Würzburg8

O Residenz de Würzburg é um dos palácios mais importantes da Europa. É Patrimônio da Humanidade pela UNESCO desde 1981.

Foi construído para os príncipes-bispos entre 1720-1744, de acordo com o projeto de Balthasar Neumann, um grande engenheiro e arquiteto alemão.

Por volta de 1717, a poderosa família Schönborn se tornou patrocinadora de Neumann, financiando sua arte. Através dessa família, ele construiu muitos prédios e como a família Schönborn dominava o principado episcopal de Würzburg, Neumann ficou encarregado da construção do palácio na cidade.

O palácio foi construído com uma combinação perfeita, não só com os vários estilos do barroco alemão, mas também com a arquitetura dos castelos franceses e o estilo barroco imperial de Viena. O resultado ficou perfeito e o palácio é uma obra de arte.

Assim que você entra no palácio para visitá-lo, já vê a sua escadaria principal, a Treppenhaus, maravilha da arquitetura na época. Nesta escadaria está o maior afresco do mundo, obra do famoso artista veneziano da época Giovanni Battista Tiepolo. Este afresco enfeita a impressionante abóboda.

Würzburg9 würzburg11 würzburz10

O interior do palácio foi decorado em estilo rococó e três gerações de artistas e artesãos de toda a Europa produziram uma variação independente deste estilo de arte. É maravilhoso percorrer suas belas salas e apreciar tanta beleza.

Das 340 salas do palácio, 42 estão abertas ao público, entre elas a Weiße Saal (Sala Branca), a Kaisersaal (Sala do Imperador) e a Gartensaal (Sala do Jardim).

Outra grande atração do palácio é a Hofkirche, uma linda igreja rica na decoração com pinturas e esculturas, é impressionante!

Em 16 de março de 1945, apenas algumas semanas antes do final da Segunda Guerra Mundial, um ataque aéreo devastador destruiu 90% da cidade de Würzburg. O Residenz foi quase completamente queimado. A partir do sótão o fogo comeu, através do teto em madeira, pisos e todos os móveis e painéis de parede que não tinham sido possível armazenar em outros lugares, foram devorados pelas chamas. Apenas a parte central do Residenz, o Portal, os jardins, a Weiße Saal e as escadarias foram salvos.

Os jardins que cercam o Residenz são grandiosos. A sua forma atual é resultado das reformas empreendidas pelo príncipe-bispo Adam Friedrich von Seinsheim, em torno de 1770. Os jardins tem uma abundância de árvores frutíferas, treliças, vasos de plantas e pérgolas, além de estátuas e fontes. É maravilhoso passar algumas horas no local!

O Residenz abre de abril a outubro das 9:00-18:00; de novembro a março das 10:00-16:30. Fechado dias 24, 25 e 31/12 e 01/01.

Os jardins abrem diariamente até 20:00 e entrada grátis.

Ingressos a €7,50.

Infelizmente é proibido fotografar e precisará deixar mochilas e bolsas na entrada.

Würzburg 7 würzburg13 würzburg14 würzburg15 würzburg16 würzburg17Mais sobre a Estrada Romântica da Alemanha, clique aqui.

Roteiro completo da Estrada Romântica à venda aqui.