TGV Image Banner 728 x 90

Bratislava, capital da Eslováquia, por muito tempo conhecida pelo seu nome alemão, Pressburg, virou parte do reino da Hungria no século X, e depois se tornou sua capital, em 1536, para conter o avanço dos otomanos. Com sua transformação em capital da Hungria, se tornou parte da monarquia austríaca regida pelos Habsburgos. Entre 1536 a 1830, onze reis húngaros foram coroados na catedral de São Martinho, que hoje é a maior e uma das mais antigas igrejas da cidade, situada embaixo do castelo de Bratislava.

Bratislava

Pressburg se desenvolveu muito no reinado de Maria Theresa, se tornando a maior e mais importante cidade da Hungria, mas perdeu força no reinado de seu filho, Joseph II, especialmente quando as jóias da coroa foram transferidas para Viena, numa tentativa de melhorar as relações entre Áustria e Hungria.

Depois da Primeira Guerra, Pressburg foi incorporada à recém-criada Tchecoslováquia, e o nome Bratislava começou a ser usado. A cidade foi ocupada por tropas nazistas na Segunda Guerra, e depois liberada pelo Exército Vermelho.

Depois que o partido comunista tomou o poder na Tchecoslováquia em 1949, a cidade se tornou parte do bloco comunista.

Em 1968, a cidade foi ocupada por tropas do Pacto de Varsóvia na tentativa falha de mais liberdade no bloco socialista (Primavera de Praga).

Em 1993, depois da queda da URSS e da divisão da Tchecoslováquia, Bratislava se tornou a capital da República da Eslováquia.

Depois de 1993, a cidade cresceu e se tornou impressionante: dá para ver claramente a divisão entre  a parte antiga e a moderna, do alto da montanha da cidade ao lado do castelo de Bratislava. Na parte moderna, altos edifícios, um trânsito frenético típico de qualquer cidade grande e cosmopolita.

O que fazer em Bratislava?

Na parte antiga (Staré Mesto), edifícios baixos e medievais, grandes praças como a Hlavne namestie (praça principal) e a Hviezdoslavovo namestie, esta última com muitos edifícios barrocos e renascentistas. Nestes edifícios estão instaladas as principais embaixadas mundiais.

A antiga prefeitura e a Fonte Roland se destacam ao redor da praça Hlavne namestie. Algumas lojas e cafés também estão no local.

Bratislava

Bratislava

Bratislava

Bratislava

Bratislava

Bratislava
Bratislava

Bratislava

Bratislava

Bratislava

Bratislava

Bratislava

O destaque da cidade é seu maravilhoso castelo, o Bratislavský hrad. Foi construído no século X e reina absoluto em um morro, oferecendo vistas maravilhosas do rio Danúbio.

O castelo pode ser visto a partir de praticamente qualquer lugar da cidade. Para chegar até ele, tem-se que subir através das pequenas ruas com calçada de pedra, acha fôlego! Mas é uma subida maravilhosa, pois a paisagem é fantástica e se pode apreciar as casas, uma do lado da outra.

Atualmente o castelo abriga o Museu Nacional Eslovaco, muito interessante e que vale uma visita. O museu documenta o desenvolvimento da sociedade na Eslováquia desde a Idade Média até os dias atuais. Possui uma extensa coleção de moedas, mobiliário, artes visuais, relógios, armas históricas, porcelanas maravilhosas e cerâmicas.

Também no castelo há o Museu da Música, que documenta a história da música na Eslováquia, mostra coleções de partituras, instrumentos musicais e muito mais. Muito interessante.

Depois de visitar o castelo, o melhor é passear tranquilamente e desfrutar dos seus jardins, com as estátuas, caminhos e a vista deslumbrante sobre a cidade e o Danúbio. Ali tem um pequeno e delicioso restaurante com vistas lindas para a cidade antiga.

Também se pode passear à noite pelos jardins e ver a imagem panorâmica da cidade iluminada pelos postes das ruas e as luzes das casas. Inesquecível.

O museu fica aberto de terça a domingo das 10:00-17:00.

Ingressos a €2,50 para adultos e €1,50 para crianças.

Bratislava

Bratislava

Bratislava
Bratislava

Bratislava

Bratislava
Bratislava
Bratislava

Pelas ruas da cidade antiga o visitante encontrará estátuas com figuras fascinantes:

O  Schöne Náci destaca-se na calçada, oferecendo seu chapéu entre os transeuntes. A famosa escultura de Juraj Melus se refere a um homem chamado Ignác Lamar, muito pobre, mas que era reconhecido na cidade como um verdadeiro cavalheiro, e oferecia flores às mulheres; fica na rua Sedlárska.

Outra escultura interessante e muito original é o Taunter. Dizem que ele zomba da vizinha, que costumava espionar os transeuntes que passam pela rua. Esta escultura fica na rua Panská 29, acima da vitrine de uma ótica.

Há também uma escultura do Soldado de Napoleão, que se inclina para frente em cima de um banco, onde muitos turistas aproveitam a oportunidade para fotografar, e que fica na praça principal, a Hlavne namestie.

A escultura chamada de Paparazzi representa um fotógrafo armado com sua câmera e uma lente poderosa, espionando alguém; ele está perto da Torre U.F.O.

Por fim, a escultura de Cumil, que é uma das atrações mais fotografadas em Bratislava. A escultura fica em um buraco de esgoto e, já perdeu a cabeça algumas vezes, devido aos motoristas descuidados. Uma placa de rua foi colocada para alertar os motoristas que a estátua está próxima. Esta engraçada e divertida estátua fica entre as ruas Panská e Rybárska brána.


Bratislava

Bratislava

E o lugar muito interessante que sugiro para jantar é na Torre U.F.O, que também é um dos principais pontos turísticos de Bratislava e pode ser visto de quase qualquer lugar com sua forma de disco voador. Ele fica na ponte que atravessa Bratislava sobre o rio Danúbio. Ali fica a sede da rádio eslovaca.

O U.F.O. é restaurante, bar, café e observatório. É um lugar internacional, mas com simpatia bem eslovaca. Servem uma deliciosa comida acompanhada por um delicioso vinho de Bratislava. A vista dali é incrível. Vale a pena.

Bratislava é uma cidade para se conhecer a pé. O centro é muito pequeno e acolhedor e o visitante pode facilmente caminhar de um lado para outro em poucos minutos.

Bratislava

Bratislava Bratislava

 

Mais sobre a Eslováquia, suas cidades e suas atrações, veja aqui.

Loja do Por que não? Travels com roteiros e guias à venda, veja aqui.

Roteiros personalizados para toda a Europa, clique aqui.

Curta a página do Por que não? Travels no Facebook clicando aqui.

Veja as fotos do Por que não? Travels no Instagram.

Siga as informações do Por que não? Travels no Twitter, @alemanhapqnao.