Thalys_ Image Banner 728 x 90

 

cataratasreno19

O rio Reno nasce nos Alpes, no leste da Suíça e atravessa a Europa de sul a norte, passando por seis países. O Reno tem várias subdivisões, dividindo-se em 8 trechos.

Quando um trecho do Reno passa pelo Lago de Constança, ele se divide em duas partes: lago superior e lago inferior. O lago inferior, por sua vez, vira o Alto Reno que segue até a Basileia e vai dar direto nas cataratas do Reno, entre os municípios de Neuhausen am Rheinfall e Laufen-Uhwiesen, perto da cidade de Schaffhausen, no norte da Suíça, entre os cantões de Schaffhausen e Zurique.

As Cataratas do Reno são as maiores cataratas da Europa. Um espetáculo inesquecível! Elas possuem uma largura de 150 metros e ficam sobre um penhasco de 23 metros de altura.

Há vários passeios de barcos nas atrações das cataratas. Os barcos partem do Schlössli Wörth, na margem do rio. Ali há informações turísticas, restaurantes, banheiros e estacionamentos.

cataratasreno1

cataratasreno2

cataratasreno5

cataratasreno6

cataratasreno7

Há muitos tipos de passeios e preços e vai depender o que o visitante quer ver. Os barcos tem uma numeração de 1 a 4.

As principais atrações para visitar nas cataratas são:

– A Rocha (barco 1) : o barco leva os visitantes até esta magnífica rocha no meio das cataratas. Lá, sobe-se muitos degraus até o topo. As paisagens são magníficas.

– Schloss Laufen (barco 2) : depois da Rocha, sugiro pegar o próximo barco e seguir até o impressionante Schloss Laufen. Há muitas subidas, plataformas de observação para as cataratas e grutas até o topo do castelo. Há um elevador panorâmico a certa altura da subida, mas, sugiro que faça tudo à pé para aproveitar as maravilhosas surpresas pelo caminho.

Chegando no castelo, as vistas são incríveis e lá tem restaurantes, lojas, um museu contando a história do castelo e banheiros.

Mais sobre o castelo clique aqui.

-Os barcos 3 e 4 levam os visitantes por passeios mais longos pelo rio. Na minha opinião, demora demais e não há necessidade. Sugiro os passeios com os barcos 1 e 2.

De 23 de março (quando começa a temporada de passeios), o mês de abril e o mês de outubro, os passeios acontecem das 11:00-17:00. A cada 10 minutos há barcos saindo do Schlössli Wörth;

Nos meses de maio e setembro, os passeios acontecem das 10:00-18:00. A cada 10 minutos há barcos saindo do Schlössli Wörth;

Nos meses de junho, julho e agosto, os passeios acontecem das 9:30-18:30. A cada 10 minutos há barcos saindo do Schlössli Wörth.

Os preços por pessoa para os barcos começam em CHF8,00.

Mais sobre as Cataratas do Reno e preços dos passeios de barco, clique aqui.

Sugiro fazer como cidade base para este passeio, a cidade de Konstanz no Lago de Constança.

Para chegar nas cataratas

– City-Train: a partir de 20/abr até 20/out é possível ir de Schaffhausen para as cataratas com o trenzinho, que sai da estação Schifflände na rua Moserstraße em quatro horários: às 11:05 / 13:00 / 15:05 / 16:30. O trenzinho leva aproximadamente 30 minutos para chegar às cataratas.

O custo da passagem para adultos é de CHF9,00, e para crianças até 12 anos é de CHF7,00.

– Ônibus: a partir da Bahnhof (estação de trem) de Schaffhausen, pegar o ônibus linha 1 em direção Neuhausen/Herbstäckeralle; depois de 10 minutos, descer no ponto Neuhausen Zentrum. De lá é só seguir as placas marrons indicando o caminho para as cataratas, são aproximadamente 20 minutos de caminhada.

– Carro: Há estacionamento no local, custa CHF 6,00 para até duas horas.

As Cataratas do Reno ficam na Rheinfallquai, Neuhausen am Rheinfall.


cataratasreno9
cataratasreno11

cataratasreno12

cataratasreno13


cataratasreno17

cataratasreno18
cataratasreno22

cataratasreno24
cataratasreno28
cataratasreno37

 

Mais sobre a Suíça clique aqui.

Roteiros persoanlizados completos pela Europa clique aqui.