Jena245

Jena é uma cidade do estado alemão da Turíngia e é mundialmente conhecida pela sua Universidade. Essa foi criada em 1557 pelo Professor Johann Schröter, quando ele ganhou apoio do Kaiser Ferndinand I. No século XVIII, a universidade já tinha cerca de 1800 estudantes e hoje é uma das mais importantes do mundo.

Em 1846 o jovem Carl Zeiss, um matemático e cientista revolúcionario, “criou”, por assim dizer, o lado comercial do Estado, fazendo de Jena um centro comercial com sua empresa de instrumentos ópticos. Os primeiros aparelhos a serem comercializados por ele foram microscópios, com os quais Zeiss ganhou fama mundial.

Nos anos 1860,  Zeiss se juntou com Ernst Abbe, um dos maiores físicos alemães e que se dedicou aos estudos relacionados aos instrumentos ópticos. Com o passar dos anos,  Zeiss e Abbe melhoraram os produtos cada vez mais.

A empresa floresceu até o final da Segunda Guerra Mundial e depois que a Alemanha foi dividida em Oriental e Ocidental, a empresa teve muitas dificuldades.

Hoje, a Carl Zeiss AG é a mais importante empresa de sistemas ópticos, medições industriais e dispositivos médicos do mundo e também a mais antiga fabricante.

Mais sobre esta fantástica empresa aqui.

A maravilhosa Jen Tower de 133 metros de altura domina a cidade, e também tem a ver com Carl Zeiss. No começo dos anos 70, ela foi projetada para ser um centro de desenvolvimento para a empresa. Mas essa nunca foi usada com esse propósito. Hoje, turistas podem subir até o topo e apreciar vistas de 360° da cidade. A torre abriga também um maravilhoso hotel.

A cidade tem muitos outros edifícios modernos espalhados.

Jena10 jena12 Jena13 jena14 Jena15

Jena8 jena16 Jena19

A cidade tem museus incríveis com destaque para o Zeiss Museum e o Optische Museum, ambos ao leste da praça histórica da cidade. O Optische Museum mostra a história de instrumentos ópticos, como óculos, microscópios, câmeras e telescópios.

O centro histórico da cidade está localizado no interior da antiga muralha e o visitante ainda poderá apreciar algumas partes que sobraram desta muralha, como um dos portões da cidade, o Johannistor, e uma torre bem preservada, a Pulverturm. Na Segunda Guerra Mundial, a cidade foi muito destruída.

Na praça do mercado, construída em 1412, se encontra a linda Rathaus (prefeitura) gótica e várias casas coloridas de enxaimel, entre elas a Alten Göhre, que é hoje um museu sobre a cidade de Jena.

Imperdível é o planetário da cidade, inaugurado em 1926 e que foi o primeiro grande planetário do mundo, com tecnologia desenvolvida pela Carl Zeiss, simplesmente fantástico e merece uma visita. Hoje, é o mais antigo planetário ainda em funcionamento no mundo.

Mais sobre o planetário aqui.

Jena é fantástica: suas ruas, shoppings e história fazem dela uma interessante cidade da Alemanha para se visitar.
A cidade fica a 300km de Frankfurt ou 260km de Berlim. Vale a pena!
jena2 Jena3 Jena4 Jena6 Jena7 Jena11 Jena17 Jena18 Jena20 Jena21 Jena22 Jena23 Jena24

Roteiros personalizados para toda a Europa, clique aqui.