Eurostar_ Image Banner 728 x 90

 

caen45

Caen é uma linda cidade na Baixa Normandia e é bastante conhecida por suas construções erguidas durante o reinado de Guilherme, o Conquistador (Guillaume le Conquérant), e é o local onde o mesmo está enterrado.

Ele escolheu Caen para erguer o seu castelo, o Château de Caen, e dois mosteiros, e fez da cidade capital da Normandia ocidental.

O castelo foi construído em 1060 por Guilherme o Conquistador, que conquistou a Inglaterra em 1066. O seu filho, Henrique I da Inglaterra, construiu no castelo a Igreja de São Jorge, uma torre de menagem (1123) e uma grande galeria para a corte ducal.

No Natal de 1182, uma real celebração de Natal no palácio juntou Henrique II da Inglaterra e os seus filhos, Ricardo Coração de Leão e João Sem Terra, recebendo mais de mil cavaleiros.

O Château de Caen, juntamente com toda a Normandia, foi integrado à Coroa Francesa em 1204. Filipe II reforçou as suas fortificações.

O castelo serviu como palco de várias reuniões durante a Guerra dos Cem Anos (1346, 1417, 1450).

A torre de menagem foi demolida em 1793 durante a Revolução Francesa, por ordem da Convenção Nacional.

O castelo, usado durante a Segunda Guerra Mundial como um quartel general, foi bombardeado em 1944 e seriamente danificado.

Em 1946, Michel de Boüard, um arqueólogo de Caen, decidiu iniciar escavações na área do castelo para trazer à luz os traços medievais.

O maravilhoso Musée des Beaux-Arts (Museu de Belas Artes), ali instalado em 1967, abriu as portas em 1971.

A partir de março de 2004, a cidade de Caen iniciou as obras de restauro das muralhas, com a ajuda financeira do Fundo para o Desenvolvimento Regional Europeu.

Foram removidos 6.000 m³ de terra para dar uma melhor visibilidade à muralha noroeste do século XII. Esta operação revelou o porão de uma casa privada do século XV, um paiol de pólvora e duas paredes de uma ferraria do século XIV. Também foram encontrados traços dos estábulos.

A base da torre de menagem foi limpa, e ainda existem pessoas trabalhando nas escavações à sua volta. (Fonte: Wikipédia)

Hoje o que o visitante verá são pedaços e fundações do castelo em uma área enorme. Algumas áreas estão delineadas e dá para ver claramente onde ficava o castelo principal e outros edifícios.

O castelo é patrimônio cultural da França e fica bem no centro da cidade e oferece paisagens lindas da cidade. Vale a pena!

Mais sobre o castelo e horários de abertura, aqui.

O Museu de Belas Artes abre das 9:30-18:00 e ingressos a €3,10 por pessoa. O museu fecha nas terças-feiras.

 Castelo de caen1 Castelo de caen2 castelo de caen3 castelo de caen4 castelo de caen5 castelo de caen6 castelo de caen7 castelo de caen8 castelo de caen9 castelo de caen10 castelo de caen11 castelo de caen12 castelo de caen13 castelo de caen14

Mais sobre a França, clique aqui.

Roteiros personalizados para a sua viagem à Europa, entre em contato aqui.