Antuérpia é uma das cidades mais lindas da Bélgica, e fica na belíssima região de Flandres. É conhecida como centro mundial de lapidação de diamantes e por seu moderno porto que é um dos maiores do mundo.

 

Belos prédios no centro antigo de Antuérpia

Belos prédios no centro antigo de Antuérpia

 

O que fazer em Antuérpia

No cais antigo da cidade há uma linda promenade e um castelo, a fortaleza da cidade chamada Het Steen, a Rocha, que vale uma visita.

Em toda extensão do porto, há uma grande ciclovia para passeios perfeitos de bicicleta.

Os habitantes de Antuérpia possuem o apelido de Sinjoren (Senhor). Este apelido refere-se aos principais nobres espanhóis que governaram a cidade durante o século XVII. Tanto que o espanhol é ainda falado na cidade. Aliás, a maioria dos habitantes falam fluentemente quatro idiomas.

 

A linda promenade no antigo cais da Antuérpia

A linda promenade no antigo cais da cidade

Antigo cais Antuérpia

Antigo cais da cidade e lá na frente, o modernizado porto da cidade

 

A cidade é dominada pela linda catedral (Onze-Lieve-Vrouwekathedraal), pelo rio Escalda e por construções belíssimas na Grote Markt, a principal praça da cidade.

Entre estas contruções e atrações da praça está a prefeitura da cidade (Stadthuis), construída sobre as bases de uma antiga prefeitura destruída pelo fogo (construído entre 1561 e 1564) ; as belíssimas casas de guilda (associações de profissionais, cada uma de uma área diferente); e a fonte com a estátua do héroi da cidade, Brabo, criada por Jef Lambeaux.

A belíssima catedral, construída entre 1352 e só concluída em 1521, tem uma torre de 123 metros, no seu interior há pinturas de Peter Paul Rubens, filho ilustre da cidade.

Outras obras espetaculares tomam conta da catedral: a pintura da Morte de Maria (1633), por Abraham Matthyssens, pode ser encontrada atrás do altar principal. A Ascensão da Virgem Maria (1647), por Cornelis Schut, também está na catedral.

 

A belíssima torre da catedral Antuérpia

A belíssima torre da catedral

Prefeitura da cidade da Antuérpia

Prefeitura da cidade

 

Ande pelas ruelas que ficam perto da catedral. Lá você encontrará dezenas de restaurantes e bares simpáticos e deliciosos. Entre estas ruazinhas, visite a Vlaaikensgang, muito charmosa e bem pequena, que data do ano 1591. Na primavera as casas desta viela ficam cheias de flores e plantas nas fachadas.

É um dos lugares mais românticos de Antuérpia, um oásis de calma em meio à vida agitada da cidade. Um ótimo lugar para passear.

Para chegar até esta viela entre na Oude Kornmarkt 16, fica entre a Hougstraat e a Pelgrimsstraat. Estas são ruas que ficam do lado sul da catedral.

 

Vlaaikensgang Antuérpia

A Vlaaikensgang

Antuérpia

Deliciosas ruazinhas de Antuérpia

 

Origem do nome Antuérpia

De acordo com o folclore, a cidade tem este nome devido a uma lenda envolvendo um místico gigante chamado Antigoon, que morava perto do rio Escalda.

Ele cobrava pedágio para aqueles que queriam atravessar o rio, e quem não pagava, era atirado à morte no rio.

O gigante foi morto por um jovem herói chamado Brabo, que cortou a mão do gigante e atirou-o no rio. Daí o nome Antwerpen, werpen em holandês é mão.

Há uma estátua em frente à prefeitura do herói Brabo.

 

Estátua do herói Brabo Antuérpia

Estátua do herói Brabo

Lindos prédios na Grote Markt Antuérpia

Lindos prédios na Grote Markt

Grote Markt Antuérpia

Grote Markt

Restaurantes na Grote Markt Antuérpia

Restaurantes na Grote Markt

Restaurantes em volta da catedral Antuérpia

Restaurantes em volta da catedral

 

Mais sobre a Bélgica, suas cidades e suas atrações, veja aqui.

Loja do Por que não? Travels com roteiros e guias à venda, veja aqui.

Roteiros personalizados para toda a Europa, clique aqui.

Curta a página do Por que não? Travels no Facebook clicando aqui.

Veja as fotos do Por que não? Travels no Instagram.

Siga as informações do Por que não? Travels no Twitter, @alemanhapqnao.

Booking.com