Está em Berlim? Então não perca estas atrações!

O Portão de Brandenburgo é um dos monumentos mais importantes de Berlim e uma das atrações mais fotografadas da cidade, um marco e um símbolo com mais de 200 anos de história.

Foi construído a pedido de Frederico Guilherme II da Prússia entre 1788 e 1791, e restaurado entre 2000 e 2002.

Foi palco de várias demonstrações populares e discursos políticos, entre eles dos presidentes dos Estados Unidos John F. Kennedy em 1963, após a construção do Muro de Berlim – quando ele proferiu a famosa frase em alemão “Ich bin ein Berliner!” (Eu sou Berlinense), significando que todos os cidadãos de Berlim Ocidental eram livres como ele – , e Ronald Reagan, em 1987, demandando que Mikhail Gorbachev derrubasse o muro (“Mr. Gorbachev, tear down this wall!”).

Portao de Brandenburg2

Pertinho do Portão de Brandenburgo está o Memorial do Holocausto, o Holocaust Mahnmal, que fica em um trecho da “faixa da morte”, aonde o Muro chegava perto do Portão de Brandenburgo.

É um monumento impressionante, foi projetado pelo arquiteto Peter Eisenman e dedicado às vítimas judias do holocausto da Segunda Guerra Mundial.

A área de 19 mil metros quadrados abriga 2.711 blocos de concreto parecendo com um campo ondulado de pedras, como um enorme labirinto. Os blocos são de 2,38m de comprimento por 0,95m de largura e altura variada desde 0,2m até 4,8m.

De acordo com o texto do projeto de Eisenman, os blocos são desenhados para produzir uma intranqüilidade, um clima de confusão e a escultura toda ajuda a representar um sistema supostamente ordenado e que perdeu o contato com a razão humana. (Wikipédia)

O Monumento fica na Trautenaustrasse 14.

 Holocausto1 Holocausto2 Holocausto3

Mais atrações em Berlim.

Roteiros personalizados completos pela Europa.

TGV Image Banner 728 x 90