Booking.com

A primeira menção à cidade de  Magdeburg foi no ano de 805 com o nome “Magadobourg”. 150 anos depois, o imperador Otto, o Grande fez de Magdeburg um arcebispado e uma das cidades mais importantes do império.

Em 20 de maio de 1631, durante a Guerra dos Trinta Anos, Magdeburg foi destruída pelas tropas imperiais de Tilly. Somente um décimo da população, de mais de 30 mil pessoas, sobreviveu.

Levou séculos para que a cidade se recuperasse dessa tragédia.

Quando a cidade estava quase completamente reconstruida, 90% da cidade velha, incluindo uma dúzia de igrejas, foi destruída durante a Segunda Guerra Mundial.

Durante a Guerra, 1.658 pessoas morreram, 2.882 foram feridos e 40 mil perderam tudo o que tinham. Mas, com o trabalho de toda a população a cidade hoje está maravilhosa e seus 230.000 habitantes estão orgulhosos de morar nessa linda cidade às margens do rio Elba… é uma cidade que impressiona e que vale uma visita.

Em 2005, a cidade festejou seu aniversário de 1200 anos.

Magdeburg4

Passeios por Magdeburg:

O coração da cidade está entre a Breiter Weg  e a Ernst-Reuter-Allee. Nessa interceção foram construído vários edifícios em 1998, incluindo o Ulrichshaus com o casino.

Breiter Weg é a rua principal da cidade velha. Nela o visitante pode percorrê-la tranquilamente passando pelas principais atrações, várias lojas e centros comerciais.

A Grüne Zitadelle de Magdeburg, um dos últimos trabalhos de Friedensreich Hundertwasser, e é uma ótima adição aos edifícos barrocos e modernos da Breiter Weg. Foi inaugurado em 3 de Outubro de 2005. O artista trabalhou até os seus últimos dias no projeto, e morreu em 2000. A idéia era com que a população pudesse se lembrar da natureza, mesmo no meio de uma cidade de concreto.

Magdeburg3 Magdeburg4 Magdeburg5 Magdeburg6

 

Magdeburg7 Magdeburg8 Magdeburg9 Magdeburg10

A parte da antiga muralha mais bem preservada é a Lukasklause. Lá está um pequeno museu sobre a história de Otto von Guericke (1602-1686), uma personalidade muito famosa de Magdeburg. Ele foi um político, advogado, cientista, veterinário, inventor e prefeito, um gênio universal. Ele ganhou um monumento perto da prefeitura em 1907.

A velha e nova prefeitura estão no localizadas no antigo mercado no coração da cidade velha. As partes mais antigas desse edifício datam do século XII e estao localizadas no porão da nova prefeitura. A prefeitura foi destruída e reconstruída várias vezes ao longo dos anos e em vários estilos diferentes.

No centro da praça está uma cópia de uma estátua de bronze, provavelmente de Otto I, montando um cavalo. A estátua original está no museu de história cultural desde 1967.

Na cidade também tem uma escultura de Martin Luther. Ele pregou sobre a “justiça falsa e verdadeira” em 26 de junho de 1524 na Johanniskirche. Essa igreja é a mais antiga de Magdeburg. Foi construída em estilo romanesco em 1131. Foi destruída pela batalha contra os Tillys, durante a Guerra dos 30 anos e Segunda Guerra Mundial, mas sempre foi reconstruída e reformada. A reforma mais recente foi em 1991-1999.

A estrutura mais importante em Magdeburg é a Torre do Milênio (Jahrtausendturm), que é a mais alta torre de madeira na Alemanha e engloba uma exposição sobre 5000 anos de história científica. Ela está no lindo parque, o Elbauenpark.

Magdeburg11 Magdeburg12 Magdeburg13 Magdeburg14 Magdeburg17

Magdeburg5

Kloster Unser Lieben Frauen

Esse edifíco, um mosteiro e igreja, tem mais de 1000 anos e é o museu de arte de Magdeburg desde 1974. Está localizado à beira do rio Elbe e esse mosteiro é um monumento arquitetonico impressionante!

O complexo foi construído entre 1063 e 1129. Partes do mosteiro foram destruída durante as guerras, mas foi sempre reconstruído.

Domplatz

A catedral St.Mauritius e St. Katharina foi a primeira catedral gótica da Alemanha e ainda é uma das maiores do país inteiro.

As origens da catedral de Magdeburg datam 937. Naquela época o imperador Otto I fundou um mosteiro em homenagem ao Saint Maurice. Ele aumentou e igreja e a nomeu catedral em 968 e fez com que ela fosse a sede do arcebispo.

A igreja está cheia de tesouros que o imperador encontrou no norte da Itália. Quando o imperador Otto morreu em 973 ele foi enterrado na catedral. A cidade pegou fogo 30 anos depois, destruído grande parte da catedral. O arcebispo Albrecht II decidiu construir um novo edifíco mais conteporânio.

A nova catedral nao foi consagrada eaté 1362 e as torres de 101 metro de altura só foram finalizadas no começo do século XVI.

Em 1567 a catedral mudou de católica para protestante. Hoje ela ainda é protestante, mas a entrada principal da catedral é católica e só pode ser aberta na época da Páscoa.

Os restos mortais de Otto I e sua primeira mulhar Editha estao na catedral. Os túmulos dos dois sao bem famosos, pois quando o jovem Otto teve que escolher uma esposa, ele se apaixonou pela Editha, naquela época com 19 anos. Ela era uma mulher muito popular por causa da sua generosidade aos pobres e doentes. Quando ela inesperadamente morreu com apenas 36 anos, Otto ficou de luto por muitos anos até ele finalmente casar de novo com a rainha italiana Adelheid. Em 2008 os restos mortais de Editha foram encontrados durante escavaçoes, e assim, colocado junto com Otto I na catedral… enfim juntos novamente!

Magdeburg15 Magdeburg16

 

 Magdeburg18 Magdeburg19 Magdeburg20 Magdeburg21 Magdeburg22 Magdeburg23 Magdeburg24 Magdeburg25 Magdeburg26

Roteiros personalizados para toda a Europa, peça o seu aqui.