Saint-Malo22

Saint-Malo é uma linda e inesquecível cidade medieval, fundada em meados do século XII em uma ilha rochosa pelo monge galês Mac Low.

A cidade é totalmente murada (você pode percorrer estas muralhas inteiras caminhando por cima delas e dar toda a volta) e fica na Bretanha, França. Por ser uma cidade com um enorme porto e estar no Canal da Mancha, ficou famosa por abrigar corsários franceses à partir do século XIII. A cidade ficou conhecida como a Cidade dos Corsários.

Os temidos corsários de Saint-Malo obrigavam navios ingleses que passavam pelo canal a pagar tributos. Estes mesmos corsários navegaram muito além, trazendo muitas riquezas à cidade, e um deles, Jacques Cartier, entre 1534-1542 navegou onde hoje estão Quebec e Montreal, e foi o descobridor do Canadá.

Saint-Malo ficou independente em 1590 e os duques da Bretanha construíram o belíssimo castelo para proteger as franquias portuárias.

A cidade é impressionante, cheia de monumentos históricos, prédios maravilhosos do século XVIII e muitas ruazinhas aconchegantes repletas de restaurantes. Um passeio maravilhoso pela praia vale a pena.

St. Malo1 St. Malo3 St. Malo30 St. Malo31 St. Malo32 St. Malo33 St. Malo34

Os portões, torres, bastiões e fortes de Saint-Malo são famosos: o portão de Saint Vicent foi construído em 1708 e tem seus famosos brasões, á esquerda, o Brasão das Armas da Cidade e à direita o Brasão de Armas do Ducado da Bretanha; o Grand’Porte, o portão mais antigo da cidade, é composto por duas torres e uma plataforma de artilharia, típico da segunda metade do século XV.

Os primeiros cais de pedra da cidade eram localizados fora deste portão, onde os bens vindos dos Mares do Sul, China e Arábia, eram descarregados e negociados.

St. Malo4

O Bastião de Saint-Louis, foi construído em 1714, durante a segunda expansão da cidade e foi concluído em 1721. Com o Forte de Le Naye situado em frente, ele defendeu o acesso ao porto. Durante a Revolução Francesa, no térreo deste bastião, ficava a terrível e temida guilhotina.

 

St. Malo7

O bastião de Saint Philip, nome em homenagem a Philip II de Orléans, regente da França, foi construído em 1714 e protegia a entrada do porto.

O bastião Holland, foi construído entre 1675 -1689, para proteger a cidade de um ataque da frota holandesa.

A impressionante torre Bidouane, com 23m de altura e 13m de largura, foi uma parte importante das defesas de St Malo, construída sobre um promontório rochoso durante a segunda metade do século XV. Hoje é muito popular entre os turistas. Na plataforma superior desta torre, você vai encontrar uma das melhores vistas a partir das muralhas – promontório La Varde para o leste, Cabo Fréhel a oeste, e atrás, a cidade dominada pela torre da Catedral de São Vicente.

O Fort Nacional é uma ilha, originalmente chamado de “l’Ilhéu” – o ilhéu, foi usado por marinheiros como um marco para entrar porto e, mais morbidamente, como o local da execução por enforcamento durante a Idade Média. Em 1689, um forte foi construído para defender St Malo contra ataques ingleses.

Durante a Revolução Francesa este forte se chamava Forte República;  Forte Imperial sob o comando de Napoleão I; Real Forte durante a Restauração; de Imperial Fort novamente a partir de 1852 – 1870 (Napoleão III) e, finalmente, Fort National.

A cidade é linda e sugiro pelo menos um dia inteiro e pernoite, vale a pena.

A cidade tem uma excelente rede de hotéis. Sugiro o maravilhoso La Maison des Armateurs bem no centro histórico da cidade.

Reservas clique aqui.

St. Malo2 St. Malo5 St. Malo6 St. Malo15 St. Malo16 St. Malo20 St. Malo21 St. Malo22 St. Malo23 St. Malo24 St. Malo25 St. Malo26 St. Malo27 St. Malo28 St.Malo8 St.Malo9 St.Malo10 St.Malo11 St.Malo12 St.Malo13jpg St.Malo14pg

 

Mais sobre a França. clique aqui.

Roteiros personalizados pela Europa, peça o seu aqui.

Foto da capa: Antoine Declerck