que são seguramente uma das mais belas obras em estilo rococó do mundo.

A igreja é Patrimônio Cultural da UNESCO desde 1984 e recebe atualmente cerca de um milhão de visitantes por ano.

O local onde está a igreja é lindo, cercada de muita natureza e montanhas. Para chegar até lá, o visitante passa por estradinhas estreitas com muitas curvas.

Por esta razão, a igreja faz parte das inúmeras atrações da Estrada Romântica.

A igreja abre de maio até outubro das 08:00-20:00 e de novembro a abril das 08:00-18:00.

A entrada é grátis.

A igreja fica na cidadezinha de Steingaden, a 22km de Füssen. Para chegar lá, siga pela B17.

Foto da capa: Germany Travel

Wieskirche4 Wieskirche3 Wieskirche2Mais cidades e atrações da Estrada Romântica.

Roteiros personalizados completos pela Europa.

Eurostar_ Image Banner 728 x 90