TGV Image Banner 728 x 90

 

Vista de Schaffhausen , Suíça

Schaffhausen ficou famosa pelas suas Cataratas do Reno. A cidade surgiu no local onde os navios de comércio ancoravam, pois as Cataratas tornavam impossível a sequência da viagem.

Mas a cidade em si, que é a capital do Cantão de Schaffhausen, vale a pena ser visitada… é impressionante de tão bela! Ela fica ao norte da Suíça e foi fundada no ano de 1045.

Schaffhausen está localizada em território suíço, rodeada em três lados pela Alemanha. Em 01 de abril de 1944 Schaffhausen sofreu um bombardeio devido a erros de navegação pelas Forças Aéreas Americanas, que se desviaram do espaço aéreo alemão.  Centena de civis foram mortos. Os Estados Unidos rapidamente ofereceram um milhão de dólares em reparações.

Há 35 edifícios em Schaffhausen listados como Patrimônio Suíço de Importância Nacional, isso inclui toda a cidade velha de Schaffhausen e as muralhas da cidade. Além disso, a cidade tem 171 sacadas ou bay-windows nas casas, todas magnificamente decoradas.

A impressionante Fortaleza de Munot, no topo da cidade (sobe-se até lá por uma extensa escadaria), cercada por uma plantação de vinhas, foi construída entre 1564-1589; naquela época a cidade já era, desde 1501, parte da Confederação Suíça. Dentro da fortaleza, em seus jardins, há uma criação de veados adultos e filhotes, que com com certeza divertirá crianças e adultos. Pode-se subir uma escadaria interna em caracol até o topo de sua torre. Lá, tem uma enorme Biergarten, muito movimentada no verão.
Da fortaleza, os visitantes tem uma vista maravilhosa da cidade. Dali, existe um caminho chamado Munotstieg que o levará até o centro da cidade.
Schaffhausen2 Schaffhausen3 Schaffhausen4 Schaffhausen5 Schaffhausen6 Schaffhausen7 Schaffhausen8 Schaffhausen9 Schaffhausen10 Schaffhausen11 Schaffhausen14
Outra atração da cidade é o Kloster zu Allerheiligen. Lá os visitantes encontrarão uma reconstrução do antigo jardim de ervas; o Museum zu Allerheiligen, que contém uma coleção de achados da pré-história até a idade média, com exposições de história natural e peças de arte; e uma catedral romanesca (fundada no ano 1100), com uma das espirais mais lindas da Suiça, e o maior claustro da Suiça, construído nos séculos XII e XIII com elementos góticos e românticos.
O edifício mais lindo da cidade é a Haus zum Ritter. Sua fachada é toda pintada.

A Fronwagplatz era na Idade Média a praça do mercado. Ela tem uma fonte no centro, a Mohrenbrunnen. Hoje esta praça está cercada de cafés e restaurantes. Ali não passa carro e é um passeio imperdível.

Nesta praça fica também a Fronwagturm, uma torre com um relógio astronômico construído por Joachim Habrecht, que mostra dez opções diferentes, entre horas, os dias da semana, posição da lua e a posição do sol no zodíaco.

Schaffhausen18 Schaffhausen19 Schaffhausen20

Schaffhausen12

Pelo centro histórico da cidade você verá muitos bancos de descanso ou os famosos bancos de praças, mas estes em Schaffhausen sao atípicos: desenhados por artistas locais, estes bancos mostram motivos do cotidiano das pessoas e são muito engraçados, dando um ar mais moderno a esta cidade medieval.

Ao oeste da cidade está o Obertorturm, o antigo portão da muralha da cidade. Na frente dele está a linda casa Zum Steinbock em estilo rococó.

Na Rindermarkt (Mercado de Gado) observe a Haus zum Goldenen Ochsen (Casa do Boi Dourado). É um dos edifícios mais antigos da cidade. Serviu, entre outras coisas, também como um albergue, até 1608. Os afrescos na fachada mostram um boi dourado e personagens da história da Babilônia e da Grécia antiga, especialmente os heróis da Guerra de Tróia.

Schaffhausen15 Schaffhausen16 Schaffhausen17 Schaffhausen21 Schaffhausen22 Schaffhausen23 Schaffhausen24 Schaffhausen25 Schaffhausen26 Schaffhausen27 Schaffhausen28 Schaffhausen29 Schaffhausen30 Schaffhausen31 Schaffhausen32 Schaffhausen33 Schaffhausen34 Schaffhausen35 Schaffhausen36 Schaffhausen37

City-Train: a partir de 20/abr até 20/out é possível ir de Schaffhausen para as cataratas com o trenzinho, que sai da estação Schifflände na rua Moserstraße em quatro horários: às 11:05 / 13:00 / 15:05 / 16:30. O trenzinho leva aproximadamente 30 minutos para chegar às cataratas.

Mais sobre a Suíça, clique aqui.

Roteiros personalizados para toda a Europa, clique aqui.